Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Neo mint: tudo o que você precisa saber sobre a cor de 2020

10/09/2018

Saber o que está em alta no universo da arquitetura e do design é importante para levar novidades aos clientes. Por falar nisso, você conhece o tom que promete marcar o início da próxima década? Fique conosco e descubra tudo sobre o verde-água!

Uma única tendência é capaz de influenciar diversas áreas do mercado, como arte, design, moda, ciência e economia. E quando o assunto é cor do ano, o Neo Mint, a ligação entre diferentes universos se torna ainda mais forte.

O ano de 2020 está quase aí e já tem sua aposta bem-definida: Neo Mint. Suave, clarinho e fresco, é um verde-água que evoca elementos naturais e científicos. Não poderia haver melhor escolha para captar um momento marcado pela alta produção tecnológica.

O ano de 2020 está quase aí e já tem sua aposta bem-definida: Neo Mint

É claro que arquitetos, designers e outros profissionais devem tirar proveito dessa tonalidade em seus futuros projetos.

Pensando nisso, trouxemos várias informações sobre o tema com dicas de decoração. Não perca!

Escolha da cor

O verde-claro que promete impactar 2020 foi eleito pela WGSN, um dos maiores escritórios de previsão de tendências do mundo. A escolha foi feita após observações e pesquisas sobre a moda de rua, comportamentos em mídias sociais, tecnologias como big data, entre outras atualidades.

O resultado foi um verde pastel com gênero neutro e que traz uma sensação moderna e futurista. Neo Mintfoi anunciado como opção perfeita para marcar o início da próxima década.

A diretora de cores da WGSN, Jane Monnington Boddy, descreve o tom como algo que alinha o desenvolvimento futurista com a natureza. Nas palavras dela:

Há anos imaginamos como seria a vida em 2020 e, agora, os mundos da tecnologia e da ciência estão transformando esses sonhos em realidade. Será o ano em que a visão ‘superfuturista’ se tornará realidade.

Muitas marcas e empresas do varejo estão aderindo ao uso do Neo Mint. A cor já apareceu em um cenário do desfile de inverno da Gucci (inspirado em salas de cirurgia) e também nos moletons apresentados na passarela da Prada.

Como é de se esperar, o tom também virá com tudo no décor. Portanto, quem gosta de trabalhar com tendências deve começar a buscar inspirações desde já.

A cor já apareceu em um cenário do desfile de inverno da Gucci (inspirado em salas de cirurgia) e também nos moletons apresentados na passarela da Prada

Uma boa dica para criar ambientes em 2018 e 2019 é aplicar a cor aos poucos. Assim, as pessoas podem se familiarizar com a novidade para começar 2020 em grande estilo.

Potencial do Neo Mint

A psicologia das cores mostra que cada tonalidade é capaz de transmitir sensações únicas. Dentro da categoria de verdes, o Neo Mint está associado a sentimentos de calma, segurança e tranquilidade; bem como os valores esperança e renovação.

É uma cor que traz equilíbrio e harmonia, além de promover o amor pela família, amigos, animais e natureza. O verde também aparece em diferentes intensidades nas espécies vegetais, sejam gramados, forrações, arbustos ou árvores de grande porte.

Para decorar ambientes com Neo Mint, você pode fazer testes no círculo cromático e compor paletas análogas, complementares ou monocromáticas. As combinações são infinitas, mas é importante buscar a harmonização entre tons e materiais.

Sugestões de aplicação

Há várias maneiras de incluir o Neo Mint em projetos comerciais e residenciais. Mesmo sendo considerado um tom pastel, ele chama a atenção e pode ser aproveitado para valorizar uma parte da casa ou escritório.

Mesmo sendo considerado um tom pastel, ele chama a atenção e pode ser aproveitado para valorizar uma parte da casa ou escritório

Claro que o tipo de aplicação vai depender dos objetivos do cliente, mas é importante conhecer as possibilidades. Veja nossas sugestões a seguir.

Tecidos

Uma forma rápida e prática de incluir novas cores em um ambiente é apostar nos tecidos de fibras sintéticas ou naturais.

Impossível não pensar nas capas de almofadas, tapetes e cortinas, certo? Pois a trama não precisa ser completamente verde, já que existem diversas estampas que misturam tonalidades — listras, xadrez, pontilhado etc.

Outra opção é brincar com paletas diferentes. Por exemplo: usar tecidos verdes, azuis e amarelos (análoga), duplas de peças com verde + nuances de vermelho (complementar) ou itens com variações de verde (monocromática). No último exemplo, você teria a união de tons como musgo, oliva e esmeralda.

Paredes

Os mais ousados vão desejar cobrir uma parede inteira com pintura, adesivo ou papel verde pastel. Nesses casos, é interessante manter o restante das superfícies neutras, a fim de evitar excesso de informação e destacar a tonalidade de 2020.

Materiais como o porcelanato são perfeitos para quem deseja um visual mais discreto. O produto está disponível em placas diferenciadas para decorar ambientes que exigem personalidade.

Os mais ousados vão desejar cobrir uma parede inteira com pintura, adesivo ou papel verde pastel

Aproveite um modelo verde, uma peça decorada ou com tom semelhante ao Neo Mint para revestir toda a parede ou parte dela.

Mobiliário

Móveis antigos, com design ultrapassado ou que apresentam desgaste merecem uma reforma. Então, por que não aproveitar para renovar a pintura com um tom de verde-claro ou, ainda, aplicar um tecido com essa cor na superfície do estofamento?

A tonalidade na versão neon pode criar um contraste interessante com peças de madeira escura. Pessoas que curtem o estilo retrô vão gostar da ideia, afinal, móveis com acabamento verde-claro lembram muito os modelos vintage — que costumavam ser trabalhados em cores pastel.

Vegetação

Não dá para falar de qualquer tipo de verde sem citar as plantas. Considerando a variedade de espécies existentes, você tem duas opções de decoração: escolher mudas que apresentem a tonalidade do Neo Mint(puxando para o menta) ou misturar folhagens verde-escuras com ramos verde-claros.

A vegetação harmoniza muito bem com espaços trabalhados em tons neutros e que trazem superfícies amadeiradas.

Além dos arranjos em vasos e outros recipientes, você também pode projetar um jardim de inverno na residência ou ambiente comercial. É legal buscar plantas com folhas grandes e caules generosos para destacar o verde.

Ornamentos

As lojas de artigos e acessórios oferecem uma infinidade de itens para embelezar ambientes. Bandejas de acrílico, canecas de cerâmica, velas, esculturas em vidro e louças de porcelana podem ser encontradas em diversos tons, incluindo o verde.

Equipamentos que trazem a cor de 2020 também se transformam em ornamentos diferenciados. Vale apostar em luminárias, eletrodomésticos (batedeira, liquidificador, cafeteira) e utensílios de cozinha.

O verde-água ainda pode aparecer nos detalhes, como molduras de quadros ou espelhos.

Não é preciso esperar para testar uma cor como o Neo Mint

Não é preciso esperar para testar uma cor como o Neo Mint. Afinal, os “caçadores de tendências” realizam suas pesquisas justamente para antecipar o futuro e trazer novidades que possam valorizar diferentes projetos.

E você? Tem alguma solução interessante que merece ser compartilhada? Aproveite para cadastrar seu perfil no Archtrends Portobello e publicar as imagens dos projetos.

É uma ótima maneira de mostrar seu trabalho e, inclusive, inspirar outros profissionais que buscam referências de qualidade.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *