15.09.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
O revestimento monoporoso é perfeito para dar charme a paredes internas (Projeto: Portobello S.A.)

Revestimento monoporoso: o que é e como usar no seu projeto?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
15.09.2021
Descubra o que é o revestimento monoporoso, onde ele pode ser usado e quais as opções de monoporosa Portobello!
minutos de leitura

Que tal transformar as paredes da sua casa, deixando-as com muito mais estilo e personalidade? O revestimento monoporoso é um grande aliado nisso. 

Ele é fabricado de forma levemente diferente do porcelanato e, por isso, é um produto exclusivo para aplicação em paredes.

Quer saber o que é a monoporosa e por que investir nela para a sua obra? Siga conosco! 

O que é o revestimento monoporoso? 

A monoporosa é um revestimento cerâmico destinado apenas para paredes internas. Esse material não pode ser usado como piso e nem do lado de fora, porque não é suficientemente resistente para isso. 

Trata-se de um produto que conta com baixa resistência mecânica e alta absorção de água.

O nome “monoporosa” vem justamente da grande porosidade (acima de 10%). Ela é mais leve e pode ser encontrada nos acabamentos brilhante e acetinado (fosco). 

Onde ele pode ser usado? 

A monoporosa pode ser usada em áreas molhadas, como dentro do box do banheiro, em locais sujeitos a umidade e gordura, a exemplo das cozinhas, ou até mesmo em dormitórios e salas. 

Banheiros 

Quando pensamos em revestimentos de parede, logo lembramos dos banheiros, não é? 

As monoporosas podem aparecer na área do box ou em outros pontos. Além de protegerem contra a umidade natural desse ambiente, esses produtos ajudam a decorar. 

Você pode criar contraste, com uma parede do box em um tom diferente; adicionar movimento, com uma paginação ousada; ou favorecer a amplitude, com uma peça clara.

A monoporosa é perfeita para o banheiro, ajudando a adicionar contraste, movimento ou amplitude ao seu décor
A monoporosa é perfeita para o banheiro, ajudando a adicionar contraste, movimento ou amplitude ao seu décor (Linha Atmosfera; projeto: Portobello S.A.

Cozinhas 

Outro local em que as monoporosas são muito usadas é nas cozinhas. 

Elas podem aparecer em vários pontos. As paredes atrás da pia (rodabancas) — para proteger a área da umidade e da gordura — e do fogão são as mais comuns.

É possível adicionar toques ousados, como um backsplash com efeito marmorizado, amadeirado ou até que recrie ladrilhos hidráulicos e azulejos coloridos, dependendo da intenção decorativa do ambiente. 

O revestimento monoporoso também pode aparecer em cômodos inusitados, como escritórios. No exemplo, White ZigZag, da linha Color Block
O revestimento monoporoso também pode aparecer em cômodos inusitados, como escritórios. No exemplo, White ZigZag, da linha Color Block (Projeto: Portobello S.A.

Quartos e salas 

Já pensou em revestir as paredes do quarto ou da sala? Essa é uma ótima ideia para adicionar um toque diferenciado.

Os painéis de mármore estão em alta. Nos quartos, podem aparecer na parede atrás da cama, e nas salas, ao redor da TV. Mas é claro que você poderá definir a localização ideal.

Além do mármore, há muitas outras opções sofisticadas, especialmente os amadeirados, que favorecem o conforto e o aconchego. 

Varandas 

As paredes das varandas fechadas também podem ser revestidas com monoporosas. Essa é uma forma de dar um destaque extra a esse ambiente.

Caso vá integrar a varanda a outro espaço interno, vale a pena investir em revestimentos semelhantes, criando uma sensação de continuidade. 

Porém, se quiser separar os cômodos — dando a ideia de dentro e fora de casa —, é possível usar monoporosas mais rústicas, que reproduzam azulejos, cimento queimado ou pedras. 

Quais são as vantagens e os cuidados da monoporosa?

As monoporosas da Portobello contam com um benefício muito interessante: são ótimas peças decorativas. Você encontra uma grande variedade de opções no catálogo da marca. Confira, a seguir, vantagens e cuidados desses produtos.

Vantagens

Como são exclusivas para paredes, essas peças têm um design inovador e um custo acessível. Outro diferencial é que o revestimento monoporoso apresenta relevo — o que nem sempre é possível de ser feito no porcelanato. 

A versatilidade é, sem dúvida, a principal vantagem desse produto, que está disponível em tamanhos grandes e pequenos, com inúmeras opções de designs e cores, ideais para decorar diferentes ambientes e abarcar estilos múltiplos. 

Cuidados 

Os cuidados com a monoporosa são fundamentais para que suas paredes permaneçam bonitas e estilosas. A boa notícia é que manter esse revestimento é simples, pois ele necessita apenas da mesma atenção que o porcelanato.

Para a limpeza diária, você poderá usar pano umedecido com detergente neutro diluído em água. Se precisar de algo mais pesado, é possível utilizar o Veja Cloro Ativo ou o saponáceo cremoso, sempre diluídos em água. 

Evite as seguintes situações:

  • limpar com esponjas e outros objetos ásperos, como palhas de aço e vassouras de cerdas mais duras, uma vez que o revestimento pode riscar; 
  • usar produtos destinados a limpeza de alumínio, como Semorin, Brilha Alumínio, Brilhol e outros que contenham ácido fluorídrico; 
  • utilizar sabão em pó, ceras, ácidos e soda cáustica. 

No uso de paredes com quinas, é muito importante ter cuidado para não bater, por exemplo, um cabo de vassoura ou o aspirador. Essa dica é ainda mais relevante caso seja uma junta em 45 graus (meia esquadria). 

Se esse cuidado não for tomado, você pode acabar fragilizando a peça. Lembrando que a monoporosa é um revestimento cerâmico com baixa resistência mecânica, o que aumenta as chances de lascas ou quebras. 

revestimento monoporoso
O revestimento monoporoso, além de muito bonito, é fácil de limpar e manter (Projeto: Portobello S.A.)

Como fazer o assentamento do revestimento monoporoso? 

O assentamento das monoporosas deve ser feito da mesma forma que o dos porcelanatos

No caso de peças inferiores a 30x30 cm, é permitido o uso da técnica de simples colagem, começando a 5 cm de distância do local de aplicação final para realizar o arraste. 

Já as peças com dimensões iguais ou superiores a 30x30 cm precisam de dupla colagem, também com o arraste da placa. Os cordões de argamassa colante devem ficar em sentido paralelo.

Argamassas 

A argamassa colante pode ser qualquer uma destinada ao assentamento de revestimentos cerâmicos monoporosos. 

Entre os produtos Portobello, indicamos:

  • Superior Branca;
  • Múltipla +; 
  • Básica. 
O rejunte certo para a monoporosa dependerá das características do ambiente onde ela será instalada
O rejunte certo para a monoporosa dependerá das características do ambiente onde ela será instalada (Linha Gouache; projeto: Portobello S.A.

Rejuntes 

Os rejuntes podem ser vários, como cimentício, acrílico ou epóxi. Tudo dependerá de onde a monoporosa será aplicada. 

Cimentício 

O cimentício é composto por cimento e agregados minerais, além de pigmentos e aditivos. 

É um dos rejuntes mais comuns, mas não é muito recomendado para áreas molhadas, pois precisará de uma manutenção maior. 

Na Portobello, há a opção do rejunte Prime, um produto sem areia na sua formulação que é indicado para peças especiais e com acabamentos diferenciados. 

Acrílico 

O acrílico é composto por resina acrílica, cimento, agregados minerais, pigmentos, aditivos e polímeros. 

Tem como características a baixa permeabilidade, o acabamento liso e a ação bactericida. Por isso, é uma boa alternativa para áreas molhadas e úmidas, como banheiros e cozinhas. 

Na Portobello, o rejunte acrílico é monocomponente e já vem pronto. Ele pode ser reutilizado em até três meses, com muito mais facilidade.

Epóxi 

Já o rejunte epóxi é um produto tricomponente à base de resina

Ele possui elevada resistência química e mecânica, é extremamente impermeável, tem ação bactericida e resiste a manchas. Portanto, também é uma boa opção para áreas molhadas e úmidas.

A versão da Portobello tem como diferencial o fato de ser tricomponente, contando com o pó mineral, a resina e o endurecedor, além de ser à base de água, o que garante mais facilidade de limpeza. 

Quais são as principais monoporosas Portobello?

Gostou de saber mais sobre o revestimento monoporoso? Veja agora algumas opções incríveis de monoporosa Portobello para transformar seus projetos ou sua casa!

Linha básica 

Se você busca uma monoporosa perfeita para decorar qualquer ambiente, trazendo mais amplitude e luminosidade, a Portobello conta com boas opções, todas dentro da linha White Home

O Idea Bianco, por exemplo, está disponível no formato 30x60 cm com acabamento mate. 

Outra possibilidade é o Cetim Bianco, nos formatos 30x90 cm e 30x60cm (ambos com acabamento mate). 

Linhas ousadas

Agora, se a ideia é usar a monoporosa para personalizar os ambientes, levando cores e texturas, o que não faltam são alternativas incríveis da Portobello. Confira algumas. 

Gouache 

Com 13 tons de diferentes profundidades, a linha Gouache retoma o charme da pintura em gouache.

Assim, convida a composições cromáticas, mix de formatos e superfícies e produções elaboradas com acessórios delicados. 

As peças estão disponíveis nas dimensões 15,5x15,5 cm e 7,5x15,5 cm. 

Color Block 

A linha Color Block é composta por produtos que compartilham a mesma essência cromática, com opções incríveis para decorar as paredes da sua casa.  

Color Block é uma linha de monoporosas da Portobello, com cores e texturas diferenciadas para sua casa
Color Block é uma linha de monoporosas da Portobello, com cores e texturas diferenciadas para sua casa (Projeto: Portobello S.A.

Desert Groove 

O Desert Groove faz parte da linha Urban Mood, com peças que promovem uma autêntica releitura dos elementos urbanos. 

É o perfeito equilíbrio entre a atmosfera contemporânea e as referências tradicionais. Está disponível no formato 30x90 cm, com acabamento mate. 

Calacatta Blanc Vic 

É a monoporosa da linha Calacatta Blanc, que interpreta um dos mais belos mármores brancos. Uma abordagem superelaborada, com veios redesenhados, que criam uma textura ímpar. 

Calacatta Blanc Vic é uma forma ousada de reproduzir o tradicional mármore Calacatta, levando textura e estilo para qualquer ambiente
Calacatta Blanc Vic é uma forma ousada de reproduzir o tradicional mármore Calacatta, levando textura e estilo para qualquer ambiente (Projeto: Portobello S.A.

Calacatta Blanc Vic está disponível na versão 30x90 cm, com acabamento mate. 

Espectro 

Essa monoporosa integra a linha Atmosfera, criada pelo olhar singular de Antonio Bernardo, que recria o limite entre a superfície plana e o espaço, entre a joia e a arte. Está disponível na versão 30x90 cm, com acabamento mate. 

Gostou de saber mais sobre o revestimento monoporoso? Então, acesse o site da Portobello e encontre várias opções para transformar seu próximo projeto!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Revestimento monoporoso: o que é e como usar...

Revestimento monoporoso: o que é e como usar no seu projeto?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies