Menu
Projetos e Obras
Busca
fachada_museu_dali

Conteúdo Matérias

Museu Salvador Dalí é uma experiência de imersão completa no surrealismo

09/07/2018

Confira a maior obra de arte surrealista do mundo, um edifício completo, projetado por Salvador Dalí e localizado em sua cidade natal no interior da Espanha, onde está exposto um grande acervo do artista.

O museu Salvador Dalí fica localizado na cidade de Figueres, na Espanha. Conhecido como “The Dalí Theatre-Museum”, é o maior objeto surrealista do mundo.

No final do século XIX, durante a guerra civil espanhola, o teatro municipal da cidade foi destruído — cidade esta em que nasceu um dos maiores artistas da história: Salvador Dalí. Ele então resolveu transformar as ruínas desse teatro em seu próprio museu, inaugurando-o em 1974.

“Onde mais deve permanecer, se não for na minha própria cidade, o mais extravagante e sólido exemplar da minha arte? O Teatro Municipal, ou o que restou dele, me parece ser muito apropriado por três motivos: primeiro porque eu sou eminentemente um pintor teatral; segundo porque o teatro está em frente da igreja onde fui batizado e, terceiro, porque foi precisamente no lobby do teatro que eu fiz minha primeira exposição de pinturas”, disse Dalí.

pátio_museu_Dali

Pátio aberto interno do museu, que aproveita parte do antigo teatro (Foto: Barbara Cassou)

O museu conta com duas áreas principais. A primeira é formada pela parte queimada do teatro e convertida no Teatro-Museu, de acordo com o design próprio de Dalí. Esse espaço por si já é considerado um objeto único de arte. E a segunda parte é um complexo de salas que formam a extensão do Teatro-Museu.

fachada_museu

Detalhe da fachada totalmente desenhada e reconstruída por Dalí (Foto: Barbara Cassou)

Dentro do museu, é possível encontrar todos os tipos de artes experimentais que Dalí fez durante sua carreira artística, como Impressionismo, Futurismo, Cubismo, até chegar no seu último e principal movimento artístico: o surrealismo. Todos os ambientes são criados pelo artista, de acordo com seus parâmetros estéticos. Seu interior conta com 22 diferentes salas, que são numeradas para guiar os visitantes.

salas_museu_Dali

Uma das salas do edifício, que acompanha o desenho curvo do pátio aberto interno, tendo vista para ele (Foto: Barbara Cassou)

Além de suas obras, os visitantes podem encontrar um acervo de outros artistas: Antoni Pitxot e Evarist Vallès. Há também uma coleção pessoal de Salvador Dalí, que conta com Duchamp, Greco, Meissonier, Dou, Bouguereau, Urgell, entre outros.

esculturas

Esculturas nas janelas do edifício com vista para o pátio aberto interno (Foto: Barbara Cassou)

Uma das suas principais obras de arte está localizada em uma enorme sala. É a composição entre o famoso sofá em formato de boca, uma lareira de nariz e dois quadros na parede, simulando os olhos de um rosto. E, quando olha através de uma lupa em cima de uma escada, você obtém a perspectiva fechada do formato exato de um rosto — completado pela cortina, que são os cabelos.

arte_Dali

Uma das principais instalações do artista em perspectiva real (Foto: Barbara Cassou)

arte_Dali_perspectiva

Instalação artística vista através de uma lupa, compondo um rosto (Foto: Barbara Cassou)

Dalí também gostava de fazer experimentos brincando com a ilusão da percepção humana. Usando espelhos curvos, formava imagens reconhecíveis.

obras_dali

Elementos distorcidos que, em um espelho curvo, formam imagens nítidas (Foto: Barbara Cassou)

Seguindo essa sua técnica, em uma das praças da cidade está localizada uma escultura com esses espelhos curvos que refletem linhas do chão, formando a imagem do rosto do artista.

rua_rosto_Dali

Usando sua técnica de distorção, essa escultura forma o rosto de Dalí em uma das praças da cidade (Foto: Barbara Cassou)

A visita termina em um anexo que mostra somente a exposição das joias criadas por ele. Peças extravagantes, com muitos diamantes e pedras preciosas, sempre com um toque irônico e surrealista.

joias_Dali

Desenho e joia final em formato de boca com rubis e pérolas (Foto: Barbara Cassou)

O museu Salvador Dalí, em Figueres, deve ser visto como uma grande obra de arte de Dalí por ser todo desenhado por ele — desde a arquitetura até o interior e a maioria das obras de artes expostas.

O museu oferece aos visitantes uma imersão completa e verdadeira experiência dentro do mundo do artista surrealista.

autorretratos_Dali

Autorretratos de Salvador Dalí experimentando diferentes formatos de bigode (Foto: Barbara Cassou)

Se estiver de passagem pela Espanha, vale a pena dar um pulinho em Figueres e conferir de perto essa obra de arte em forma de edifício. Ainda por cima, está a aproximadamente duas horas de trem de Barcelona, em uma região da Catalunha chamada Costa Brava, conhecida por suas lindas praias. Não perca essa experiência surreal!

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *