Menu
Projetos e Obras
Busca

Vitrine da Natal das lojas de Florença (Imagem cortesia: Carolini Gomes)

Conteúdo Correspondentes Internacionais

As decorações e vitrines de Natal em Florença, na Itália

24/12/2021

A atmosfera de Natal tomou conta das ruas, dos monumentos históricos e das lojas na capital da Toscana. Nós registramos tudo de perto para inspirar você, vem conferir!

O ambiente natalino em Florença, como provavelmente na maioria das grandes cidades do mundo, começou a se espalhar já no final de novembro. Mas é precisamente no começo de dezembro que a cidade inicia a montar as tradicionais luzes nas ruas e o comércio exibe as vitrines das lojas, inspirando de forma criativa no tema do Natal.

Via Tornabuoni em Florença (Imagem cortesia: Carolini Gomes)

O dia 8 de dezembro – dia de Imaculada Conceição, é a data que oficialmente dá início aos preparativos para o próximo Natal. Muitas famílias italianas neste dia montam, tradicionalmente, a árvore de Natal e o presépio em suas casas. É neste dia que no centro histórico de Florença é acesa uma grande árvore situada no esplêndido cenário da Piazza del Duomo.

Via Tornabuoni em Florença (Imagem cortesia: Juliana Silvério)

Há alguns anos, Florença começou a sediar o Festival das Luzes – F-Light – onde durante um mês, graças ao festival, monumentos e praças fiorentinas são iluminados com videomaps, projeções e jogos de luz.

Ponte Vecchio iluminada durante o Natal em Florença (Imagem cortesia: Ana Fagnoni)

A edição de 2021 é intitulada “Reflexões: Onde estamos, para onde iremos” e todos os dias das 17h30 às 24h, Florença se ilumina e encanta a todos com uma série de projeções de artistas, incluindo o icônico videomapping na Ponte Vecchio, iluminação monumental sobre o tema da reflexão – o evento que se confirma como um dos mais importantes do seu gênero, também se tornou referência em toda a Europa.

Via Tornabuoni em Florença (Imagem cortesia: Juliana Silvério)

O festival está presente em muitos lugares da cidade, desde o Museu Galilei até a Piazza San Lorenzo, da Câmara do Comércio a Piazza Santissima Annunziata, as torres, e os portões principais da cidade também recebem projeções. Além da árvore tradicional na Piazza del Duomo, em 2021 existem mais cinco árvores de Natal instaladas no centro, no Palazzo Vecchio, na Piazza della Repubblica, na Piazzale Michelangelo, em San Lorenzo e na Piazza San Firenze.

Piazza Duomo em Florença (Imagem cortesia: Juliana Silvério)

As principais ruas da cidade, onde estão localizadas as lojas de luxo, receberam uma chuva luminosa. Neste ano não foi só a famosa via Tornabuoni que foi decorada, mas também a via dei Pescioni e a via degli Strozzi, para tornar as luzes visíveis da Piazza della Repubblica.

Vitrine de Natal das lojas em Florença (Imagem cortesia: Carolini Gomes)

No lugar das bolas de Natal e dos gigantescos pacotes de presentes instalados nos últimos anos na Piazza Santa Trinita e na Piazza degli Antinori, duas árvores de luzes foram posicionadas, sugestivas e elegantes, e estão encantando os moradores e turistas que por ali passam.

Vitrine de Natal das lojas de Florença (Imagem cortesia: Carolini Gomes)
Vitrine de Natal das lojas dem Florença (Imagem cortesia: Carolini Gomes)

Decorar a fachada das lojas de forma impressionante já virou tradição nas cidades mais badaladas e visitadas do mundo. Os temas são os mais diversos e as marcas se esforçam para apresentar criatividade, representando o espírito festivo sem cair na mesmice ou nos personagens tradicionais.

Algumas das grifes mais famosas do mundo entraram no clima natalino e montaram vitrines inspiradas na data de final de ano, assim como a famosa loja de departamentos italiana Rinascente, é mágico caminhar pelas ruas de Florença e sentir o clima do Natal por todos os lados. 

Vitrine de Natal em Florença (Imagem cortesia: Carolini Gomes)
Vitrine de Natal em Florença (Imagem cortesia: Carolini Gomes)

Gostou do post? Compartilhe com a gente qual foi a sua decoração preferida.

Desejamos um feliz Natal repleto de inspirações diretamente da Itália! Buon Natale!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *