Menu
Projetos e Obras
Busca

O interior da mesquita de Abu Dhabi (Foto: Bárbara Cassou)

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Os encantos e a arquitetura da mesquita de Abu Dhabi

22/11/2021

Uma obra de arte em formato de arquitetura. A mesquita de Abu Dhabi é um dos lugares mais bonitos do mundo para visitar. Confira!

A mesquita de Abu Dhabi (Sheikh Zayed Grand Mosque) é o maior ponto turístico da cidade. É uma grande obra destinada para a religião islâmica, que surpreende por sua beleza, arquitetura e tamanho. 

Sua construção também veio como simbologia da religião islâmica e uma mensagem de paz, tolerância e diversidade. É referência da arquitetura moderna islâmica no mundo.

mesquita de abu dhabi
O pátio e entrada principal para o salão de rezas da mesquita de Abu Dhabi (Foto: Bárbara Cassou)

A arquitetura da mesquita é a combinação harmoniosa de diferentes escolas de arquitetura islâmica. É a perfeita mescla entre a arquitetura pós-moderna com raízes culturais islâmicas antiga. A melhor fusão entre o passado e o presente. 

Foi nomeada de Sheikh Zayed Grand Mosque, em homenagem ao Sheikh Zayed, pai dos Emirados Árabes. 

mesquita de abu dhabi
A mesquita de Abu Dhabi é interamente branca esculpida em mármore (Foto: Bárbara Cassou)

A mesquita está localizada na entrada de Abu Dhabi, visível entre as três principais pontes que conectam à ilha com o restante da região (as pontes Maqta, Mussafah e Sheikh Zayed).  

Conheça também o Museu do Louvre em Abu Dhabi, outro ponto turístico importante por lá

Seu ponto estratégico também é uma expressão emocional por ser o coração dos Emirados Árabes

Sua cor branca pura se dá através de um mármore da Macedônia, tornando esta mesquita tão especial e diferente das demais. O branco foi usado como símbolo da pureza e piedade. 

Cada detalhe dela foi minusciosamente pensado e projetado. É uma obra de arte em forma de arquitetura e edifício religioso. 

mesquita de abu dhabi
As paredes e colunas da mesquita são esculpidas com ornamentos em mármore em formatos de flores (Foto: Bárbara Cassou)

Os ornamentos da mesquita são todos feitos em mármore colorido, criados a partir de sofisticadas técnicas de lapidação e decoração. 

Além do mármore, outras modernas técnicas do uso de diferentes materiais foram trabalhadas, como vidro esculpido e mosaico. 

mesquita de abu dhabi
A cúpula principal localiza-se no topo do salão principal da reza (Foto: Bárbara Cassou)

Há 82 cúpulas de diferentes tamanhos e formatos pela mesquita. A maior cúpula está localizada bem no centro do local da reza na mesquita. As janelas alongadas abaixo das cúpulas permitem que a luz natural entre nos salões das rezas. 

mesquita de abu dhabi
O interior da mesquita de Abu Dhabi (Foto: Bárbara Cassou)

O interior das cúpulas apresentam obras de arte tradicionais marroquinas feitas em gesso. No interior delas estão representados versos do Alcorão Sagrado moldados no mesmo gesso e pintados na cor dourada. 

Outras cúpulas são encontradas na grande fachada e outras entradas. Também há quatorze cúpulas em vidro verde incorporadas ao telhado das instalações subterrâneas. 

mesquita de abu dhabi
Cúpulas na grande fachada e laterais da mesquita (Foto: Bárbara Cassou)

No salão principal da reza há o maior tapete do mundo. Conta com 5.700 metros quadrados sem emendas, feito de 70% de lã e 30% de algodão. Sua criação e fabricação foram feitas em dois anos de trabalho, sendo: o desenho em oito meses, a atadura em 12 meses e o restante do tempo para transportar, cortar e tecer as peças. 

mesquita de abu dhabi
Maior tapete do mundo encontra-se no salão principal da reza (Foto: Bárbara Cassou)

Nele foi desenhado o medalhão islâmico feito por um artista e fabricante de tapetes da terceira geração, Dr. Ali Khaliqi. Foi preciso 1.200 artesãos para a fabricação do tapete. 

A Sheikh Zayed Grand Mosque é uma obra perfeita entre a arquitetura atual mantendo as raízes culturais passadas. Pessoalmente, foi um dos lugares mais bonitos do mundo que já visitei até agora. Se não, o mais bonito! 

Se você está de passagem por Dubai, não perca a chance de passar pelo menos um dia em Abu Dhabi e descobrir as belezas e a arquitetura dessa obra de arte em formato de mesquita. 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *