Menu
Projetos e Obras
Busca
materiais hidráulicos

(Foto: Nicholas Worley)

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Um showroom de materiais hidráulicos nada comum, já imaginou?

18/04/2022

Com narrativa e referências na Revolução Industrial, o showroom de materiais hidráulicos da Coalbrook traz experiência e inovação em Londres.

O escritório de arquitetura Holloway Li assinou o projeto de um showroom baseado em experiência e espaço de coworking em Clerkenwell, área central de Londres. O estúdio inspirou-se nas formas e materiais da Revolução Industrial, concebendo um espaço para a marca de materiais hidráulicos Coalbrook.

Fachada do showroom da Coalbrook materiais hidráulicos
Fachada do showroom da Coalbrook (Foto: Nicholas Worley)

Coalbrook leva o nome da cidade de Coalbrookdale, local da primeira ponte de ferro do mundo e berço da Revolução Industrial na Inglaterra. 

A marca inglesa foi lançada com intuito de trazer um conhecimento e experiência na indústria de artigos para banheiro, com design e qualidade. Leva peças modernas e elegantes, mas acessíveis para qualquer projeto arquitetônico no quesito materiais hidráulicos. 

Vendo o conceito da marca em que estava se projetando, o estúdio de arquitetura Holloway Li trouxe para o projeto elementos industriais visíveis. Inspirou-se nas chaminés que se elevavam sobre os horizontes das cidades inglesas. No calor das fornalhas e casas de máquinas e a áspera textura cinza das pedreiras. 

materiais hidráulicos
Subsolo com “caldeiras” fictícias servem para expor os produtos dentro da narrativa do showroom (Foto: Nicholas Worley)

Holloway Li entrou a fundo nessa narrativa, mesclando historicismo, decoração e processos digitais. Trabalhou em colaboração com uma rede de mestres artesãos para trazer a materialidade destes cenários à realidade. 

Também evitou de entrar no conceito comum de showroom e partiu para uma loja com experiência e storytelling, ainda que os produtos vendidos ali fossem metais e materiais hidráulicos.  

O estúdio de arquitetura pesquisou a história das formas e processos industriais para criar essa narrativa para a marca. O espaço foi projetado em torno de uma série de “moldes” industriais, usados para exibir os produtos. 

materiais hidráulicos
O showroom inspira-se na era da Revolução Industrial (Foto: Nicholas Worley)

O térreo parece ser parte de uma paisagem de chaminés industriais. Módulos nas vitrines remetem à parede de um banheiro vitoriano, porém são feitos em painéis de resina laranja e âmbar.

O porão é um espaço escuro com uma atmosfera de casa de máquinas subterrânea. Aqui, o estúdio o ocupou projetando duas grandes “caldeiras” e painéis de parede moldados em ferro fundido.  

Todo o interior do espaço foi concebido devido à colaboração com outras empresas locais e artesãos altamente especializados na Inglaterra. 

Os moldes de resina, por exemplo, foram resultado de uma colaboração com uma empresa que normalmente faz interiores moldados para ônibus de Londres. 

A Holloway Li modelou a forma tradicional de um banheiro vitoriano digitalmente, que foi então fundido em resina âmbar e vermelha.

materiais hidráulicos
A exposição icônica de alguns produtos nas placas de resina laranja (Foto: Nicholas Worley)

O estúdio foi fundado pela dupla criativa de arquitetos de interiores Alex Holloway e Na Li. Eles atuam com o estúdio abrangendo uma diversidade de espaços dentro do varejo, hospitalidade e residências na Inglaterra.

No projeto para o showroom da Coalbrook os arquitetos exploraram formas e atmosferas que têm lugar na memória cultural coletiva. As formas industriais são marcadas por uma era passada, mas presente até hoje na mente das pessoas. 

materiais hidráulicos modernos aparentes
Sala para atendimento ao cliente (Foto: Nicholas Worley)

Hollaway Li interpretou a marca e criou um showroom fora do comum, traçado a uma narrativa e levando a Coalbrook de volta ao coração industrial da Grã-Bretanha. 

Ao fazer isso, eles reinventaram a tipologia do showroom básico, criando um espaço memorável para experimentar a história da marca e ver os produtos com outros olhos. 

Sentiu-se inspirado (a) por esse estilo arquitetônico? Confira também o nosso texto de como aplicar o estilo industrial na arquitetura.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *