Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Negozzio Olivetti

28/04/2021

Um exemplo da típica arquitetura moderna da década de 50, por meio dos olhos do arquiteto Carlo Scarpa para a antiga e famosa empresa Olivetti. Confira mais!

A loja Olivetti, projetada no ano de 1958, pelo arquiteto Carlo Scarpa, ainda preserva a típica arquitetura modernista da década de 50 e o espírito do avanço industrial daquela época.

Negozzio Olivetti

Escadaria que integra o térreo e o mezanino do showroom Olivetti (Foto: Bárbara Cassou)

Olivetti foi uma empresa chave para o avanço da tecnologia. Fundada em 1908, na província de Turin, na Itália, era considerada uma das empresas italianas mais importantes do mundo. Fabricava e vendia máquinas de escrever e calculadoras, antes do desenvolvimento e da popularização dos computadores portáteis.

Encomendado em 1957 por Adriano Olivetti, o arquiteto Carlo Scarpa foi contratado para projetar o pequeno showroom da empresa na principal praça de Veneza, a Piazza San Marco. A loja fica localizada precisamente na Procuratie Vecchie, um dos três edifícios conectados que fazem parte do perímetro da praça.

Negozzio Olivetti

Corredor do mezanino revestido em madeira, abriga a exposição das máquinas de escrever e calculadoras Olivetti (Foto: Bárbara Cassou)

Mesmo com um ambiente pequeno de dois andares, o arquiteto conseguiu criar uma obra de grande amplitude e transparência. O objetivo do espaço não era ser apenas uma loja de máquinas de escrever, mas sim um showroom que seria o cartão de visita da marca, passando os valores da qualidade e modernidade da empresa Olivetti.

O espaço para intervenção era bastante complexo: estreito e comprido, mal iluminado, dividido em dois compartimentos por uma parede e com um mezanino muito básico. A estratégia de Scarpa foi reorganizar o espaço, destacando pontos focais e melhorando a transparência e permeabilidade do ambiente. Enfatizou o comprimento da sala retirando a parede separatória que antes ali havia, aumentando o número de janelas e criando dois corredores no mezanino, oferecendo um verdadeiro passeio arquitetônico.

Negozzio Olivetti

A escada com degraus irregulares e suspensos é um ponto focal do ambiente (Foto: Bárbara Cassou)

A escada foi colocada no centro da sala de forma escultórica que integra o térreo com o mezanino fluidamente. Os degraus são irregulares e afastados uns dos outros, parecendo estarem suspensos. Outro grande ponto focal é a escultura Nu ao sol de Alberto Viani, colocada sobre uma base de mármore preto. E o chão da loja foi feito revestido de mosaico em ladrilhos irregulares, uma clara referência ao passado artístico da cidade de Veneza.

Já o andar de cima, que abriga o mezanino, é revestido de madeira, contendo a exposição de várias máquinas Olivetti, encaixando prateleiras suspensas no vazio entre o parapeito e a estrutura metálica da parede. Esse é somente um dos exemplos da atenção de Scarpa aos detalhes que o interior do projeto tem a oferecer.

Negozzio Olivetti

Detalhes dos materiais que convivem harmoniosamente no espaço (Foto: Bárbara Cassou)

Grandes vitrines na esquina da loja abrem a visão tanto de quem está dentro da loja para a praça e de quem está do lado de fora da galeria para o showroom. Os materiais variam em harmonia equilibrada entre a pedra, madeira, o estuque e metais.

Negozzio Olivetti

Vitrines com a vista para as galerias da praça San Marco em Veneza (Foto: Bárbara Cassou)

Carlo Scarpa realizou várias obras importantes como o Museu Castelvecchio em Verona e o Museu do Palazzo Abatellis em Palermo. O arquiteto tinha uma incrível capacidade de trabalhar com a arquitetura existente, dando um ar moderno a este contexto e ao seu entorno histórico.

Tanto em várias de suas obras quanto no showroom Olivetti, vemos essa capacidade de Scarpa em modernizar e dar mais valor ao espaço, incorporando-se harmoniosamente com o entorno histórico.

Negozzio Olivetti

Detalhes da exposição das máquinas de escrever e calculadoras Olivetti (Foto: Bárbara Cassou)


Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *