07.02.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Um toque moderno nas casas do litoral paulista por Yuli Felde

 minutos de leitura
calendar-blank-line
07.02.2020
Trabalhar com espírito de mochileira pelo litoral paulista: um privilégio para poucos, que só tende a resultar em projetos incríveis. Nossa arquiteta da vez é Yuli Felde, que conta ao Archtrends sobre seu dia a dia pelos municípios litorâneos de São Paulo e como criou ambientes modernos na região; confira!
minutos de leitura

Ela foi criada no litoral paulista e sabe muito bem como fazer projetos específicos para a região praiana. Yuli Felde nasceu em São Sebastião (SP), passou a infância e a adolescência na praia, de forma "caiçara", como ela mesma define. Na hora de escolher a profissão, optou por "subir a serra" para fazer faculdade de Arquitetura na PUC Campinas, pela possibilidade de morar com seus avós e correr atrás do seu sonho, já que é uma amante das artes. Hoje, a arquiteta tem um escritório montado em sua própria casa, na Ilhabela, um dos únicos municípios-arquipélagos marinhos brasileiros, localizado no litoral norte do estado de São Paulo, microrregião de São Sebastião.

"Lá que faço a parte mais burocrática do meu trabalho. Mas costumo dizer que meu escritório é minha mochila e meu carro. Como meu cotidiano é em obras (faço visitas praticamente todos os dias nelas), carrego tudo comigo na minha mochila. Meu dia a dia, por sinal, é bem eclético e eu adoro isso! Fazer projetos, visitar obras, desenvolver orçamentos, especificar materiais, reunião com clientes, receber materiais, responder e-mails, relatório de despesas”, conta.

casas no litoral paulista
Yuli durante visita à loja Portobello Shop Caraguatatuba

Entre tantos afazeres, as redes sociais também fazem parte da rotina da arquiteta. Há pouco mais de um ano, montou sua conta profissional no Instagram para publicar sobre seu dia a dia nas obras e o resultado de seus trabalhos. "É bem engraçado isso porque eu sempre fiz bastante projetos, condomínios e poucos tinham esse conhecimento, até amigos próximos sabiam que eu fazia, mas não tinham toda a ideia. Por lá, as pessoas entram em contato, comentam, curtem, pedem dicas, nome dos materiais, fornecedores e para mim essa é a parte mais interessante da história toda: essa troca de informações!", afirma.

casas no litoral paulista
Vista para Ilhabela, cidade onde reside e trabalha a arquiteta Yuli Felde

Mas vamos voltar a falar de praia (verão está aí!), ambientes agradáveis para curtir as férias, relaxar e até morar, claro. Yuli ama - e quem não?! - trabalhar na região litorânea de São Paulo. É praticamente uma realização em dose dupla: morar e projetar. "O litoral, a praia, esse paraíso! Quando estava para me formar, minha maior preocupação era: será que conseguirei trabalhar em São Sebastião/Ilhabela? Fiz estágio em um grande escritório em Campinas (Guardini e Stancati) e meu medo era me envolver muito por lá e perder a coragem de voltar. Mas deu certo, voltei, comecei devagarinho, nove anos depois estou aqui, trabalhando com o que amo!", confessa.

Mas a arquiteta defende que o estilo das residências do litoral não precisam obedecer completamente ao convencional rústico, com estrutura em eucalipto, forro, portas e janelas, tudo em madeira. "Eu discordo. Na verdade tenho um estilo mais moderno mesmo, até porque minha casa é uma caixa de concreto armado. Acho que a casa de praia precisa ser confortável, piso fácil de limpar, que possa entrar com pé de areia, cadeiras que se possam sentar com a roupa úmida, ser superventilada e o jardim com muitas plantinhas para completar o décor da casa", destaca.

E por falar em estilo, que tal uma exposição de seus trabalhos pelas praias do litoral paulista? Abaixo, a arquiteta faz uma seleção e conta em detalhes como projetou esses ambientes incríveis; veja:

De escritório ao loft para locação - Ilhabela

casas no litoral paulistacasas no litoral
O Loft 126 é resultado de um espaço sem uso na casa de Yuli, que transformou para fazer locação no Airbnb. Foi uma reforma rápida de dois meses na qual as duas grandes mudanças foram a criação da copa no andar de baixo e um banheiro no andar superior para completar a suíte. "A casa já tinha o porcelanato Portobello Shop no piso, desde a época que construiu (2014). Na reforma, ela adicionou o Liverpool Rosa Chá na parede lateral da copa para dar aquele ar mais retrô que harmonizou superbem com a decoração", explica.

Living da arquiteta - Ilhabelacasas no litoral paulista

Yulli fez o projeto da sua própria casa quando tinha apenas 22 anos. "Foi um grande desafio! O living é bem impactante pelo pé direito duplo e a entrada de luz natural da abertura zenital da laje. Para o piso, eu escolhi Pietra de Firenze Grigio 60x120 que reproduz cimento, da Portobello Shop. Ele é bem neutro, para não correr o risco de cansar. Mas toda vez que lançam coisas novas na loja quero quebrar tudo e trocar a casa toda (risos). Coisa de arquiteta! Mas aí me contento colocando as novidades nas casas lindas dos meus clientes", declara.

Varanda integrada à sala  - Praia Toque Toque/São Sebastiãocasas no litoral paulista

"Esse espaço gourmet era antes uma varanda aberta e sem uso algum. Os clientes tinham a necessidade de um espaço com churrasqueira. Além disso, possuíam uma coleção de tap handle [alavancas extratoras de cervejas de barril] que precisaria fazer parte da decoração. Assim nasceu esse espaço incrível! Montamos o gourmet na varanda todo completo: churrasqueira, chopeira, cervejeira, pia e lógico uma prateleira em destaque para expor as tap handles. Para completar o espaço na vibe pub, usamos o porcelanato que reproduz madeira, a Sequoia Mix, para trazer rusticidade e elegância".

Estilo provençal - Toque Toque/São Sebastiãocasas no litoral paulista

casas do litoral paulista

 

"Essa reforma em uma casa na Praia Toque Toque foi um projeto e obra inesquecível. A transformação do que era para o resultado final é impressionante! Mas na verdade foi um grande desafio, pois os clientes queridos (Paulo e Regina) em nossa primeira reunião trouxeram algumas referências e eram todas bem no estilo rústico e provençal. Eu, pro meu lado mais moderno, fiquei realmente desafiada. Absorvi tudo que pude do que eles sonhavam com a casa, fiz o projeto 3D e tive uma bela surpresa, os clientes amaram! A parte mais bruta dessa transformação foi a retirada de duas paredes que separavam cozinha de sala e de varanda. Depois vieram os acabamentos começando pelo piso, o Sequoia Mix da Portobello Shop Caraguatatuba, novamente, que virou a base rústica para todo o restante da decoração".

Porta de correr - Praia Maresias (SP)casas no litoral paulista

"O especial nesse projeto é a porta de correr em madeira Cumaru, que permite abrir ou fechar a cozinha para sala. Como digo, casa de praia precisa ser prática! A cozinha bem básica e clean com bancada em granito e o revestimento Liverpool Branco nas paredes completam com a decoração leve e praiana da sala".

Amplo gourmet em casas no litoral paulista - Maresias

casas no litoral paulista

"Esse gourmet superamplo foi resultado de uma reforma que fiz da área externa de uma casa pé na areia em Maresias. O cliente tinha construído a residência há uns 15 anos e me chamou para dar uma modernizada. Para o piso e revestimento, usamos materiais da linha Puro, lançamentos do ano da Portobello (piso Sprinkle 90x90 e Burned Porcelain), porque esses materiais não conflitam com o porcelanato interno da casa que não foram trocados", explica Yuli.

E para fechar com chave de ouro, mais um amplo gourmet com Oro Bianco no último projeto de 2019 assinado por Yuli Felde, também realizado em Maresias (SP).

casas no litoral paulista

casas do litoral paulista

"Esse espaço faz parte de um projeto para um solário. O projeto todo contempla o gourmet, um lavabo, ducha, deck com spa, uma lareira e, que não poderia faltar, uma vista para o mar de tirar o fôlego. A cliente pediu um projeto mais sofisticado, dessa forma usamos o porcelanato Karst Off White para o piso e o detalhe especial ficou por conta do marmorizado, revestindo o balcão com porcelanato Oro Bianco", apresenta a arquiteta.

Todos esses ambientes de Yuli Felde com certeza servem de inspiração para quem deseja planejar uma reforma ou construir do zero uma casa de praia no litoral. Quer continuar conferindo mais detalhes sobre os ambientes e conhecer outros incríveis trabalhos da arquiteta? Acesse seu perfil, no Archtrends Portobello!

---

Fotos: acervo de Yuli Felde

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Um toque moderno nas casas do litoral paulist...

Um toque moderno nas casas do litoral paulista por Yuli Felde

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies