Menu
Projetos e Obras
Busca
Mesas modernas

Recorte em círculo combina a perfeição do acabamento das bordas com a continuidade dos veios do porcelanato (Foto: Portobello S.A.) 

Portobello Matérias

Mesas modernas: leve a decoração dos ambientes a outro plano

08/02/2021

Descubra como as mesas modernas e a linha Planos, da Portobello, trabalham superfícies e possibilidades de forma ilimitada!

Entender que a casa pode ser bem simples, com peças que traduzem a união do casual e da arte. Essa é a premissa básica para as criações de Guilherme Wentz, designer de produtos que cocriou com a Portobello mesas modernas, atemporais e ilimitadas. E você deve descobrir todas as possibilidades delas.

Aperte o play abaixo para escutar todo o artigo:

Mesas são objetos tradicionais em qualquer projeto. No entanto, por que não levar o seu conceito a outro nível, que explore as características de peça de arte e móvel casual? Esse foi um dos questionamentos do designer, que entendeu que precisava ir além do comum, mas com simplicidade e descontração.

Neste artigo, você mergulhará nos conceitos do profissional que assina a linha Planos com a Portobello, que traz mobiliários que ocupam o espaço comum com os pés na inovação e o olhar para o que há de mais orgânico no ser humano.

Acompanhe!

O que caracteriza as mesas modernas?

Mesas moderna
Lateral do aparador da linha Planos evidencia a sutileza com que a superfície se desloca de nível (Foto: Portobello S.A.

Mesas modernas não são móveis estritamente modernistas ou contemporâneos, levando ao pé da letra ambos movimentos.

Esse tipo de mobília pode contar com muitos materiais, acabamentos, designs e propostas. O que vale é a intenção com o projeto.

Formatos

Mesas modernas precisam ir além do convencional. Não adianta querer apenas o tampo retangular ou redondo. Esses formatos, por mais funcionais que sejam, por si só não dão conta do recado.

Portanto, peças que explorem os planos desses antigos formatos, assim como desenhos que extrapolem o que é considerado convencional, são exemplos de um mobiliário moderno.

Mesas moderna
Mesas de centro e lateral formam uma sincronia de níveis e formatos modernos no ambiente (Foto: Portobello S.A.)

Materiais

Um material moderno é aquele que podemos explorar de maneiras inovadoras. Em geral, isso é possível com combinações de matérias-primas diferentes.

Nesse sentido, madeira, aço, acrílico e porcelanato são opções que têm os seus lugares no altar do design quando o assunto é modernidade.

Inclusive, o porcelanato já provou ser ilimitado, dos pisos e das paredes aos mobiliários.

Inovação

“Inovação” é uma palavra de ordem em mesas modernas. Afinal, sem ela, a peça seria apenas mais uma no meio do mobiliário, sem oferecer nada de diferente do corriqueiro.

Dessa forma, mesas modernas contam com muito mais que uma marca pessoal do designer que assina essas peças.

Elas entregam a síntese das inspirações que o levaram a criar. E isso vale tanto para criações individuais quanto coletivas, como é o caso da linha Planos.

Design

Nesse quesito, a peça que traduz melhor o seu momento, o objetivo de uso e as próprias influências se dá melhor. A somatória desses quesitos deve ser algo que surpreenda e traga uma nova perspectiva para um móvel que, essencialmente, serve para fins comuns.

Como decorar com mesas modernas?

Mesas moderna
A linha Planos combina de forma singular com poucos itens, marcando um estilo decorativo casual (Foto: Portobello S.A.)

As mesas modernas expandem as possibilidades de decoração ao infinito. Como peças atemporais concebidas para serem casuais, elas prestigiam a inovação e a multiplicidade de usos.

Leve em conta a decoração do ambiente

Não há regras para decorar com mesas modernas. O importante é que o ambiente comporte as dimensões da peça e ela sirva como complemento ou contraste à decoração.

Contudo, alguns estilos decorativos se sobressaem para receber uma mesa moderna como peça-chave do ambiente.

Veja quais são os estilos que mais combinam com mesas modernas:

  • contemporâneo: o estilo é um encontro entre vários perfis decorativos, reunindo os avanços e o apelo funcional de cada um, culminando em peças originais;
  • modernismo: a desconstrução dos tradicionalismos é o ponto alto da arquitetura moderna, combinando bem com mesas atemporais;
  • minimalismo: assim como nas peças da linha Planos, o simples e o casual podem ser adotados para todo o ambiente;
  • neoclássico: pode ganhar ares mais modernos com mesas e outras peças que casam com a sua proposta.

Mesas moderna
O desnível no porcelanato faz o papel de bandeja, acomodando perfeitamente frutas e outros itens (Foto: Portobello S.A.)

Pense no propósito da área

A área onde será colocada a mesa moderna também conta muito na hora de decorar com essa mobília. Com uma proposta diferente para cada ambiente, o móvel deve atender aos usos básicos.

O benefício de mesas modernas, nesse caso, é que elas combinam em muito mais espaços do que peças de outros estilos. Elas trazem a ideia da mobilidade, renovação e destaque onde quer que estejam.

Veja os ambientes que combinam com mesas modernas:

  • áreas externas: varandas e demais espaços ao ar livre, com ou sem cobertura, podem receber mesas de diversos tipos, que coincidam com as propostas dos ambientes;
  • quarto: uma mesa pequena lateral, ao lado da cama ou em outra área do quarto, se ajusta totalmente ao ambiente;
  • sala de jantar: mesas de centro e aparadores são básicos nesse cômodo, fazendo-se necessários para qualquer ocasião;
  • banheiro: mesas pequenas são cada vez mais incorporadas a banheiros, provando-se funcionais e elegantes;
  • salas de estar: mesas laterais, de centro e aparadores são perfeitos para atender esse cômodo.

Como a linha Planos brinca com as superfícies em todos os sentidos?

“Eu acredito em produtos que são realmente pensados [para serem simples]. Acho que a chance de eles serem atemporais, ou pelo menos vencerem mais o tempo, é maior”. Assim o designer Guilherme Wentz traduz o seu propósito como profissional.

Com essa concepção de trabalho, Wentz desenvolveu em parceria com a Portobello a linha Planos. Pensada para resolver o complexo com produtos simples, as mesas modernas e a coluna de banheiro da linha brincam com superfícies na vertical e na horizontal.

As peças foram concebidas para aproveitar o que o porcelanato Portobello já oferece e explorar a sua coleção Unlimited, que tem as lastras como protagonistas. Isso dá mais vazão às inúmeras possibilidades e, como o próprio nome da linha já diz, eleva os projetos a outros planos.

Assim, a linha Planos une possibilidades ilimitadas, atemporalidade e simplicidade. Três marcas essenciais presentes na Portobello e no trabalho de Wentz, que deram as mãos nessa aposta despojada de mobiliários em porcelanato.

Todas as peças da linha Planos foram criadas priorizando texturas e cores para acompanhar um décor moderno. Assim, essas joias de porcelanato estão disponíveis nos acabamentos polido e natural, em tons terrosos e de mármore branco ou areia, com veios.

Mesas moderna
Coluna para banheiro é sólida e remete ao monolito do longa 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick (Foto: Portobello S.A.

Qual é o resultado do jogo de superfícies da linha Planos?

Agora, conheça todos os produtos da linha Planos.

Mesa de centro baixa

Trazer o relevo baixo é o mote da mesa de centro Planos — fazendo, assim, o papel clássico de decoração em estilo bandeja, com apenas uma superfície cortada.

Mesa de centro alta

A mesa de centro com relevo alto explora a outra ponta de seu projeto com superfície colocada para baixo.

Essa peça moderna segue a mesma premissa, expondo os veios do porcelanato cortado em harmonia nos “dois andares”.

Mesas moderna
Mesas da linha Planos podem ser usadas tanto individualmente quanto justapostas, o que enfatiza as superfícies em níveis (Foto: Portobello S.A.)

Mesa lateral

A mesa lateral Planos brinca com formatos e dimensões. A sua base triangular e aparente, em aço preto, dá o tônus da peça, enquanto a superfície redonda que acompanha os pés a completa.

O corte inteiro na superfície redonda cria um efeito de argola, fazendo com que as peças de porcelanato se equilibrem em planos diferentes, mas com a mesma leveza.

Aparador

O aparador da linha Planos foi concebido em duas medidas compactas e entrega o conceito das criações de Guilherme Wentz na medida certa. Ou seja, é pensado e feito para resolver o complexo de maneira simples.

Mesas moderna
A peça com recorte de superfície em uma das pontas oferece funcionalidade para diversos ambientes (Foto: Portobello S.A.)

Coluna

Para buscar novos formatos que o porcelanato permita, a linha Planos também conta com uma coluna para banheiro. A peça tem o objetivo de unir a modernidade de uma mobília com a funcionalidade exigida pela área.

Mesas moderna
Brincando com pesos e proporções em um lavatório atemporal (Foto: Portobello S.A.)

O cilindro preto atravessado por uma superfície de porcelanato em cor clara confere modernismo à peça.

A linha Planos foi um desafio para a Portobello e Guilherme Wentz, no que diz respeito a criar mesas modernas, mas sem fazer peças datadas.

O resultado dessa provocação trouxe diferentes planos como solução. E não apenas de design, mas, principalmente, de possibilidades.

O ano de 2021 também reserva parcerias ousadas. Descubra todas as propostas da próxima linha de revestimentos Portobello, assinada pelo jornalista Pedro Andrade!

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *