30.08.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Itens para uma mesa posta completa (Fonte: Westwing)

3 dicas de mesa posta essenciais para arrasar

 minutos de leitura
calendar-blank-line
30.08.2021
Você sabe como montar a mesa posta? Se está com dúvidas sobre como começar, confira as dicas do Westwing para conquistar seus convidados em qualquer ocasião!
minutos de leitura

Mesa posta é um termo usado para definir a montagem da mesa de jantar, através da distribuição correta de diferentes utensílios para servir em todas as refeições do dia. Ela pode ser organizada de ocasiões formais às informais, e até mesmo só para você! Afinal, não tem nada mais gostoso que comer em um espaço elegante e mais bonito, não é mesmo?

Por mais assustador que possa parecer, montar a mesa posta é mais simples do que parece, sabia? Com os artigos certos e criatividade é possível decorar a sua mesa de jantar da maneira como você preferir! Para deixar o processo mais simples e prático, confira 3 dicas exclusivas do Westwing.

O que deve ter numa mesa posta?

Para cada refeição do dia existe uma mesa posta ideal. Veja como montar uma mesa posta simples no almoço ou jantar:

  • Jogo americano ou sousplat
  • Prato raso (e fundo, quando servir sopa)
  • Colheres, garfos e facas apropriados para cada refeição
  • Copo de água ou taça de água
  • Taça de vinho tinto, branco e champagne
  • Guardanapos de tecido

Já no café da manhã ou chá da tarde, você precisará de:

  • Jogo americano ou sousplat
  • Talheres de sobremesa
  • Copo ou taça de água
  • Xícara com pires
  • Colher de chá
  • Guardanapos de tecido

Se quiser, você pode usar guardanapos de papel também. Mas, modelos feitos em tecido são sofisticados, indicados para quem deseja uma decoração mais requintada sem muito esforço.

Em cada ocasião, opte por estilos decorativos diferentes. Num almoço em família simples, por exemplo, a cor branca pode ser central no décor. Apesar de comum, este é o tom mais fácil de ornar e criar diversas combinações à mesa. Uma sugestão é usar jogos americanos de bambu e cores suaves, para deixar o espaço natural e elegante.

Mesa posta
Elementos feitos em materiais naturais e cores claras deixam a decoração da mesa posta mais sofisticada (Fonte: Westwing)

Pode parecer uma decoração simples à primeira vista, mas, na verdade, essa combinação é delicada e elegante!

3 dicas de mesa posta para arrasar!

Criar a decoração da mesa posta é sinônimo de cuidado. Não há quem não se sinta especial em um espaço montado com carinho e atenção! Dessa forma, você receberá seus convidados com ainda mais gosto, pode ter certeza. E eles, é claro, se sentirão acolhidos e confortáveis à mesa.

Se você nunca decorou a sua própria mesa antes e está buscando ajuda sobre como montar a mesa posta de casa, ou até mesmo para você que já é especialista e procura mais inspirações, confira três dicas que te ajudarão ter muito mais confiança.

1. Cuidado para não exagerar

Nunca posicione itens sem função à mesa ou talheres e louças fora do contexto do cardápio. O que isso quer dizer? A gente te explica!

O mais importante na montagem da mesa posta é manter o ambiente funcional para você, seus familiares e amigos. Portanto, mantenha apenas o que é essencial à mesa. Se o almoço terá salada, nada impede que você posicione um galheteiro ao centro, para que cada um tempere seu alimento por conta própria.

O problema é quando a mesa fica repleta de coisas sem sentido, como talheres e louças que não tem nada a ver com a refeição servida. Ou seja, se o prato principal não será sopa, não tem porque usar pratos fundos.

Portanto, antes da montagem de fato, é muito importante que você pense no alimento e bebida que serão servidos. Então, verifique as funções de cada talher, prato e outros utensílios para não errar na hora de compor a mesa.

E os acessórios decorativos? Eles estão liberados! Lembre-se, no entanto, que menos é mais. Arranjos de flores ao centro, caminhos de mesa e velas (comuns e não as perfumadas) são sempre bem-vindos, com moderação.

Mesa posta
Confira como montar uma mesa simples de modo prático (Fonte: Westwing)

2. Use cores e estampas na mesma tonalidade

Se você quer deixar a mesa posta mais colorida e divertida, mas tem medo de arriscar, a dica é combinar as estampas às cores dos utensílios. Um dos truques mais comuns é guiar a escolha da cor a partir do jogo americano ou sousplat.

Vamos supor que você escolheu um jogo americano azul. Na hora de combiná-lo, aposte em guardanapos e pratos com estampas na mesma tonalidade. Assim, você cria coesão e harmonia sem muito esforço.

Mesa posta
Talheres dourados ou furta-cor são tão elegantes quanto os prateados. Use em ocasiões especiais (Fonte: Westwing)

3. Não tenha medo de testar e errar

Para começar a montar a mesa posta, você não precisa de muito. Comece com o que você já tem em casa, estude mais sobre o tema e anote quais itens são necessários para complementar a decoração.

Você também não precisa ornamentar a mesa todos os dias, em todas as refeições. Comece aos poucos, sem se cobrar tanto. Erros acontecem! Se sua maior dúvida é em relação às cores, use um círculo cromático, ou aposte no branco tradicional.

Mas, acima de tudo, não se esqueça que a mesa perfeita é aquela que agrada o anfitrião da ocasião. Busque referências, crie composições diferentes e divirta-se!

Fonte: parceria Westwing

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

3 dicas de mesa posta essenciais para arrasar...

3 dicas de mesa posta essenciais para arrasar

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies