30.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Render de Daniel Ashram para a instalação da Kholer no Palazzo Senato
Render de Daniel Ashram para a instalação da Kholer no Palazzo Senato (Imagem: divulgação)

MUST GO de Milão

 minutos de leitura
calendar-blank-line
30.05.2022
Os lançamentos e endereços imperdíveis da design week de Milão de 2022
minutos de leitura

Parece mentira, mas, finalmente, a tão aguardada 60ª edição do Salão Internacional de Milão, adiada desde 2020 pela pandemia da Covid-19, vai acontecer de 7 a 12 de junho de 2022 nos pavilhões de Rho Fiera.

Na cidade italiana, são esperados centenas de milhares de visitantes de todo o mundo, sedentos por novidades e eventos inspiracionais, que nutrem os profissionais e amantes do design, como eu, pelo ano todo. Eu acompanho o Salão e seus eventos colaterais anualmente desde 2004, quando morava em Milão. São 19 anos ininterruptos vendo lançamentos, instalações e tendências do mobiliário e complementos para a casa, encontrando os principais protagonistas deste mercado e conhecendo novos talentos do mundo todo. Minha agenda este ano já começa no domingo e, de tantas coisas incríveis que nos aguardam lá, temo não conseguir ver tudo o que gostaria. Mas ouso indicar aqui alguns eventos do chamado Fuori Salone que vocês não podem perder.

INTERNI Design Re-Generation 

Università degli Studi di Milano – Via Festa del Perdono 7

No jardim central da universidade, entre os gigantes habituais como Ron Arad, Piero Lissoni e Michele de Lucchi, o arquiteto brasileiro Isay Weinfeld participa pela primeira vez com um pavilhão multissensorial que traz seu repertório pessoal, muito além da arquitetura. Suas memórias afetivas, músicas e filmes preferidos fazem parte da instalação SUPERCALIFRAGILISTICEXPIALIDOCIOUS, título inspirado no clássico Mary Poppins, em parceria inédita com a Portobello.

Como de costume, a Apex Brasil também fará parte do evento com uma apresentação de mobiliário brasileiro sob a curadoria de Bruno Simões, que, pela primeira vez à frente da exposição oficial brasileira em Milão, conseguiu envolver nomes relevantes da cena contemporânea do nosso design autoral, como FGMF, Roberta Banqueri, Rodrigo Ohtake e Juliana Vasconcelos, dialogando com obras de Cândido Portinari e Samico e clássicos objetos do quotidiano de nosso país.

Sistema Rosa Maria, design FGMF para Lider Interiores
(Foto: Sistema Rosa Maria, design FGMF para Lider Interiores)

PRADA FRAMES 

Biblioteca Nazionale Braidese – Via Brera 28

Nada de home collection ou instalação artística. A Prada ocupará a histórica Biblioteca de Brera para um simpósio multidisciplinar com o tema On Forest, sob a curadoria dos disruptivos designers italianos do Formafantasma, com o objetivo de aprofundar a relação entre o meio ambiente e o design.  

Em dois encontros diários (às 11h e às 14h), nos dias 6, 7 e 8, a Prada trará para os debates expoentes mundiais do setor, como Paola Antonelli, diretora de design do MoMA; Marienne Goeble, diretora criativa da Artek; Stefano Boeri, diretor da Triennale di Milano; e Alice Rawsthorn, critica de design, para citar alguns. Reservas pelo site.

FENDI CASA 

Piazza Della Scala

Com novo endereço na clássica Piazza Della Scala e colaboradores do calibre do suíço Atelier Öi, do holandês Marcel Wanders e da jovem italiana Cristina Celestino, a tradicional maison romana de moda revoluciona sua Com novo endereço na clássica Piazza Della Scala e colaboradores do calibre do suíço Atelier Öi, do holandês Marcel Wanders e da jovem italiana Cristina Celestino, a tradicional maison romana de moda revoluciona sua trajetória no mobiliário e promete se tornar um dos endereços mais badalados da semana. A marca apresenta novos sofás, poltronas, mesas laterais e de centro, além de complementos. Todos com a qualidade da alta costura Fendi.

HERMÈS PAVILION 

La Pelota / Via Palermo 10

Há alguns anos, a Hermès ocupa a grande arena de 1920 dedicada ao jogo de bocha, localizada no coração de Brera. Mesmo na reduzida design week de Milão que aconteceu em setembro de 2021, a instalação da Hermès foi arrebatadora, com sua explosão de cores e texturas, fazendo a alta qualidade dos materiais, como couro, cashmere, porcelana e seda, dialogarem com o trabalho à mão dos melhores artesãos mundo afora. Para 2022 a marca segura a sete chaves seus novos lançamentos, tendo liberado apenas as imagens da coleção de pratos e travessas Soleil D´Hermès (abaixo). É só um cheiro das maravilhas que nos aguardam em seu pavilhão milanês. Indispensável agendar a visita pelo link.

pratos amarelos coleção de pratos Soleil D´Hermès
(Foto: coleção de pratos Soleil D´Hermès)

KOHLER E DANIEL ASHRAM 

Palazzo Del Senato / Via Senato 10

O artista americano Daniel Ashram desenvolveu uma instalação site specific para a Kohler, que será apresentada no Palazzo del Senato, um edifício do início do século 17, contracenando com os traços contemporâneos de Ashram. Este é o segundo ano consecutivo da parceria do artista com a marca, numa crescente e consistente exploração conjunta da arte através da forma e função. Em dezembro do ano passado, a Kohler apresentou uma pia esculpida em 3D com a assinatura de Ashram.

instalação da Kholer no Palazzo Senato
(Foto: Render de Daniel Ashram para a instalação da Kohler no Palazzo Senato)

MOOOI 

Salone Dei Tessuti / Via San Gregorio 29

Um dos autores mais incensados das NFTs - tokens não fungíveis, o argentino radicado em Barcelona Andrés Reisinger entrou para a lista de artistas Forbes 30 under 30 da Europa por ser um dos responsáveis a endereçar a arte do futuro. Ano passado, uma de suas paisagens oníricas digitais em formato NFT foi arrematada por 525 mil dólares no leilão da Christie’s.

A irreverente MOOOI, marca holandesa criada por Marcel Wanders e Casper Vissers em 2001, que acaba de completar 20 anos, apresentará nesta design week de Milão a primeira coleção do artista no mundo de objetos reais. Só tocando para crer!

PAOLA LENTI 

Via Po 100, Meda, MI

Para apresentar sua nova coleção, a marca abrirá as portas de sua fábrica localizada em Meda, na região moveleira da Brianza, ao norte de Milão. Uma das novidades será a coleção Jardin, um tributo à designer cubana Clara Porset, que foi imortalizada com suas poltronas e chaise-longues em vime, desenhadas para o Hotel Pierre Marqués em Acapulco, México, em 1957 - peças essas premiadas pela XI Triennale di Milano no mesmo ano.  

O outro lançamento, com imagens ainda sob sigilo absoluto, é fruto da inédita parceria com ninguém menos que Fernando e Humberto Campana. Os designers brasileiros mais prestigiados do mundo receberam o convite de Paola junto com uma caixa repleta de sobras das fibras e tecidos desenvolvidos exclusivamente para sua marca e carta branca para o que viesse à mente ou surgisse das mãos da dupla. O resultado? Só indo a Meda para testemunhar.

caixa com sobras industriais dos materiais
(Foto: caixa com sobras industriais dos materiais utilizados por Paola Lenti, que foi enviada ao Estúdio Campana, junto com o convite para a dupla desenvolver a nova coleção da marca)

ETEL MILANO 

Via Pietro Maroncelli 13

Eu estava na galeria Etel em Milão em setembro do ano passado quando a diretora Lissa Carmona conheceu a designer italiana Cristina Celestino que, embora jovem, tem um respeitado portifólio para marcas como Fornace Brioni, Margraf, Billiani, Saba, CC Tapis e Cedit Ceramiche. Bom, desse encontro já geraram frutos que será apresentados na mostra A tale from two continents, um dialogo entre as formas de Celestino para a brasileira Etel e o mobiliário do querido Jorge Zalzupin (1922-2020), evento que também celebra o centenário de seu nascimento.

Cristina Celestino
(Foto: Cristina Celestino / divulgação)

NATUZZI 

Via Durini 24

A marca, que completa 65 anos de história, apresenta o novo conceito do showroom assinado por Fabio Novembre. Sob o título The Circle of Harmony – Second Life, a nova coleção Natuzzi inclui peças assinadas por Marcel Wanders e pelo o jovem artista, cenografo e designer Marcantonio, que assina também a instalação Germogli (Brotos, em português), que será apresentada nos dias 8 e 9, no showroom da marca.

 artista multimídia Marcantonio sobre o sofá Infinito
(Foto: O artista multimídia Marcantonio sobre o sofá Infinito, uma de suas criações para a Natuzzi)

HOMENAGEM A PAULO MENDES DA ROCHA - TRIENNALE DI MILANO

Teatro Agora, Viale Alemagna 3 

Dia 7/6, às 18h30 – lugares limitados por ordem de chegada

Paulo Mendes da Rocha foi, sem dúvida, o maior protagonista da arquitetura modernista brasileira mundo afora, juntamente com o colega Oscar Niemeyer. Sua morte em 2021, aos 92 anos, deixou um imenso vazio na alma dos admiradores de sua arte, de seu modo ver o mundo e projetar a cidade. “A arquitetura deve amparar a imprevisibilidade da vida”, costumava dizer ele. Tive a honra de conhecê-lo em 2006, ano em que ele venceu o Pritzker, o primeiro de inúmeros prêmios internacionais recebidos pelo conjunto de sua obra. E tive a sorte de me aproximar dele a partir de 2015, ano em que sua filha Joana, cineasta, gravava o Tudo é Projeto, emocionante documentário sobre sua vida e obra.

Pois, para homenagear sua incalculável contribuição à arquitetura mundial, a Triennale di Milano fará a exibição do documentário, no dia 7/6, às 18h30, no Teatro Agora, dentro do Triennale Design Museum, que será precedido de um bate-papo com Stefano Boeri, presidente da Triennale, o professor e arquiteto Carlo Gandolfi, a designer e arquiteta Naná Mendes da Rocha, filha de Paulo, e eu. Levem seus lenços porque será uma serata emocionante!

Frame do filme “Tudo é projeto” sobre a vida e obra de Paulo Mendes da Rocha
(Foto: Frame do filme “Tudo é projeto” sobre a vida e obra de Paulo Mendes da Rocha. Aqui o arquiteto conversa com a filha Joana, cineasta e diretora do documentário)

Estes são apenas alguns dos eventos incríveis para os quais já recebi convite. Lembrando que sempre são endereços imperdíveis: Galleria Rossana Orlandi, Cassina, Flos, Dimore Gallery, Nilufar Dpot… e tantos outros!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

MUST GO de Milão...

MUST GO de Milão

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Taissa Buescu
Colunista
Colunista

Taissa Buescu nasceu em Nova York e cresceu em São Paulo. Formada em direito,...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies