Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Mostra Casa & Cia RS – Decoração inspirada no Cinema

10/11/2011

Na Mostra Casa & Cia RS 2011, os arquitetos buscaram inspiração no cinema e apostaram no porcelanato Portobello para reproduzir os filmes hollywoodianos.

Entre um filme e outro, nos vemos fascinados pelos cenários exuberantes e casas que exalam estilo e bom-gosto. E por que não buscar inspiração no cinema na hora de decorar a sua casa? Esta é justamente a proposta da Mostra Casa & Cia Rio Grande do Sul 2011, que acontece até o dia 4 de dezembro, em Porto Alegre.

Os arquitetos buscaram inspiração em personagens, estilos e obras famosas exibidas nas salas de cinema e apostaram no porcelanato Portobello para reproduzir o efeito encontrado nos filmes hollywoodianos.

Loft Ridley Scott

O primeiro deles é o Loft Ridley Scott, que teve Blade Runner — O Caçador de Androides, como ponto de partida. O projeto contemporâneo abusa da cor azul e da sustentabilidade. Jaqueline Zarpelon de Araújo, Cezar Etienne M. de Araújo e Douglas Jardim Plasse, idealizadores do espaço, integraram sete ambientes no loft de 67 metros quadrados.

A história do filme de 1982 se passa em Los Angeles, em 2019, e mostra uma cidade que respira tecnologia, mas que também teve sua natureza destruída. Produtos ecologicamente corretos foram usados pelos arquitetos para provar que é possível, sim, ter uma casa linda e sustentável.

Madeiras de demolição e sucatas de computador foram transformadas em uma mesa charmosa, enquanto o consumo de energia foi reduzido graças a uma iluminação dimerizada. No revestimento, a linha EcollectionCanela de demolição – evita o corte de árvores e produz o mesmo efeito que madeira original.

Além desta linha, os arquitetos usaram a coleção  Pietra di Savoia para os detalhes que reproduzem o quartzo e o slate stone.

Cozinha Comer, Rezar e Amar

E quem assistiu ao filme Comer, Rezar e Amar, protagonizado por Julia Roberts, sabe que a jornalista americana Liz Gilbert viaja o mundo para se redescobrir. É na cozinha italiana que ela reencontra os prazeres do paladar, é na Índia que ela redescobre a oração e é em Bali que ela descobre o verdadeiro amor.

A cozinha dos arquitetos José Pedro Maciel e Maira Guatimosim Maciel é uma tradução fiel das viagens de Liz, o que reflete diretamente na escolha do porcelanato. Manhattan, sua terra natal, é representada pelo concreto reproduzido no porcelanato da Linha Concretíssyma da Portobello, enquanto o prazer gastronômico encontrado em terras italianas é representado pela Linha Ecollection – Eucalipto Autocravado.

Cozinha Penélope Cruz

Ainda no quesito culinário, outro ambiente de destaque é a Cozinha Penélope Cruz, de Daniela Giffoni e Cristiane Totti. O espaço é uma homenagem à cultura latina e caliente, com a representação da pimenta vermelha nos adesivos da parede e na mesa.

O ambiente é inspirado na cozinha espanhola, que é cheia de requintes, mas que prima pela simplicidade acima de tudo.

A cor vermelha é o símbolo da paixão e do tempero quente e picante. O fogão é integrado à mesa, para facilitar ainda mais a arte de bem-receber. Para o revestimento, as arquitetas utilizaram a Linha Pietra di Vicenza da Portobello.

Uma lavanderia integrada garante funcionalidade ao espaço.

Home Cinema dos Sonhos

E quem nunca sonhou em ter um cinema em casa? Inspiradas no filme A Origem, as arquitetas Letícia de Sá e Joana Feijó criaram o Home Cinema dos Sonhos. Apesar de ser em casa, o ambiente ganhou um retoque profissional e fugiu das tradicionais decorações.

Poltronas superconfortáveis e charmosas dão vida ao ambiente que é ainda integrado com o resto da casa, em especial com um espaço gourmet, para aqueles que gostam de receber os amigos.

Mostra Casa & Cia acontece até o dia 4 de dezembro, das 14h às 22h (de terças a sextas) e das 10h às 22h (nos sábados, domingos e feriados), com bilheteria aberta até às 21h, no Condomínio Las Rocas, na Avenida Coronel Marcos, 1.645, bairro Ipanema, em Porto Alegre – RS.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *