02.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Grandes sonhos em miniaturas: vem aí a Mostra UNLTD Dreams

 minutos de leitura
calendar-blank-line
02.05.2022
Edição 2022 da mostra de arquitetura traz maquetes, criadas por oito profissionais criativos; abertura acontece terça (3/5), às 11h, com transmissão ao vivo
minutos de leitura

Sonhar é o primeiro passo para construir ambientes, casas, cidades - um futuro que todos desejamos. O segundo passo é projetar esse sonho. No universo da arquitetura, alguns recursos facilitam essa idealização. Como as maquetes, que permitem realizar grandes sonhos a partir de uma escala reduzida. 

Nesse contexto, a Portobello inova com a Mostra Unlimited Dreams ao criar um ensaio de multipossibilidades de futuro. A exposição traz maquetes inspiradoras assinadas pela designer Paola Navone, pelos arquitetos Rodrigo Ohtake, Gabriela de Matos, Martin Corullon, Mila Strauss, Mariana Maran e Carlos Carvalho e pelo chef de cozinha Alex Atala.  

A abertura acontece na terça (3/5), na fábrica da Portobello em Tijucas (SC), às 11h, com transmissão ao vivo. 

A programação inclui um passeio com vídeos apresentados pela editora do Archtrends, Maria Silvia Ferraz, que conta a história de importantes maquetes de arquitetura e urbanismo, como:

  • a cidade de Brasília, do urbanista Lúcio Costa;
  • a Fundação Iberê, em Porto Alegre, assinada pelo arquiteto português Álvaro Siza;
  • outras maquetes de Siza em seu estúdio em Porto, Portugal.
  • as maquetes táteis do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, do arquiteto espanhol Santiago Calatrava;
  • maquetes do mestre Ruy Ohtake, em São Paulo.

Quem realiza os sonhos 

A exposição comprova que a partir de uma escala reduzida é possível desafiar os limites na arquitetura. As maquetes da Mostra UNLTD Dreams foram produzidas em escala 1:10, no tamanho 120x120, com os lançamentos da Coleção 2022 Unlimited Dreams e as Lastras Portobello.

A seguir, conheça detalhadamente os profissionais convidados para o desafio dos 8 ambientes dos sonhos:

Rodrigo Ohtake é arquiteto e urbanista formado na FAU/USP, com um período de estudos no Politécnico de Milão. Colaborou com os arquitetos Mario Biselli, Alvaro Puntoni e o designer francês Patrick Jouin, além de trabalhar com seu pai, Ruy Ohtake, de 2008 a 2016. Em 2011, inaugurou o escritório Rodrigo Ohtake Arquitetura e Design. Após o falecimento de seu pai, em 2021, criou o estúdio Ohtake, para unir seu escritórios e o de Ruy. Já participou do Pavilhão Brasileiro na 14ª Bienal de Arquitetura de Veneza, de 2014, como assistente de curadoria de André Corrêa do Lago. Em 2015, passou a produzir peças de mobiliário independentes. Já teve peças expostas nas feiras MADE e SP/Arte, no Brasil, e Design Miami e Design Miami / Basel. Rodrigo Ohtake cocriou junto à Portobello e ao seu pai a linha Oh!take, que faz parte da nova coleção Unlimited Dreams.

O chef Alex Atala já fez parte da lista das 100 pessoas mais influentes da revista TIME. Nos últimos 13 anos, seu restaurante em São Paulo, D.O.M., é destaque frequente na lista de The World’s 50 Best Restaurants pela Restaurant Magazine. Em 2015, Alex se tornou o primeiro chef brasileiro a ter um restaurante de duas estrelas no Guia Michelin. Também criado pelas mãos do chef, o Instituto ATÁ é uma entidade que se dedica à relação do homem com o alimento. Atala ainda é o organizador do Fru.to, seminário que reúne grandes nomes para debater o futuro do sistema alimentar global. O chef brasileiro participou do lançamento da coleção Unlimited Dreams 2022 e bateu um papo no nosso Podcast Archtrends.

Arquiteto formado pela UFRJ, com intercâmbio acadêmico no Politécnico de Milão, Carlos Carvalho já trabalhou nas equipes de escritórios de grande destaque no Rio de Janeiro, como Andrea Chícharo e House in Rio. Em 2013, fundou o Studio Roca com um sócio. Assinou projetos para várias edições da CASACOR Rio. Nos anos de 2017 e 2018, Carlos participou de programas do segmento no canal GNT. Em 2020, ele criou a Basi.co design junto ao seu irmão Caio Carvalho. Com a Portobello, foi um dos entrevistados do jornalista Pedro Andrade para o DOCs Unlimited.

Gabriela de Matos, colunista do Archtrends Portobello, é a primeira vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil no departamento de São Paulo (IABsp). A arquiteta e urbanista é graduada pela PUC Minas, especialista em Sustentabilidade e Gestão do Ambiente Construído pela UFMG e mestranda do Diversitas - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Fundou o projeto Arquitetas Negras, que atualmente mapeia a produção de arquitetas negras brasileiras. É CEO do Estúdio de Arquitetura - Gabriela de Matos, criado em 2014. Foi premiada como Arquiteta do Ano 2020 pelo IAB - RJ.

Formada em Arquitetura e Urbanismo no Estado de São Paulo, a experiente arquiteta e designer de interiores assina projetos de luxo, altamente personalizados, no Brasil e no exterior há 17 anos, guiados pelo conceito de bem-estar, conforto, aconchego e muita sofisticação. Para ela, cada projeto é extremamente personalizado e único, pensado exclusivamente para o cotidiano de cada cliente, unindo criatividade, custo-benefício e funcionalidade. A arquiteta foi Destaque Nacional 2020 do programa Portobello+arquitetura e também já conversou com Pedro Andrade no DOCs Unlimited.

Arquiteto e Urbanista formado na USP e doutorando pela mesma instituição, Martin Corullon colaborou, desde 1994, com Paulo Mendes da Rocha. Em 2000, fundou o escritório METRO ARQUITETOS ASSOCIADOS, onde é responsável por projetos como a recente expansão do MASP, a ampliação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA, a nova galeria de arte da Casa Triângulo, entre dezenas de outros projetos públicos. Entre os anos de 2008 e 2009, trabalhou no escritório Foster+Partners, em Londres. Martin Corullon participou do primeiro Archtrends Summit, Archtrends Summit Especial Paulo Mendes da Rocha, DOCs Unlimited e já escreveu coluna para o Archtrends.

Mila Strauss é formada pela Faculdade de Belas Artes, com máster pela Universidade Politécnica da Catalunha. Em 2008, com Marcos Paulo Caldeira, fundou o escritório MM18 arquitetura, responsável por diversos projetos em todo o Brasil como do Airbnb, Uber, Mirante 9 de julho e Bar dos Arcos. Atualmente, está dedicada à hotelaria no projeto do hotel Jo&Joe no Largo do Boticário, além de diversas residências, edifícios e retrofits. Mila Strauss também já participou do DOCs Unlimited da Portobello apresentado por Pedro Andrade.

Paola Navone é arquiteta, designer de produtos, decoradora de interiores e diretora de arte. Também é criadora de exposições e eventos em todo o mundo. Já ganhou o Osaka International Design Award, Elle Deco International Design Awards e foi introduzida no prestigioso Hall da Fama da Interior Design Magazine em 2014. Além disso, ela coopera com as mais importantes empresas do cenário internacional e italiano do mundo do design. A parceria com a Portobello nasceu em 2020 na cocriação de produtos como o azulejo Vedononvedo, as pastilhas Bonbon e na criação de um ambiente na Mostra Unlimited 2020. Em 2022, a designer lança junto à marca a linha Shibori, na coleção Unlimited Dreams



Serviço 

Abertura da Mostra UNLTD Dreams 
Data: 03/05 – terça-feira.
Hora: 11h
Local:
- fábrica da Portobello em Tijucas (SC).
- Abertura com transmissão ao vivo no canal da Portobello no Youtube.
Inscreva-se gratuitamente.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Grandes sonhos em miniaturas: vem aí a Mostr...

Grandes sonhos em miniaturas: vem aí a Mostra UNLTD Dreams

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies