Menu
Projetos e Obras
Busca
Moodboard clássico

Arquitetas Renata Palazzo e Bianca Rubim criaram moodboard clássico (Foto: Portobello S.A.)

Conteúdo Matérias

Moodboard clássico: a composição das profissionais do Stilo Arquitetura

09/12/2020

Descubra como as profissionais do escritório Stilo Arquitetura criaram um moodboard clássico que busca representar o nosso momento atual de isolamento!

O moodboard clássico é bastante usado na arquitetura. Esse tipo de mural pode ser composto por diferentes elementos visuais que representam a essência de um projeto.

Pensando nisso, a Portobello convidou alguns profissionais de destaque para criarem moodboards com os produtos da marca.

Quer conhecer o moodboard clássico desenvolvido pelas arquitetas do escritório Stilo Arquitetura? Continue conosco!

As inspirações para o moodboard clássico do Stilo Arquitetura

As arquitetas Renata Palazzo e Bianca Rubim, do Stilo Arquitetura, se inspiraram no momento atual —marcado por isolamento, novos hábitos e reflexões, pelo qual todos passamos devido à pandemia de Covid-19 — para criarem o moodboard.

Bianca explica: “com a restrição de lazer, tivemos que nos reinventar e descobrir novos prazeres. Valorizar a casa foi um deles. Nosso ambiente seria uma sala para assistir à Netflix, ler um livro, consumir arte em geral. Um lugar para desenhar, pintar, se inspirar”.

moodboard clássico
Moodboard clássico desenvolvido pelas arquitetas do Stilo Arquitetura reflete o momento atual de isolamento (Foto: Portobello S.A.)

Renata conta que a escolha dos materiais buscou refletir todos os sentimentos relacionados a este momento:

“Trouxemos peças com brilho, representando o reflexo de si mesmo, e materiais atemporais, como a pedra e a madeira, possibilitando um ambiente mais neutro e livre para expressões. Além dos revestimentos cerâmicos, temos o iPad, como objeto que conecta socialmente o indivíduo com o restante da sociedade; a luminária, que representa o despertar de novas ideias; e as fotografias do Sebastião Salgado, que traz a arte como meio para autoconhecimento e expressão”.

Embora não tenha um estilo único, mas seja a expressão e a tradução da nossa “nova rotina”, Renata explica que o brilho e a pedra traduzem uma linguagem mais clássica. Já a presença da madeira incorpora uma textura rústica e quebra a seriedade, proporcionando aconchego e introspecção — exatamente o que buscamos nos tempos atuais.

Bianca completa reforçando que a ideia foi criar um ambiente clássico e neutro — um espaço multiuso no qual a pessoa pode se expressar livremente e vivenciar as suas emoções e tarefas, transformando o lar em um verdadeiro refúgio.

Os produtos Portobello

Para este moodboard clássico, as arquitetas utilizaram os porcelanatos Siena Chianti (120×120 cm) para o piso e Star Mix Cooper e Ecowood Canela (120×20 cm) para os detalhes.

moodboard clássico
Renata Palazzo e Bianca Rubim são sócias desde 2007, mas a parceria teve início ainda na época de faculdade (Foto: Portobello S.A.)

Reflexões sobre o Dia do Arquiteto (15 de dezembro)

Na visão de Renata, a arquitetura é uma profissão desafiadora, que exige uma visão holística de todas as disciplinas que envolvem o trabalho, além de um perfil conciliador. “São os pontos que, ao mesmo tempo, nos estimulam por sempre estarmos conectadas com novos conhecimentos e nos exigem jogo de cintura para alinharmos diversas expectativas, sejam elas emocionais, estéticas, financeiras ou técnicas”.

Bianca se sente bastante orgulhosa por ser arquiteta e enfatiza a importância da responsabilidade social necessária para exercer a profissão. “O arquiteto pode facilitar a vida dos indivíduos. Coletivamente, podemos melhorar as cidades, com maior qualidade urbana e menor impacto ambiental”.

Para ela, um dos principais desafios está na valorização e na compreensão da importância do arquiteto. “As obras ainda são feitas na base do improviso. O cliente costuma pensar quanto vai gastar com arquiteto e não quanto vai conseguir poupar com ele. Isso porque uma obra realizada sem planejamento pode causar enormes prejuízos financeiros e até para a saúde e a vida das pessoas”, comenta.

O Stilo Arquitetura

O escritório Stilo Arquitetura foi fundado pelas sócias Bianca Rubim e Renata Palazzo em 2007, em uma parceria que já vinha desde a época da faculdade. O principal diferencial que elas oferecem é a personalização do atendimento aos clientes, com projetos que garantam funcionalidade, conforto e humanização.

Ambas são formadas em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possuem especialização, pela mesma instituição, nos campos de Arquitetura em Ambientes de Saúde e Mercado Imobiliário.

Gostou de conferir o desenvolvimento do moodboard clássico das arquitetas do Stilo Arquitetura? Então, aproveite para acessar o perfil do escritório delas no Archtrends e favoritar alguns dos seus projetos!

Foto de destaque: Desenvolver um espaço aconchegante e reflexivo, que permita a expressão dos sentimentos e das emoções, foi o objetivo das arquitetas Renata Palazzo e Bianca Rubim com esse moodboard (Foto: Portobello S.A.)

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *