05.08.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Semana da Sustentabilidade

Melissa Fazolino define sua arquitetura: "tem que transformar ambientes e a vida das pessoas"

 minutos de leitura
calendar-blank-line
05.08.2019
Parece fazer parte da rotina de todo profissional de arquitetura criar projetos para promover a satisfação de seus clientes. Para Melissa Fazolino, a profissão vai além: o ideal é transformar, de fato, as vidas das pessoas.
minutos de leitura

A ideia de que simples traços poderiam dar vida a toda uma edificação, encantava a arquiteta Melissa Fazolino quando criança. Hoje, com 11 anos de carreira, comandando seu escritório em Uberaba (MG), seu amor pela profissão se amplia ainda mais frente às realidades urbanísticas. Ela defende o papel do arquiteto na correta construção dos edifícios e espaços públicos com maior participação da população no processo, já que as pessoas estão mais conscientes dos impactos ambientais causados pelo crescimento das cidades. 

Paralelo às questões macrossociais, Melissa - casada e mãe de dois filhos -, preza, sobretudo, pelo conforto emocional de cada família nos lares que projeta. E confessa: "depois de passar por perdas na minha vida, comecei a dar mais valor às pequenas e grandes conquistas, à vivência familiar, e a respeitar os meus clientes, sempre procurando entender os seus anseios". 

Viagem em família é uma das prioridades da arquiteta (Foto: arquivo de Melissa Fazolino)
Viagem em família é uma das prioridades da arquiteta (Foto: arquivo de Melissa Fazolino)

Sua ligação profissional com o bem-estar das pessoas é tão importante que ela aponta a reforma do Hospital da Criança, de Uberaba, como o mais desafiador. O projeto já está concluído, e a obra, prestes a se iniciar. 

Quando falo que foi desafiador é pelo fato de se tratar de um hospital necessário para a sociedade, principalmente para os mais carentes. E como são ambientes destinados às crianças, que são tão inocentes e indefesas, isso mexe comigo. Quis fazer o melhor para proporcionar mais alegria a elas. Afinal, transformar um ambiente e a vida de alguém, é o que me move!

Hospital revitalizado para transformar vidas 

 O Hospital da Criança já existe há muitos anos e lá é feito todo tipo de atendimento e cirurgia. O projeto de reforma e revitalização, de acordo com Melissa, foi fundamental, pois atualmente as estruturas encontram-se muito danificadas e sem conforto para o público.

Projeto em 3D do Hospital da Criança, de Uberaba (Foto: arquivo de Melissa Fazolino)
Projeto em 3D do Hospital da Criança, de Uberaba (Foto: arquivo de Melissa Fazolino)

"Existem a ala de atendimento e internação, feitos pelo SUS, e a ala particular. Esses ambientes serão todos renovados, sem separação. Colocaremos painéis coloridos, pensados por uma equipe de publicitários, com temas específicos para cada andar, como Fundo do Mar, Volta ao Mundo, Viagem à Lua e Polo Norte", explica a profissional, completando que o projeto também conta com revestimentos em porcelanato da Portobello, como o Pietra de Firenze Off White, em toda a área, e o Cetim Bianco, nas paredes das áreas molhadas. 

Melissa explica que projetar um espaço destinado a cuidar de crianças fez com que ela se colocasse no lugar das mães, desejando ainda mais que o ambiente onde as mesmas passam horas e às vezes dias fosse o mais agradável possível e transmitisse energias boas e leves. "Quero muito ver nos olhos das crianças a magia deste novo espaço!", deseja a arquiteta, que faz questão de publicar aqui no Archtrends as imagens da reforma quando finalizada (já estamos ansiosos!).

Porcelanatos presentes

Sala projetada por Melissa Fazolino, com revestimentos da Portobello
Salas projetadas por Melissa Fazolino, com revestimentos da Portobello

Melissa faz questão de enfatizar que a Portobello sempre fez parte de seus projetos. Ela já participou, inclusive, de vários pré-lançamentos da marca em São Paulo, na época da Expo Revestir. "Também tive a oportunidade de conhecer a fábrica em Florianópolis. Nesta visita, pude comprovar o que eu já tinha certeza: a máxima qualidade e o extremo cuidado da equipe de criação para chegar na composição de cada produto a ser lançado", comenta a arquiteta.

A profissional conta ainda que ao elaborar um projeto, ainda na etapa preliminar, imagina os espaços com produtos específicos que se identificam com os clientes e com a ideia inicial da edificação. Na construção do 3D, aplica os produtos que idealizou para cada ambiente, apresentando, assim, a concepção final aos clientes. 

No Salone del Mobile Milano 2019, para se atualizar das tendências (Foto: arquivo de Melissa Fazolino)
No Salone del Mobile Milano 2019, para se atualizar das tendências (Foto: arquivo de Melissa Fazolino)

"A escolha do revestimento clássico marmorizado, apresentado no projeto abaixo, partiu inicialmente do estilo dos clientes e do estilo arquitetônico da casa. Acredito que eles estarão sempre presentes e atuais na arquitetura contemporânea. Em um outro projeto de cozinha, usei o Liverpool - por sinal, um dos meus favoritos. Quis dar requinte, leveza e trazer um pouco das características da arquitetura modernista da década de 60/70. Além disso, os proprietários foram participativos e detalhistas, o que fez toda a diferença no projeto", finaliza.  

Os porcelanatos estão sempre presentes nos projetos de Melissa
Os porcelanatos estão sempre presentes nos projetos de Melissa

Veja mais ambientes projetados por Melissa Fazolino com porcelanatos da Portobello:

 
 
 
 

Gostou de conhecer um pouco do estilo de trabalho desta grande profissional da arquitetura? Acompanhe também mais projetos em seu perfil no Archtrends!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Melissa Fazolino define sua arquitetura: "tem...

Melissa Fazolino define sua arquitetura: "tem que transformar ambientes e a vida das pessoas"

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Millena Ramos
Colunista
Jornalista

Jornalista colaboradora do Archtrends, formada pela UFAL. Pós-graduada em Língua Portuguesa pela Academia Alagoana...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies