03.05.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
O mármore azul Palissandro é reproduzido no porcelanato de mesmo nome da linha Unique, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Mármore azul: Palissandro recria tesouro italiano em porcelanato

 minutos de leitura
calendar-blank-line
03.05.2021
O porcelanato Palissandro reproduz o famoso mármore azul de mesmo nome, proporcionando beleza e exclusividade aos seus projetos. Saiba mais!
minutos de leitura

Recentemente, na 2ª edição da Mostra Unlimited, a Portobello lançou um produto que está encantando quem é apaixonado por revestimentos. Trata-se de Palissandro, que faz parte das novidades da linha Unique.

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

O porcelanato Palissandro, que faz parte da nova Coleção Unlimited Experience, é uma reprodução do famoso mármore azul de mesmo nome, muito utilizado na arquitetura nos mais diversos ambientes.

A inspiração para esse lançamento vem da bela região de Piemonte, nos Alpes Ocidentais da Itália. Quer saber mais a respeito? Então, é só seguir conosco!

Conheça origens, características e curiosidades do mármore Palissandro

O mármore azul Palissandro é retirado de montanhas localizadas na região de Piemonte, na Itália
O mármore azul Palissandro é retirado de montanhas localizadas na região de Piemonte, na Itália (Foto: PxHere)

Palissandro, também conhecido popularmente como mármore azul, é originário da região de Piemonte, na Itália. Essa localidade esconde um verdadeiro tesouro natural, com características únicas, que não são encontradas em outros lugares.

O mármore Palissandro tem um fundo azul-claro, equilibrado por tons de bege e cinza-claro, que passeiam por sua superfície de forma bem suave.

Ele também possui veios delicados em cores mais intensas, que atravessam o desenho, evidenciado a sua exclusividade.

Esse mármore azul é uma rocha carbonatada metamórfica composta quase que na sua totalidade de calcita ou dolomito.

Nas estações de tratamento, a rocha é transformada por pressão e calor, se tornando totalmente cristalina.

Ao longo da história, o mármore Palissandro foi usado em diversas construções famosas, como as catedrais de Milão e Pavia.

Graças à sua elegância e heterogeneidade, atualmente ele é bastante empregado em projetos de luxo, especialmente para pisos, paredes, fachadas, escadas, móveis etc. Também pode ser combinado com outras pedras.

Confira a beleza desse mármore azul reproduzida em porcelanato

Uma sensação de aconchego e calma pode ser sentida por quem visualiza a reprodução do mármore azul Palissandro

Uma sensação de aconchego e calma pode ser sentida por quem visualiza a reprodução do mármore azul Palissandro (Projeto: Portobello S.A.)

Esse mármore azul é realmente muito bonito e chama a atenção pela sensação de calma e aconchego que proporciona.

A direção da Portobello, ao participar de um evento em Verona, na Itália, simplesmente se encantou com o mármore Palissandro.

A paixão pelo "azul dior" — como os italianos chamam a coloração da pedra — trouxe o desejo de reproduzir essa beleza em porcelanato.

Entenda os benefícios do porcelanato na decoração

Revestir pisos e paredes com porcelanato é bem interessante. Veja, a seguir, algumas das principais vantagens de optar pelas reproduções nesse material.

Sustentabilidade

Quando se fala em reproduções de pedras, como o mármore azul Palissandro, a sustentabilidade é o primeiro tema que vem à tona.

Isso porque a extração do mármore agride a natureza e gera desperdício de até 50% do material retirado das montanhas.

Com o porcelanato é diferente, tendo em vista que a fabricação desse tipo de produto exige apenas uma retirada superficial das matérias-primas. Isso sem contar que 99% do material é reaproveitado.

A partir de diferentes tipos de tratamento, o porcelanato consegue reproduzir qualquer material encontrado na natureza.

Agora, o mármore azul Palissandro também pode fazer parte dos seus projetos, mas sem que eles deixem de ser sustentáveis.

Fácil higienização

É muito fácil limpar o porcelanato. Para isso, deve-se sempre usar detergente neutro, saponáceo cremoso, água sanitária ou desinfetante com cloro ativo.

Também é importante evitar o uso de escovas ou vassouras com fibras ásperas ao limpar o revestimento. Assim, as peças não correm o risco de ficarem riscadas ou arranhadas.

Baixa absorção de líquidos

Ao contrário do mármore, o porcelanato é um material que não tem poros. Por conta dessa característica, é quase impossível esse revestimento absorver água e outros líquidos.

Logo, é fácil evitar que o porcelanato fique com o visual comprometido. Isso é excelente para as áreas molhadas da casa, como cozinhas e banheiros.

Encante-se com as múltiplas possibilidades do porcelanato Palissandro

O porcelanato Palissandro faz parte da linha Unique e se destaca pelas características cromáticas surpreendentes.

O novo produto da Portobello pode ser encontrado tanto no acabamento natural quanto no polido. Isso faz com que as possibilidades de uso sejam ilimitadas. Você pode usar a sua criatividade e conquistar resultados incríveis em seus projetos.

O porcelanato Palissandro está disponível para venda nos formatos:

  • 120×120 cm (grande formato);

  • 120×270 cm (lastra).

A escolha do lançamento em grande formato e lastra se deu pela possibilidade de todos os detalhes do mármore azul serem reproduzidos nessas peças, sem perder nenhum detalhe.

Como os grandes formatos e as lastras têm bastante área e não demandam muitas emendas, os veios percorrem as peças de forma contínua. Isso traz mais beleza e elegância para o seu projeto.

O produto também está disponível no formato de rodapé, com 20×120 cm, para que possa ser usado em acabamentos. Inclusive, essa peça serve como soleira para as portas.

Você pode usar o porcelanato Palissandro em áreas comerciais leves, com tráfego mediano e sem o trânsito de equipamentos, como lojas, escritórios, consultórios etc.

Os grandes formatos e as lastras também podem ser aplicados em paredes externas e fachadas. As características do mármore azul, com toda certeza, darão vida a lindos ambientes.

Encante-se com alguns ambientes que produzimos usando o novo porcelanato Palissandro a seguir.

Banheiros

Para os banheiros minimalistas, o porcelanato que recria o mármore Palissandro é uma excelente escolha
Para os banheiros minimalistas, o porcelanato que recria o mármore Palissandro é uma excelente escolha (Projeto: Portobello S.A.)

As tonalidades mais claras são ideais para os banheiros, principalmente os que seguem um estilo minimalista.

Com o Palissandro, as paredes e o piso do seu banheiro reproduzirão toda a beleza do mármore azul, com seus veios fazendo desenhos incríveis que chamarão a atenção de qualquer pessoa que entrar no ambiente.

Sala de estar

Combinações do Palissandro com outras linhas de porcelanato resultam em ambientes lindos
Combinações do Palissandro com outras linhas de porcelanato resultam em ambientes lindos (Projeto: Portobello S.A.)

As salas também podem ter as paredes revestidas com o Palissandro. Nesse caso, é possível fazer várias combinações. Um exemplo é com o porcelanato que reproduz madeira no piso.

Isso fará com que um dos ambientes mais aconchegantes da sua casa transmita as boas sensações da natureza. Incrível, não é mesmo?

Porém, caso prefira uma decoração com mais unidade entre as paredes e o piso, tudo pode ser revestido com o porcelanato que reproduz o mármore azul.

Sala de jantar

As refeições ficam ainda mais agradáveis em uma sala de jantar decorada com o porcelanato que reproduz o mármore Palissandro
As refeições ficam ainda mais agradáveis em uma sala de jantar decorada com o porcelanato que reproduz o mármore Palissandro (Projeto: Portobello S.A.)

Assim como na sala de estar, também é possível contar com os encantos de Palissandro no ambiente de jantar. Nesse caso, a composição com tonalidades diferentes no piso é uma opção das mais interessantes.

Caso deseje explorar ainda mais a relação do mármore azul com a natureza, não deixe de decorar o ambiente com muitas plantas.

Quartos

A decoração de quartos também fica bem atraente com o Palissandro
A decoração de quartos também fica bem atraente com o Palissandro (Projeto: Portobello S.A.)

Revestir os quartos com o porcelanato que reproduz o mármore azul Palissandro trará as características exclusivas dos Alpes Ocidentais da Itália para os ambientes mais íntimos da sua casa.

Ao usar esse porcelanato no piso e nas paredes, aposte em uma decoração mais discreta, como móveis e tecidos em tonalidades acinzentadas.

Ambientes de espera

A reprodução do mármore azul Palissandro é perfeita para ambientes como salas de espera em consultórios e escritórios
A interpretação do mármore azul Palissandro é perfeita para ambientes como salas de espera em consultórios e escritórios (Projeto: Portobello S.A.)

Antessalas ou ambientes de espera — como em escritórios e consultórios — ficam muito mais aconchegantes quando o Palissandro é usado no piso e nas paredes.

Outras linhas de porcelanato também podem ser usadas na composição, como as peças com tonalidades mais claras, que mantêm a atmosfera suave do mármore azul.

Essas são apenas algumas ideias para você usar o porcelanato Palissandro em seus projetos. Abuse da sua imaginação e do seu conhecimento para criar projetos únicos.

Veja Palissandro na 2ª edição da Mostra Unlimited

O Palissandro foi usado em um ambiente da 2ª edição da Mostra Unlimited
O Palissandro foi usado em um ambiente da 2ª edição da Mostra Unlimited (Projeto: Clay Rodrigues)

Recentemente, Palissandro também foi utilizado pelo arquiteto Clay Rodrigues em um ambiente criado especialmente para a 2º edição da Mostra Unlimited.

Inspirado pelo pavilhão alemão projetado pelo arquiteto Ludwig Mies van der Rohe para a Feira Mundial de 1929, sediada em Barcelona, Rodrigues desenvolveu um ambiente com pegada modernista.

Ele revestiu as paredes do espaço com a lastra Palissandro. Também aplicou um tensoflex na parede ao fundo desse "cubo", junto a um espelho central, que é sustentado dentro de um nicho e com pilares metálicos no mesmo formato dos desenhados para o pavilhão.

O piso foi revestido com o porcelanato Concrete White.

A luminária, que tem um ar industrial, e os móveis de apoio, com mármore verde assinados por Jader Almeida, completam o ambiente e garantem aconchego e sofisticação ao projeto.

Quer saber mais sobre o porcelanato que reproduz o mármore azul Palissandro e toda a nossa linha de produtos? Então, acesse agora mesmo o nosso site!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Mármore azul: Palissandro recria tesouro ita...

Mármore azul: Palissandro recria tesouro italiano em porcelanato

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies