18.10.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Matheus Ilt, influenciador digital e apresentador do GNT, se destacou com projetos no estilo faça você mesmo. (Crédito: Divulgação/GNT)

11 dicas imbatíveis de Matheus Ilt, influenciador e apresentador do GNT

 minutos de leitura
calendar-blank-line
18.10.2021
Aprenda truques de decoração de Matheus Ilt, influenciador digital e apresentador do Arrasta Móveis, do canal GNT!
minutos de leitura

Decorar ao estilo DIY é com o influenciador Matheus Ilt. O jovem paranaense se aproveita do que tem à disposição, sempre com um custo que se encaixa à realidade de quem tem que colocar a mão na massa. E os resultados das criações do rapaz fazem bonito. Tanto que extraímos as melhores dicas de décor dele para você aplicar.

Se você ainda não sabe quem é Matheus Ilt, aqui vai um resumo: ele é de União da Vitória, interior do Paraná. É formado em jornalismo, mas adora mesmo o mundo da decoração. 

E no faça você mesmo ele é um especialista. Foi criando vídeos para suas páginas no Youtube e Instagram que ele conquistou a vaga de apresentador do programa Arrasta Móveis, no canal GNT.

Matheus Ilt transportou seus insights e criações de seus canais pessoais para o programa de televisão. E, neste post, fizemos um compilado de 11 dicas de um dos mais criativos influenciadores de decoração para você fazer como ele: DIY!

1. Pinte meia parede como nos projetos de Matheus Ilt

A pintura de meia parede ganha sempre um espaço nas dicas de decoração de Matheus Ilt. Para além da beleza que ela é capaz de carimbar em ambientes simples, a praticidade dessa pintura é ideal tanto para quem sabe pouco ou muito do assunto.

O mote do influenciador e apresentador é sempre usar fita crepe para demarcar a parede pela metade.

Mas Matheus Ilt não usa sempre a régua do 50/50 para esse tipo de décor. Em seus projetos pessoais e para outras pessoas, ele dá espaço para brincar com a faixas de diferentes proporções, de acordo com o ambiente.

Matheus Ilt
Arquiteta Fernanda Calazans também é adepta em modernizar ambientes com pinturas criativas em paredes (Projeto: Fernanda Calazans / Foto: Camila Santos)

2. Instale prateleiras finas em ambientes compactos

Um dos projetos de Matheus Ilt é o de seu próprio banheiro de apartamento. Na versão antiga ele estava caótico e cheio, mas o influenciador deu um bom jeito nele e otimizou o espaço com prateleiras estreitas.

Você pode levar essa amostra do apresentador como uma solução para quaisquer ambientes que sejam estreitos. Ou seja, tais cômodos precisam de ergonomia e organização fácil, que se resolvem, em boa parte, com a aposta de Matheus.

As prateleiras não precisam ser necessariamente peças novas e nem criadas para esse fim. Você pode improvisar com porcelanatos, caibros, madeira e outros materiais que combinem com o ambiente, e que sejam compactos para facilitar a sua vida.

3. Envernize a madeira para as áreas úmidas

Matheus Ilt simplifica o complicado. Assim as ideias do influenciador saem do papel e ganham corpo em seus projetos DIY.

Nessa levada, a proposta de Matheus para banheiros inclui até mesmo usar materiais considerados complicados para alguns fins. A exemplo da madeira em banheiros e cozinhas.

Matheus Ilt dá uma solução rápida para as limitações do material. Para áreas com umidade, a dica prática dele é proteger a madeira com vernizes ultrarrepelentes a líquidos. O que duas ou três demãos fazem é incrível nesse sentido.

4. Experiencie o ambiente antes de decorar

Um dos conceitos que Matheus Ilt usa e que é muito valioso, é o de se apropriar do ambiente antes de colocar a mão na massa.

O que isso quer dizer? Ele “degusta” cada espaço com calma, para tomar suas decisões do que é mais coerente com o uso dos ambientes no dia a dia. Dessa forma, ele reúne ideias que partem sempre de necessidades práticas.

Portanto, na hora de querer decorar e reformar, sempre experiencie o ambiente antes de decidir qual será o piso, o revestimento, as cores e outros detalhes.

5. Explore diferentes layouts nos cômodos

Essa dica de Matheus Ilt combina com a ideia de transformar ambientes de maneira gradual. Porque trocar o layout todo de uma só vez causa muito trabalho e, na maioria das vezes, retrabalho.

Assim, depois que você avaliar bem os tipos de mudanças que pode fazer em seu ambiente, basta testar alguns layouts. Sempre leve em conta as metragens de móveis, decorações e outros itens, além das dimensões do espaço.

Algumas vezes, trocar uma estante ou poltrona de lugar já é capaz de causar um bom impacto positivo no visual. Então, o que resta é colocar a mão na massa em outros aspectos, como pintura e iluminação.

Matheus Ilt, quarto decorado
Mudar a posição da cama pode ampliar o espaço do quarto (Projeto: Portobello S.A.)

6. Deixe a parte elétrica com os especialistas

Precisa dar um jeito na fiação e tomadas dos seus ambientes? Quando o assunto é parte elétrica, Matheus Ilt é categórico: contrate um especialista na área.

O motivo é bem simples e direto: eletricidade traz riscos à vida e exige conhecimento técnico para um serviço de qualidade.

Chamar um eletricista para o serviço garante um sistema funcionando sem curtos-circuitos.

Mas não se acanhe. As lâmpadas, lustres, luminárias e tomadas devem ser adquiridas dentro do seu conceito de projeto. Assim ele vai manter a essência que você deseja por fora, com a qualidade necessária por dentro.

7. Reutilize e recrie itens usados

Considere esta dica como uma consultoria de Matheus Ilt. O que ele diz é: vá garimpar itens de segunda mão para economizar.

Essa jogada do apresentador tem origem em sua própria história, pois, enquanto ele morava com seus pais, foi o próprio que custeou muitos objetos de décor. Dessa forma ele se obrigou a aprender a reaproveitar itens que seriam até mesmo descartados como lixo.

Inspire-se em criações originais do apresentador, como as peças que ele reaproveitou para seu banheiro. Com uma porta de aço e vidro, ele criou um box, e com uma estante de aço, ele fez um gabinete para a pia.

8. Faça mudanças graduais

Na TV, Matheus Ilt precisa colocar em prática projetos de decoração que se encaixem nos prazos de exibição dos programas. Porém, ele evidencia que, em casa, a métrica é a inversa: sempre decorar gradualmente.

A deixa do apresentador demonstra que esse caminho dá menos trabalho e dor de cabeça para quem se arrisca a fazer o décor por conta própria.

Há basicamente duas razões para isso: você pode observar melhor como o ambiente se comporta com pequenas mudanças; e o serviço não fica pesado.

Essas dicas valem ouro para quem tem pouco tempo e quer deixar sua casa ou apartamento brilhando. Mas tudo tem seu tempo, e o apresentador mostra que ir no seu ritmo é a melhor escolha.

9. Use lâmpadas de tubo

As clássicas lâmpadas de tubo ganham novos espaços e usos com Matheus Ilt. O influenciador e apresentador aproveita esse formato que é muito convencional em garagens, escritórios e espaços comerciais para dar um toque diferenciado aos seus projetos.

Na concepção de Matheus, a lâmpada de tubo pode ser aproveitada em sua versão de LED. Dessa forma, ele abandona o velho sistema a gás, trazendo a sustentabilidade como mote.

Nos layouts modernos criados por Matheus Ilt, a lâmpada de tubo condecora tanto cozinhas quanto salas e quartos. Neste último ambiente, o jovem cria peças que fazem o papel de luminárias de mesa, móveis ou fixas.

Matheus Ilt, decoração com lâmpada de tubo
Decoração com lâmpada em formato de tubo ilumina bancada inteira (Projeto: Portobello S.A.)

10. Comece pela pintura

Entre as dicas de Matheus Ilt que funcionam para a maioria das pessoas decorarem com autenticidade, está fazer primeiro o mais simples. E para o influenciador digital do décor DIY, esse básico é a pintura.

Depois de você assistir a alguns programas e vídeos de Ilt, essa tese de que a pintura é fácil se confirma. Pois o jovem sempre dá a dica para as pessoas fazerem essa parte antes das outras e, em geral, o resultado é mais prático e evita erros.

O que deve ser visto com bastante atenção antes de pintar uma parede é o preparo da superfície. Passar massa corrida para vedar buracos e lixar a parede para nivelar e melhorar a aderência da tinta dão trabalho e fazem sujeira, mas não são impossíveis.

11. Decore com plantas

Matheus Ilt se declara um antenado nas tendências de décor, principalmente se baseando no que rola no Pinterest. Porém, ele não faz disso um fator limitante para suas aplicações: ele dá a dica para se pautar bastante pelo seu gosto pessoal.

Nesse sentido, a urban jungle é uma forte tendência, contudo, ele se apropria dos vegetais ao seu modo. Cactos e folhagens são usados de modo que o ambiente não fique abarrotado.

Um dos ambientes onde Matheus Ilt usou dessa técnica de décor foi em seu próprio banheiro.

Matheus Ilt, decoração com plantas
Decoração recheada de plantas contribui para a qualidade de vida (Projeto: Carolina Steigleder e Olivia Moreno/Foto: Alvaro Miler/CASACOR)

Como você viu, o apresentador descomplica a vida tanto de quem precisa dar um tapa no ambiente quanto de quem quer aprender um pouco da arte da decoração. Marcenaria, pintura e outras escolas dessa área são aprendidas na prática pelo jovem.

E da mesma forma que Matheus Ilt conquistou seus espaços pessoais decorados no estilo dele, você pode conquistar o seu. Uma das mensagens que o apresentador deixa com o seu trabalho é que se ele faz isso com poucos recursos, a maioria das pessoas pode fazer. Essa é a alma do DIY: fazer o melhor com o que se tem.

Já que o assunto deste post é mão na massa, aprenda a fazer uma luminária retrátil de parede!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

11 dicas imbatíveis de Matheus Ilt, influenc...

11 dicas imbatíveis de Matheus Ilt, influenciador e apresentador do GNT

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies