Menu
Projetos e Obras
Busca
Sofá e poltrona da coleção Tacubaya de Difane (Foto: Cheli Gonzalez)

Sofá e poltrona da coleção Tacubaya de Difane (Foto: Cheli Gonzalez)

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Mobiliário contemporâneo no México

18/05/2022

Conheça e inspire-se com Difane: um estúdio mexicano com uma curadoria minuciosa de decoração e mobiliário contemporâneo

Difane é uma plataforma e um estúdio criativo com o objetivo de difundir o melhor do design contemporâneo do México. Sua curadoria minuciosa conta com objetos próprios e parcerias com artistas e designers, focados na decoração e mobiliário contemporâneo.

 texturas dos móveis da coleção Colmena de Difane
A autenticidade de formas e texturas dos móveis da coleção Colmena de Difane (Foto: Fabian Martínez)

Cenografia, design de produto, direção criativa e styling são algumas áreas de atuação da Difane. Fundada por duas sócias, Fernanda Salamanca e Andrea Gadsden, tem como filosofia criar um senso de comunidade para cada projeto, através de colaborações com designers e artistas locais, especializados em diferentes setores, materiais e estilos. 

Sofá e poltrona da coleção Tacubaya de Difane
Sofá e poltrona da coleção Tacubaya de Difane (Foto: Cheli Gonzalez)

O estilo difundido pela Difane está alinhado com as tendências atuais. O mobiliário contemporâneo traz texturas e materiais diferentes, formas ecléticas e inusitadas, que, juntos e misturados, formam objetos de decoração e mobiliário de desejo. Suas peças são quase obras de arte. 

Duas de suas coleções ganharam destaque pela autenticidade e beleza: Colmena e Tacubaya. 

A coleção Colmena foi a primeira intervenção da Difane. O conceito das peças da coleção foi criar um espaço rico dentro do talento e da expressão mexicana. Aqui, Fernanda e Andrea trouxeram a curadoria de mobiliário com design típico de seu país. Peças para serem expostas principalmente dentro de projetos minimalistas, destacando-se por si. 

arquitetura do projeto El Peñón
A arquitetura do projeto El Peñón de JSª Architects fez parte da coleção Colmena (Foto: Fabian Martínez)

A locação para fotografar a campanha dessa coleção foi o projeto El Peñón, da JSª Architects. O palco perfeito para acolher e dar destaque para o design, formas e texturas de cada peça. 

cores e texturas variadas que apoiam-se na cultura mexicana
Peças da coleção Colmena trazem cores e texturas variadas que apoiam-se na cultura mexicana (Foto: Fabian Martínez)

A coleção Tacubaya é a mais recente lançada pelo estúdio. Foi inspirada na era de Ouro, o período mais elegante, audacioso e inspirador da história do México. A Difane procurou evocar essas características nas peças da coleção e propagar o estilo arquitetônico dessa época por meio de um design que transforma componentes naturais em objetos de desenho urbano contemporâneo. 

Ouro do México
As peças da coleção Tacubaya foi inspirada na era de Ouro do México (Foto: Cheli Gonzalez)

A série foi uma colaboração entre as duas fundadoras da Difane e alguns estúdios mexicanos renomados, como Ad Hoc, Bestia, Colección Estudio, Raúl de la Cerda e Rres. A essência dos designers é expressada na identidade de cada uma das peças, preservando um único ponto em comum: materiais honestos, formas orgânicas e elementos geométricos. 

Tapetes, sofás, poltronas, banquetas, mesas de centro, apoio e jantar fazem parte da coleção. O design de cada peça é quase uma obra de arte. 

coleção Tacubaya
O entorno e cenário destruído da coleção Tacubaya ressalta ainda mais a beleza de cada peça (Foto: Cheli Gonzalez)

O mais interessante é que, para fotografar a campanha, foram escolhidos ambientes abandonados e destruídos, revelando e destacando ainda mais a beleza e a perfeição de cada móvel e objeto de decoração.  

A Difane traz, através do seu olhar e curadoria, peças que são tendência para estes próximos anos. As linhas orgânicas e as formas inusitadas tomam o lugar do que antes eram linhas retas e design minimalista.  Ressaltar a cultura, as técnicas manuais e os materiais locais através do design e da arquitetura vem sendo chave para os novos tempos pós-pandemia. 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *