Menu
Projetos e Obras
Busca
Mármore calacatta

As novas lastras da Portobello reproduzem o mármore calacatta (Projeto: Jayme Bernardo e Glei Tomazi)

Portobello Matérias

Mármore calacatta: conheça as lastras que interpretam esse material atemporal

16/12/2020

Ambientes encantadores e refinados podem ser criados com as lastras da Portobello que reproduzem o mármore calacatta. Saiba mais!

Com uma beleza exótica, o mármore calacatta tem fundo branco e veios cinzas, em tons esbranquiçados. Por remeter a dinamismo e tranquilidade, a pedra é muito utilizada no revestimento de banheiros, salas e até mesmo ambientes de saúde, como clínicas médicas.

Inspirada na beleza do mármore calacatta, a Portobello lançou uma linha de lastras que reproduzem esse tipo de pedra. Por terem grandes dimensões, essas peças de porcelanato podem ser utilizadas para revestir superfícies inteiras, reduzindo o uso de rejunte e ampliando visualmente os espaços.

Agora ficou mais fácil de ter o mármore calacatta presente nos seus projetos. No entanto, antes de apresentarmos a nova linha de lastras da Portobello, falaremos um pouco mais sobre essa pedra exótica. Continue a leitura para se encantar!

A origem do mármore calacatta e as suas características 

Mármore calacatta
O mármore calacatta tem origem na Itália e se destaca pelo fundo branco com veios em cinza (Foto: Portobello S.A.)

O mármore calacatta, conforme explicamos, é de fundo branco e veios acinzentados. Em alguns casos, também são vistos detalhes em cores que puxam um pouco para o dourado.

A pedra é originária da Itália, mas já ganhou o mundo por sua beleza. Hoje em dia, o mármore calacatta está entre as pedras que mais são buscadas por arquitetos, decoradores e clientes finais, que desejam utilizá-lo em projetos que primam pela elegância.

As principais pedreiras de calacatta são encontradas em Apuan, na Itália. Entre elas, destaca-se a de Borghini, uma das mais antigas em operação na região de Carrara, caracterizando-se por reproduzir cortes que lembram o trabalho realizado na época dos romanos.

Assim como os demais tipos de mármore, o calacatta é uma rocha metamórfica, que recebe esse nome por conta de uma transformação físico-química sofrida pelo calcário exposto às altas temperaturas e à pressão.

Curiosidades interessantes sobre o mármore calacatta

Mármore calacatta
Michelangelo utilizou o mármore calacatta em alguns detalhes para esculpir a Pietà (Foto: Stanislav Traykov)

A beleza do mármore calacatta atravessa gerações! Prova disso é que ele é utilizado desde a antiguidade até os dias atuais.

O artista Michelangelo, por exemplo, utilizou a pedra em alguns detalhes de sua famosa escultura Pietà, que está localizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Aliás, uma curiosidade interessante sobre o mármore calacatta é que ele é muito parecido com outra famosa variação da pedra, a carrara. Ambos os modelos têm origem italiana, mas há um detalhe que os diferencia: os veios.

Enquanto o calacatta tem veios mais ousados e claros, em tons de cinza e dourado, o carrara tem traços mais densos e escuros, quase puxando para um acinzentado escuro ou preto.

Na arquitetura e no design de interiores, o mármore calacatta é muito utilizado para dar um toque de requinte aos ambientes. Afinal, é uma pedra bastante diferenciada, que cai bem em qualquer tipo de espaço, residencial ou comercial.

Os cuidados necessários para um ambiente com mármore calacatta são os mesmos que os de outras variações da pedra.

O principal deles é fazer a limpeza com água fria e detergente com pH quase neutro — em torno de 7 —, para não criar manchas.

Além disso, devido à porosidade do material, se algum líquido for derramado sobre ele, é recomendado que a limpeza seja feita no ato. Dessa forma, também se evita que o mármore fique manchado.

Conheça os modelos de lastras que reproduzem o mármore calacatta

Agora você pode ter ambientes decorados com as cores e veios do calacatta, tendo em vista que a Portobello lançou lastras que reproduzem fielmente esse mármore. Elas são sinônimo de elegância e requinte!

As lastras são superfícies contínuas de porcelanato, que servem para fazer o revestimento de paredes inteiras, até mesmo de fachadas. De tal maneira, não é necessário usar muito rejunte e fazer emendas, além de não se correr o risco de as placas desalinharem.

Essas peças medem acima de 90×180 cm e têm uma manutenção mais prática em relação ao mármore. Afinal, elas são mais fáceis de limpar e não mancham tão facilmente.

Além disso, as lastras são mais sustentáveis! Isso porque a extração do mármore agride a natureza e gera até 50% de desperdício do material. O mesmo não ocorre com as lastras em porcelanato, pois é necessário apenas uma retirada superficial da matéria-prima para a produção das peças. Veja mais na ilustração a seguir:

Mármore calacatta

Veja, a seguir, informações sobre as lastras da Portobello que reproduzem o mármore calacatta.

Calacatta Blanc

Belíssimos ambientes podem ser criados com as lastras Calacatta Blanc (Projeto: Portobello S.A.)

As lastras Calacatta Blanc trazem uma abordagem bastante elaborada, com os veios redesenhados para estarem em intensidades e posições meticulosamente projetadas, com textura ímpar.

Elas foram desenvolvidas para contrapor a dureza do material, por meio de mini ondulações e um esmalte que permite um toque mais suave.

Calacatta Blanc superou as expectativas de compor o clássico com o aconchegante, com uma textura perfeita para a aplicação na casa toda. Por ser uma monoporosa, as peças são apenas para paredes internas, proporcionando um acabamento supermate.

Você também pode utilizar as lastras Calacatta Blanc nas paredes internas de ambientes comerciais, como lojas e consultórios médicos.

O formato disponível é 90×270 cm, com acabamento mate e borda retificada.

Mármore calacatta
Banheiro com as superfícies contínuas das lastras Portobello na versão Calacatta Blanc (Projeto: Portobello S.A.)

Calacatta Puro Chain

Mármore calacatta
A criatividade pode ser explorada ao criar ambientes com a lastra Calacatta Puro Chain (Projeto: Portobello S.A.)

Sobre o mármore branco, a força e expressividade de intensos veios contínuos em tons de cinza são a marca da sofisticação. É isso que acontece com as lastras Calacatta Puro Chain da Portobello.

Para a sequência desses veios contínuos, a Portobello criou quatro faces de lastras Calacatta Puro Chain: A, B, C e D. Caso o local precise de mais de quatro lastras, é só recomeçar a aplicação começando pelo A. Então dá para fazer um painel gigante deixando o ambiente com um perfeito sequenciamento de veios, típicos de um mármore natural!

Em espaços residenciais, essas lastras podem ser usadas em projetos de ambientes diversos, como salas, cozinhas, banheiros e lavabos.

Mármore calacatta
Sequenciamento infinito dos veios das lastras Calacatta Puro Chain formam 4 lastras de superfícies contínuas (A,B,C,D) (Foto: Portobello S.A.)


Veja o resultado:

Mármore calacatta
Lastras que interpretam o mármore calacatta revestem paredes inteiras (Projeto: Portobello S.A.)

Em estabelecimentos comerciais com leve circulação de pessoas elas também são bem-vindas, trazendo um toque de requinte.

Por terem cor predominantemente branca, as lastras que reproduzem mármore calacatta são ideais para a aplicação em projetos de diversos estilos, como o clássico, o minimalista e o escandinavo.  

Você pode usar a criatividade para criar ambientes únicos, mas sempre com efeito luxuoso. O revestimento é encontrado no formato 120×260 cm, com acabamento polido e borda retificada.

Mármore calacatta
Veios contínuos das lastras que interpretam o mármore calacatta são ideais em projetos de diversos estilos (Projeto: Portobello S.A.)

Exemplos de decoração das lastras que reproduzem mármore na Mostra Unlimited Portobello

Para você se inspirar, trouxemos exemplos de aplicações dessas lastras marmorizadas em projetos desenvolvidos para a Mostra Unlimited Portobello. Aprecie!

Aplicação das lastras Calacatta Blanc em projeto de cozinha, por Paola Navone

Mármore calacatta
Cooking with Friends é o nome do projeto de cozinha desenvolvido pela arquiteta Paola Navone (Projeto: Paola Navone)

Na Mostra Unlimited, a arquiteta italiana Paola Navone lançou um espaço gastronômico batizado de Cooking with Friends. Nesse projeto, ela utilizou as lastras Calacatta Blanc para construir a mesa da cozinha.

A cor clara faz um contraponto com a tonalidade mais escura da lastra Rivoli, utilizada para revestir a bancada presente no ambiente.

Aplicação das lastras Calacatta Puro Chain em projeto de banheiro, por Jayme Bernardo e Glei Tomazi

Mármore calacatta
Um belo banheiro com lastras foi apresentado na Mostra Unlimited (Projeto: Jayme Bernardo e Glei Tomazi)

Também na Mostra Unlimited, os arquitetos Jayme Bernardo e Glei Tomazi projetaram um banheiro dividido em dois setores.

O primeiro é uma grande área ampla e um espaço aberto, convidativo e iluminado com a lastra Calacatta Puro Chain.

Já o segundo é um estágio mais íntimo e introspectivo, que tem como elemento principal a lastra Black Eclipse.

Veja abaixo:

Mármore calacatta
O contraste de cores com o uso das lastras da Portobello que reproduzem o mármore calacatta (Projeto: Jayme Bernardo e Glei Tomazi)

As lastras que reproduzem o mármore calacatta são realmente encantadoras e podem dar aquele toque de elegância que você tanto deseja em seus projetos.

A Portobello sempre conta com as melhores linhas de produtos para as suas obras! Por isso, acesse o nosso site e confira a ampla variedade de revestimentos e acessórios que temos para você.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *