10.05.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Inspirado no quartzito, o mármore brasileiro, o porcelanato Golden Quartz é um dos lançamentos de 2023 da Portobello (Projeto: Portobello)

Mármore brasileiro: as joias nacionais recriadas em porcelanato

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.05.2023
Das jazidas brasileiras à inspiração para revestimentos, o mármore brasileiro mostra a beleza das riquezas naturais do país. Conheça
minutos de leitura

Não é preciso ir muito longe para ter acesso à sofisticação das pedras naturais para revestir ambientes. Nosso país, com recursos naturais tão ricos e diversos, tem sua matéria-prima que também é conhecida como "mármore brasileiro": o quartzito.

As pedras brasileiras são valorizadas no mundo inteiro. Feiras de arquitetura e design as mostram como acabamentos desejados pela beleza única. 

Foi pensando em valorizar a matéria-prima nacional que a Portobello desenvolveu dois revestimentos inspirados no mármore brasileiro: Golden Quartz e Mont Blanc. Saiba mais a seguir.

Quartzito, o mármore brasileiro

exemplar de quartzito
Quartzito in natura, encontrado em Alpinópolis (MG) (Foto: Eurico Zimbres/Wikimedia Commons)

Conhecido como mármore brasileiro, o quartzito é uma rocha duríssima, de alta resistência mecânica e muita diversidade de cores e desenhos. A pedra consegue unir os veios evidentes do mármore com a já conhecida dureza do quartzo — que a compõe quase por completo.  

O quartzito se forma principalmente quando arenitos ricos em quartzo passam por um aumento de pressão e temperatura. Esse processo transforma os grãos da rocha em cristais. 

O quartzito é muito desejado na arquitetura por sua beleza ímpar e resistência mecânica.

Leia também:

Extração e custo ambiental

Os quartzitos brasileiros tiveram sua extração mais difundida ultimamente graças à tecnologia de maquinário. Isso porque, como são pedras mais resistentes, são mais difíceis de retirar do solo. Consequentemente, a extração e os cortes em marmoraria têm um custo muito alto - financeiro e ambiental.

A matéria-prima é muito abundante no Brasil, principalmente, em Goiás, na Bahia, em Minas Gerais e no Espírito Santo. 

O mundo de olho no quartzito brasileiro 

projeto com mármore brasileiro
Quartzito brasileiro desperta interesse fora do país (Projeto: Portobello)

Cada vez mais a beleza dos quartzitos brasileiros é valorizada. Feiras e mostras internacionais têm explorado muito as pedras brasileiras. O mesmo não acontecia tanto no mercado nacional. 

Até mesmo em eventos italianos, em que profissionais brasileiros vão para conhecer o mármore europeu, o público volta o olhar para as pedras brasileiras. 

Então, se o mundo está dando valor ao novo mármore brasileiro, por que o mercado nacional não daria? A Portobello valoriza, e muito, as belezas nacionais.

Golden Quartz: inspiração no mármore brasileiro para revestir sua casa 

Melhor do que ter o mármore brasileiro em si é unir a beleza da pedra com a qualidade e sustentabilidade do porcelanato. É o que a Portobello conseguiu com o seu mais novo lançamento: o porcelanato Golden Quartz. 

ambiente revestido com mármore brasileiro
Golden Quartz é um dos lançamentos da coleção Authentic (Projeto: Portobello

Golden Quartz é a versão da Portobello para o mármore brasileiro, inspirado precisamente no mármore Paraná Dolomítico. Na busca do quartzito ideal, surge uma interpretação única das características particulares desse mineral. 

Uma sensação de transparência insinua uma paleta dourada, imersa em camadas de tons greige, a cor que esfria os beges e esquenta os cinzas. Também tem nuances levemente rosadas e estética que remete ao vintage.

Suavidade na medida exata. Delicadeza das formas, que dançam em sincronia, com a força da matéria. Superfície irreverente para um olhar mais preciso, que revela detalhes impecáveis. 

Ora opaco, mate, ora refletindo a luz do ambiente, Golden Quartz recebeu pequeníssimos “diamantes” na versão com polimento. 

Presente na coleção Authentic, conta com granilha (fulget acrílico) apuntinante e nanobrilhos no acabamento polido. Já a superfície natural tem granilhas suaves e é indicada para o ambiente externo. 

O revestimento pode ser usado em pisos e paredes. Está disponível nos tamanhos 90 x 90 cm, 60 x 120 cm, 120 x 120 cm e na Lastra 120 x 270 cm. 

Mont Blanc: outra inspiração da Portobello no mármore brasileiro 

sala de jantar com piso de mármore
Elegante e minimalista, o mármore brasileiro Mont Blanc pode revestir ambientes inteiros
(Projeto: Portobello)

Da linha Quartzites, inspirada nos quartzitos brasileiros, o porcelanato Mont Blanc é outro destaque da Portobello. Mont Blanc reproduz o mármore de maneira fidedigna, mas sustentável. O já clássico quartzito branco aparece em peças de grandes formatos e Lastras de porcelanato. 

Mont Blanc é uma peça bem minimalista. O porcelanato Quartzites tem os veios marcados em tons de branco e nuances quentes de cinza. Eles se mostram ora mais quentes e ora mais frios, mas de forma bem sutil. 

Sua superfície revela a formação da pedra em camadas cruzadas. Elas podem destacar fragmentos de quartzo em tons suaves quanto o branco compacto. 

Sustentabilidade do porcelanato 

O mármore ou quartzito natural não é um recurso natural renovável. Ou seja, nem a natureza nem o homem conseguem refazê-lo ou regenerá-lo. 

Fora a potencial escassez num futuro próximo, há também o problema dos impactos ambientais da exploração do mármore ou quartzito. Sua retirada é feita em jazidas profundas, que não podem ser recuperadas. E se uma peça grande se quebrar, só poderá ser usada como mosaico ou em formatos pequenos. 

Já a extração da argila, matéria-prima do porcelanato, não é tão agressiva quanto a do mármore e outras pedras naturais. Além disso, no caso do porcelanato, é possível reincorporar os resíduos no processo fabril, com aproveitamento de 99,9%.     

E o porcelanato permite reproduzir perfeitamente mármores e quartzitos, de maneira muito mais sustentável.

O mármore brasileiro inspirou dois revestimentos Portobello: o Golden Quartz e o Mont Blanc. O primeiro faz parte da Authentic, grande lançamento da empresa em 2023. Conheça a coleção!  

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Mármore brasileiro: as joias nacionais recri...

Mármore brasileiro: as joias nacionais recriadas em porcelanato

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies