06.04.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Os melhores revestimentos para uma sala aconchegante

 minutos de leitura
calendar-blank-line
06.04.2022
A Portobello tem os melhores revestimentos do mercado para quem deseja criar um projeto de sala aconchegante em casa. Confira 6 sugestões!
minutos de leitura

O que torna uma sala aconchegante? Não há uma única resposta para essa pergunta, já que a sensação que um ambiente transmite depende de um conjunto de elementos, como revestimentos, iluminação, cores, materiais, entre outros. Mas neste artigo a gente vai dar uma atenção especial aos melhores revestimentos para você criar a sala acolhedora dos seus sonhos.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Isso porque a escolha certa do revestimento para esse objetivo não depende apenas das cores, mas também do tipo de superfície, textura, formato, além de outras características.

Continue lendo para ficar por dentro!

Confira os melhores revestimentos para criar uma sala aconchegante

Quando se trata do piso e das paredes da sala, vale a pena investir nos revestimentos certos se você quiser trazer uma sensação de aconchego para o ambiente. A seguir, reunimos algumas sugestões para decorar salas de diversos estilos. Confira:

Horizontes Zanzibar

Com superfície mate e uma cor suave, o revestimento Horizontes Zanzibar é sinônimo de tranquilidade
(Projeto: Portobello S.A.)

A linha Horizontes tem a contribuição valiosa de Pedro Andrade, que é jornalista, apresentador e entusiasta da arquitetura.

Após viajar por mais de 60 países, ele compartilhou com a equipe da Portobello suas aventuras. Foram essas experiências que serviram de inspiração para a criação de peças que transportam a essência de cinco cidades por onde Pedro passou

Entre os revestimentos que compõem a coleção está o Horizontes Zanzibar. Por conta de sua cor suave e de sua superfície mate, transmite uma sensação de paz quando aplicado em ambientes como a sala de estar.

A inspiração veio da visita de Pedro a Zanzibar, nome do arquipélago localizado na Tanzânia, na costa leste da África. Embora a arquitetura das ilhas tenha recebido diversas influências (árabe, europeia e hindu), o visual é marcado pelas cores suaves.

Dessa forma, cria uma atmosfera voltada ao descanso junto das belas praias ao redor das ilhas.

Cobogó Mundaú

A peça não só tem um visual surpreendente como também reflete a identidade alagoana
(Projeto: Ana Paula Moreira/Portobello S.A. | Foto: Alessandro Gruetzmacher | CASACOR | MS 2021)

O Cobogó Mundaú foi criado a partir de uma iniciativa do Instituto A Gente Transforma, liderado pelo designer Marcelo Rosenbaum. A proposta era desenvolver produtos a partir da concha do sururu, um molusco patrimônio imaterial de Alagoas.

Foi a partir desse projeto que Marcelo Rosenbaum e o designer Rodrigo Ambrosio criaram a peça com o apoio da Portobello.

Ao ser usado em ambientes como a sala de estar, o cobogó contribui com a sensação de aconchego. Isso porque ele dá um charme especial ao mesmo tempo em que colabora com a luminosidade e ventilação do espaço.

Além disso, graças ao seu recorte vazado orgânico e seus tons indecifráveis, o Cobogó Mundaú aproxima a decoração da nossa identidade nacional.

Marea

Tons, texturas e elementos naturais são responsáveis por criar uma sala aconchegante
(Projeto: Studio A R Interiores/Portobello S.A. | Foto: Carolina Mossin)

O revestimento Marea possui os veios do mármore ao mesmo tempo em que remete ao movimento suave do mar e do vento por conta do seu relevo.

É como se ele reproduzisse as subidas e descidas do nível da maré, trazendo fluidez e aconchego para os ambientes.

Ao criar uma conexão com a natureza, ajuda a compor um espaço convidativo ao relaxamento. E por isso não poderia ficar de fora de um dos melhores revestimentos para uma sala aconchegante.

Gouache

Este projeto combinou revestimentos da linha Gouache em duas cores diferentes, Foret e Flamant
(Projeto: ND Haus/Portobello S.A. | Foto: Cristiano Bauce | CASACOR | RS 2021)

O revestimento Gouache é um ótimo exemplo de como superfícies com brilho também podem ser usadas para criar uma sala aconchegante.

Por estar disponível em várias cores, essa linha abre um leque de possibilidades para os espíritos criativos. E o relevo suave ajuda ainda mais a intensificar a beleza das cores.

Seja qual for a cor escolhida, a dica é ter cuidado na hora de combiná-la aos demais elementos da sala de estar. Criar um equilíbrio entre tons mais intensos e outros mais neutros costuma ser uma ótima ideia.

Janeiro Off White

O aconchego de uma sala de estar está diretamente associado ao uso de materiais com texturas naturais
(Projeto: Quintino Facci Arquitetos/Portobello S.A. | Foto: Carolina Mossin | CASACOR RIBEIRÃO PRETO | SP 2021)

O revestimento Janeiro, da linha Ipanema, traz um pouco da atmosfera da capital carioca para dentro de casa.

Com um olhar contemporâneo e criativo, Oskar Metsavaht, designer de moda e ambientalista brasileiro, inseriu o conceito neotropical nas superfícies em porcelanato.

Devido à reprodução das pedras portuguesas, de seu tom suave e de suas curvas irregulares, não poderíamos deixar essa opção de fora da lista de melhores revestimentos para uma sala aconchegante.

Seu poder se intensifica ainda mais quando combinado a outros materiais naturais como a madeira, artesanatos e texturas naturais.

Terralma Seridó

Nesta sala aconchegante, o revestimento em tom terroso e composição irregular se tornou o protagonista
(Projeto: Portobello S.A.)

O Terralma Seridó faz parte de uma coleção que buscou a essência da terra para criar uma conexão profunda com a matéria em seu estado bruto.

A partir disso, revelou características que fizeram a Portobello pensar em novas possibilidades para o conceito de revestir e criar uma linha que revela o poder da terra. E o Terralma Seridó é apenas um dos tons terrosos que compõem a paleta da coleção.

Os revestimentos em formato longilíneo podem ser unidos a filetes, criando uma composição irregular que traz movimento para as superfícies.

É claro que esses não só os únicos revestimentos da Portobello para criar uma sala aconchegante. No entanto, para sugerir os melhores revestimentos, a gente selecionou algumas das linhas mais recentes.

O que acha de continuar buscando inspirações? Confira outros projetos cadastrados pelos profissionais que fazem parte do Archtrends!

Imagem de destaque: Revestimentos que reproduzem materiais naturais têm um papel fundamental na criação de uma sala aconchegante (Projeto: Granatti Junior | DreamBook Portobello 2022)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Os melhores revestimentos para uma sala aconc...

Os melhores revestimentos para uma sala aconchegante

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies