25.08.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
NDSM em Amsterdã (Foto: Mitchel Willem Jacob Anneveldt)

NDSM, um lugar inovador em Amsterdã

calendar-blank-line
25.08.2021
Confira todos os detalhes no post a seguir do novo projeto NDSM, instalado em um local que já foi considerado o maior estaleiro do mundo, em Amsterdã.
minutos de leitura

Um verdadeiro complexo que reúne arte, gastronomia, hotelaria de luxo e espaços de interação – o NDSM já foi considerado o maior estaleiro do mundo, mas na década de 1980 veio a falir e o local ficou desocupado. Hoje, no lugar, você consegue se imaginar no Brooklyn ou até mesmo em Berlim, o cais bagunçado com seus galpões enferrujados e as construções em concreto tornaram-se o novo cenário cool da capital Holandesa – ideal para desfrutar a vida sob a água e a cidade.

NDSM em Amsterdã (imagem cortesia: FaceMePLS from The Hague, The Netherlands)

Um antigo estaleiro localizado nas margens do Rio IJ em Amsterdã Noord, o NDSM Wharf floresceu em um enorme ponto de encontro cultural nos últimos anos, com uma comunidade artística vibrante e uma variedade cada vez maior de bares e restaurantes. Com um terreno que ultrapassa o tamanho de dez campos de futebol, a área acolhe festivais multidisciplinares, performances, exposições, festas e uma grande variedade de outros eventos em um ambiente pós-industrial único.

NDSM em Amsterdã (Imagem cortesia: Maxpixel)

Um dos pontos altos do complexo é com certeza o Crane Hotel Faralda, perfeito para aqueles que buscam altura e experiências diferenciadas, um verdadeiro room with a view. Um ícone duradouro da herança da construção naval industrial de Amsterdã, este hotel exclusivo está situado no topo de um guindaste monumental ao lado do rio. Com três suítes luxuosas e uma fantástica vista panorâmica do centro da cidade de Amsterdã, tornou-se uma das experiências de hotel mais divulgadas do mundo. E no ponto mais alto do guindaste você descobrirá o Faralda Spa, onde os hóspedes podem relaxar em uma jacuzzi enquanto admiram a paisagem urbana.

Crane Hotel Faralda (imagem cortesia: Kevin Hackert)

O famoso STRAAT também não deixa a desejar, é o primeiro museu da cidade inteiramente dedicado à arte de rua. A coleção foi possibilitada por uma equipe dedicada de entusiastas do grafite que queriam compartilhar sua paixão por esta forma de arte radical e revelar as fascinantes histórias não contadas por trás de cada mural. Aqui todos ficam pasmos com as mais de 150 obras de arte específicas espalhadas pelo hangar, algumas das quais são tão grandes quanto paredes externas e pintadas por grandes nomes internacionais, como o brasileiro Eduardo Kobra.

Obra de Eduardo Kobra no NDSM (Imagem cortesia: Luiza Goedert)
NDSM em Amsterdã (Imagem cortesia: jbdodane)

Mas é no Pllek, o auge do ponto pós-industrial que encontramos uma das melhores vistas panorâmicas do rio e suas margens, estendendo-se ao terminal de cruzeiros. Tanto a vista quanto as delícias orgânicas do interior do restaurante atraem uma multidão inclusiva desde jovens e criativos da moda até moradores mais velhos, interessados em ter uma visão diferenciada da cidade. Aqui acontecem shows, aulas de yoga e claro, muita interação entre os moradores e visitantes. 

Moderno restaurante com vista para o rio (Foto: Sabrina Nedjah)
NDSM em Amsterdã (Imagem cortesia: Rory Hyde)

Gostaram do projeto? Adoramos os incríveis projetos de requalificação urbana, onde novos espaços se apropriam de ambientes abandonados que fizeram parte da história de uma determinada cidade, trazendo a vida de volta e possibilitando grandes pontos de encontro, lugares de permanência e interação. Compartilhe com a gente o que você achou!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

NDSM, um lugar inovador em Amsterdã...

NDSM, um lugar inovador em Amsterdã

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies