28.02.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
(Foto: Charlie Xia / Cortesia Coordination Asia)

Obras do Museu do Prado em exposição dentro da estação de metrô

calendar-blank-line
28.02.2022
Pinturas do famoso Museu do Prado surpreendem passageiros apressados no metrô de Shanghai. Confira!
minutos de leitura

O estúdio criativo Coordination Asia transformou uma estação de metrô em Shanghai em uma galeria temporária do Museu do Prado. Foram exibidas 29 pinturas do famoso museu de Madri para surpreender quem passava por ali.

Ao tirar as obras de arte de seu local original e inseri-las em um espaço banal que faz parte do dia a dia corrido das pessoas, o museu trouxe uma experiência cultural para um público mais amplo. Esse foi um grande exemplo de que a arquitetura também pode ser efêmera. Entenda o conceito de arquitetura efêmera aqui.

estação de metrô em Shanghai
A estação de metrô em Shanghai que virou uma galeria temporária do Museu do Prado (Foto: Charlie Xia / Cortesia Coordination Asia)

A exposição teve como objetivo interromper o movimento dos passageiros apressados, convidando-os para uma pausa e apreciar um momento de foco artístico.

Partindo da premissa que a estação de metrô é um espaço puramente funcional, onde as pessoas só estão de passagem, o estúdio criativo Coordination Asia idealizou o conceito do espaço. Ele foi refeito em tom de azul intenso para evocar sensação de beleza sublime entre essa cena rotineira e urbana.

exposição obras de arte no metrô Shanguai
Uma pausa cultural e artística no meio do dia a dia corrido (Foto: Charlie Xia / Cortesia Coordination Asia)

O museu pop-up transporta os passageiros de sua rotina para um bolha repleta de arte e convida-os a desacelerar e contemplar este momento único.

A coleção ali presente foi cuidadosamente selecionada e exibida em ordem cronológica, desde as obras do Renascimento até as do final do século XIX, guiando os visitantes pelos principais movimentos da história da arte na Europa.

Diego Velázquez e Francisco de Goya são dois dos grandes artistas com obras ali presentes.

Ricos conteúdos audiovisuais também são apresentados por meio de uma coleção de vídeos curtos junto com as pinturas. Os vídeos mostram e abordam diversos assuntos, incluindo um passeio virtual pelas galerias do Museu do Prado em Madri.

passageiro observa obra de arte museu do prado em shanguai
Passageiros tendo a oportunidade de observar uma obra de arte famosa do Museu do Prado em Shanghai (Foto: Charlie Xia / Cortesia Coordination Asia)

Informações detalhadas sobre as pinturas e conteúdos audiovisuais podem ser encontrados através da digitalização do código QR que te direciona para um programa personalizado na rede social WeChat.

Os museus vêm sofrendo uma grande mudança ao longo dos anos. Evoluíram de institutos privados para plataformas de educação, intercâmbio cultural e história. Com isso, o projeto é uma tentativa de difundir ainda mais atividades culturais no cotidiano das pessoas.

Foi uma colaboração entre o Metrô de Shanghai e o Museu do Prado, como forma criativa de envolver o público em tempos de pandemia, onde há restrições para viajar.

museu do prado em shanguai
Museu do Prado em Shanghai (Foto: Charlie Xia / Cortesia Coordination Asia)

Em 2019, o museu em Madri chegou a receber 3,2 milhões de visitantes. Com esse projeto, ele levou arte para cerca de 9,7 milhões de passageiros que transitaram pelo metrô de Shanghai. Um pouquinho da viagem cultural europeia direto no dia a dia dos moradores asiáticos.

Foi a oportunidade que algumas pessoas tiveram de vivenciar uma história cultural e artística de Madri, em um dia corrido em Shanghai. E que, talvez, se não fosse por essa ação, alguns dos passageiros não teriam a oportunidade de ver essas obras de perto.

Com a configuração autêntica do museu, a estação de metrô também ofereceu novas camadas de conexão com a cultura. Viajando no tempo e no espaço, as obras de arte continuam a inspirar pessoas, não importa se em um museu em Madri ou em uma estação de metrô em Shanghai.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Obras do Museu do Prado em exposição dentro...

Obras do Museu do Prado em exposição dentro da estação de metrô

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies