Menu
Projetos e Obras
Busca

Portobello Matérias

Mesa de porcelanato: conheça a nova peça da linha Harpa

20/03/2020

Descubra a nova mesa lateral da Portobello que traduz a força da natureza e a arquitetura vibrante da Islândia.

Distante e próxima. Esses são dois adjetivos que definem a nova mesa de porcelanato da linha Harpa. São palavras que também remetem ao processo de criação dessa peça icônica da Portobello. E você vai saber o porquê de usarmos esses termos para descrevê-la neste texto.

Como criar uma peça que seja íntima para o seu ambiente, próxima da sua decoração, mas ao mesmo tempo sinônimo de elemento único? Esses e muitos outros questionamentos levaram o Coletivo Criativo Portobello a realizar essa obra atemporal.

Rumo às inspirações distantes e hostis, mas cheio de tendências para o mundo do design, que um grupo de arquitetos, designers de interiores e decoradores parceiros da Portobello viram de perto, para descobrir os detalhes da criação da singular mesa de porcelanato Harpa!

A mesa Harpa é um mobiliário produzido na Officina Portobello, disponível no portfólio Portobello para todas as lojas da rede Portobello Shop.

Como as belezas da Islândia moldaram a mesa de porcelanato Harpa

Se você não conhece a Islândia, esse já é um indício de que o país é realmente distante. Pois foi lá que o Coletivo Criativo Portobello foi buscar referências e inspirações para traduzir em uma só peça a verdadeira essência desse lugar.

A natureza hostil

Essa estrada é distante, longa, fria e solitária, mas vale cada passo em busca das belezas da Islândia (Foto: PxHere)

Essa estrada é distante, longa, fria e solitária, mas vale cada passo em busca das belezas da Islândia (Foto: PxHere)

Considerado o país da dualidade fogo e gelo, a Islândia fica no Atlântico Norte, em uma região nórdica e afastada do verde das terras tropicais brasileiras. Ou seja, se aqui o que impera é o calor, por lá, a natureza é fria.

Apesar dos ventos congelantes e de muitos cenários inabitados desse país de 350 mil habitantes, suas terras são privilegiadas. A Islândia é repleta de vulcões e águas termais, o que dá o contraste natural entre céu gelado e terra e água quentes.

Ademais, com temperaturas abaixo de 0 ºC, só mesmo formas de vida resistentes a habitats hostis conseguem prosperar por lá.

Aos montes e por todos os quatro cantos do país, principalmente nos pontos inacessíveis, as rochas dominam a terra do gelo e do fogo. De cor negra muito escura, elas dão o toque bruto e a solitude que são típicos do lugar.

As riquezas naturais

No ar, frio; na água, calor. O contraste perfeito para sentir como é o clima islandês (Foto: PxHere)

No ar, frio; na água, calor. O contraste perfeito para sentir como é o clima islandês (Foto: PxHere)

A Islândia também é rica em basalto, uma pedra negra típica de regiões vulcânicas e muito resistente. Sua rigidez e superfície, muitas vezes plana, dão a singularidade desse símbolo islandês, que parece ser esculpido pela natureza local.

Se na terra as pedras são as rainhas, nas águas os blocos de gelo são os reis. Boiando como joias naturais à deriva, os grandes conglomerados em temperatura negativa complementam a atmosfera local, silenciosa e com uma harmonia hostil.

Em meio à frieza da Islândia, há também muita beleza, mas é preciso desbravar cada canto para encontrá-la. E foi isso mesmo que o Coletivo Criativo Portobello foi buscar por lá, trazendo a inspiração, as referências e a beleza natural desse país distante em uma nova mesa de porcelanato.

Como o Harpa Concert Hall influenciou a criação da nova mesa

Inspirado na natureza insólita desse país nórdico, o Harpa Concert Hall complementa de forma orgânica o visual islandês. A casa de concertos foi projetada pelo escritório Henning Larsen Architects junto à construtora Rambølly Art Engineering GmbH e ao artista dinamarquês-irlandês Olafur Eliasson.

A estrutura de aço e vidro

A fachada do Harpa Concert Hall e as águas do país parecem até irmãs gêmeas (Foto: PxHere)

A fachada do Harpa Concert Hall e as águas do país parecem até irmãs gêmeas (Foto: PxHere)

Juntos, eles deram forma a essa referência de arquitetura e design. No exterior do edifício, imensas estruturas de aço preenchidas por placas de vidro remetem ao basalto. As formas hexagonais assimétricas cumprem com fidelidade essa homenagem a um dos símbolos do país.

O gelo e as rochas típicas da Islândia dão os tons branco e preto. E é o design do Harpa Concert Hall que coloca um colorido para dar mais vida a esse centro cultural do país.

Em meio a muitas placas de vidro transparentes, o Harpa Concert Hall exibe peças em cores como verde, roxo, amarelo e azul. Esses são os tons mais expressivos da Aurora Boreal, um fenômeno da natureza que só acontece nos céus de áreas glaciais.

O interior vulcânico

Essa boca de vulcão você consegue escalar a hora que quiser, sem o risco de se queimar com lava (Foto: Dan Nguyen/Flickr)

Essa boca de vulcão você consegue escalar a hora que quiser, sem o risco de se queimar com lava (Foto: Dan Nguyen/Flickr)

Já o saguão da casa de espetáculos e as áreas como escritório, café e escadas, além de outras salas para eventos, trazem a cor negra típica do entorno dos vulcões. Grandes blocos de pedra, cimento negro e peças de aço na cor preta são empregados em cada um desses espaços, dando mais destaque ao design do interior da estrutura.

Se o Harpa Concert Hall foi criado com o intuito de representar o calor dos vulcões, ainda que dormentes, em sua sala principal, ele atingiu isso com esmero.

A sala de concertos principal é dotada de um vermelho lava, que contribui com o clima aconchegante do lugar, distante do frio dos cenários naturais do país. Com a sala cheia de espectadores, fica mais evidente a proposta calorosa do ambiente.

Como o Coletivo Criativo Portobello se inspirou para criar a peça

Fica até mais fácil ter boas ideias acompanhado da nova mesa de porcelanato da linha Harpa (Foto: Officina Portobello)

Fica até mais fácil ter boas ideias acompanhado da nova mesa de porcelanato da linha Harpa (Foto: Officina Portobello)

O Coletivo Criativo é um projeto da Portobello que reúne grandes profissionais de arquitetura e decoração em destinos conhecidos e inusitados pelo mundo para pesquisa.

Além de colocar em contato arquitetos, designers de interiores e decoradores, o projeto levanta as melhores ideias e inspirações para que, cada vez mais, conceitos se criem e peças sejam produzidas.

E foi em uma dessas viagens do Coletivo Criativo que a natureza hostil da Islândia e as referências do Harpa Concert Hall se reencontraram; assim, a mesa de porcelanato da linha Harpa nasceu.

A viagem aconteceu em 2018, com a equipe da Portobello e um grupo de profissionais, que criaram, em parceria, um produto que sintetiza a natureza distante da Islândia e tem o intimismo de uma peça única.

Qual é o conceito da mesa de porcelanato Harpa

A Islândia, o Harpa Concert Hall e o trabalho de uma equipe muito criativa resultaram nessa obra do design (Foto: Officina Portobello) 

A Islândia, o Harpa Concert Hall e o trabalho de uma equipe muito criativa resultaram nessa obra do design (Foto: Officina Portobello)

O conceito da peça remete às pedras de basalto, à estrutura do Harpa Concert Hall e à natureza  da Islândia. Um dos detalhes mais importantes da mesa esculpida em porcelanato é sua cor, que faz jus aos tons predominantes no país.

O tampo carrega tons vermelhos discretos em meio ao negro, que remetem ao encontro da luz com as rochas vulcânicas, lembrando em muito o aço corten, que tem uma ferrugem proposital como atrativo da superfície.

A peça tem o tampo atravessado por uma haste preta, que surge de um tripé em aço, lembrando em muito galhos de árvore secos, fazendo alusão à natureza da Islândia. Projetada como uma mesa lateral, a peça foi pensada para decorar diversos ambientes. Por isso, está disponível em quatro cores: Graphite, Mud, Rope e White.

A mesa também possui o anel metálico para acabamento, sendo ele produzido em inox com banho dourado.

Onde usar a nova mesa lateral de porcelanato

Detalhes sutis fazem toda a diferença na peça e facilitam na hora de decorar o seu ambiente (Foto: Officina Portobello)

Detalhes sutis fazem toda a diferença na peça e facilitam na hora de decorar o seu ambiente (Foto: Officina Portobello)

A mesa de porcelanato Harpa combina com diversos espaços, levando a atmosfera nórdica à decoração. Para além de uma peça decorativa, ela é muito funcional, com um conceito que une arte e usabilidade no ambiente.

Hall

As áreas dedicadas à recepção de pessoas e de trânsito comum são perfeitas para receber a mesa de porcelanato Harpa.

Discreta e, ao mesmo tempo, diferenciada, a peça combina perfeitamente com áreas com bastante iluminação natural.

Ao lado de materiais orgânicos, como madeira, e de jardins verticais, o móvel confere seu efeito de contraste ao local, sem perder sua elegância inspiradora.

Quartos

Esses cômodos harmonizam muito bem com a mesa de porcelanato Harpa. Quartos de cor cinza que usam o conceito de lighting design ajudam a dar mais ênfase à peça.

Anote toda a sua decoração e busque elementos que combinem com a mesa Harpa (Foto: Officina Portobello)

Anote toda a sua decoração e busque elementos que combinem com a mesa Harpa (Foto: Officina Portobello)

Salas de estar

A nova mesa de porcelanato Harpa dá um toque moderno e minimalista em salas de estar. Seja para apoiar um drinque, fazer uma breve leitura ou usar como suporte para decorações, ela é perfeita.

Para usar como peça de arte, você pode brincar com o contraste dos formatos, colocando objetos arredondados em cima do tampo hexagonal assimétrico. Fica excelente.

Sala de leitura

Essa peça traz o tom sóbrio, discreto e reflexivo que as terras geladas da Islândia inspiram. Por isso, a mesa de porcelanato Harpa faz um par perfeito com salas de leitura, que pedem, a priori, quietude, um clima que o móvel ajuda a criar.

O Coletivo Criativo Portobello se inspirou para reproduzir a essência da Islândia. O que mostra que a mesa de porcelanato Harpa faz jus à expressão “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé”, levando pelo menos um pedacinho desse país longínquo para a sua decoração.

Saiba mais sobre a mesa de porcelanato Harpa em nosso site!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *