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Portobello Entrevistas

Mares n√£o navegados

02/03/2020

Em entrevista exclusiva ao Archtrends, o designer de joias Antonio Bernardo fala sobre a inovadora linha Atmosfera, em parceria com a Portobello.

Inova√ß√£o √© o principal valor da Portobello. O conceito de Inova√ß√£o Aberta nos leva a cocriar com grandes nomes da arquitetura e do design. Essas colabora√ß√Ķes podem ser, inclusive, multidisciplinares. √Č o caso da mais recente parceria, com o designer de joias carioca Antonio Bernardo. A admira√ß√£o da Portobello pelo seu trabalho √© de longa data, pelo tra√ßo autoral e brasileiro.

Após um longo ano de desenvolvimento, que envolveu o uso de tecnologias nunca antes exploradas, lançamos em fevereiro de 2020 a linha Atmosfera, que combina, de maneira pioneira, porcelanato e metal. Confira, em uma entrevista exclusiva, o que Antonio Bernardo e Letícia Silva De Stefano, gerente do seu departamento de desenvolvimento de criação, acharam do processo e do resultado final.

joias antonio bernardo

Eduardo Scoz, gerente de arquitetura e branding da Portobello, conversa com Antonio Bernardo

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Pamela Golin, gerente de produto da Portobello, apresenta a linha Atmosfera para Antonio Bernardo

Archtrends Qual a sua relação com a arquitetura?
Antonio Bernardo Eu me lembro de ir para o col√©gio de √īnibus, quando crian√ßa, no Rio de Janeiro. Eram trajetos longos. O Brasil est√° sempre em constru√ß√£o, tem sempre uma obra perto de voc√™. √Č raro o lugar que voc√™ v√° e j√° esteja tudo pronto. No Rio de Janeiro, est√°vamos vivendo o momento dos pr√©dios com pilotis. Cada arquiteto se esmerava para fazer um projeto mais interessante com pilotis. Eu acompanhava isso tudo, andando de √īnibus. Tinha um pr√©dio que s√≥ tinha uma coluna central. Eu ficava encantado com essas coisas, gostava muito. Eu acompanhava, de uma maneira simpl√≥ria, porque n√£o era por leitura. Mas era meu olhar, o que eu observava nas coisas.

Archtrends E com o design de produto?
Antonio Bernardo Produto tamb√©m, sempre acompanhei, desde crian√ßa. Nos anos 1950 e 1960, o Rio de Janeiro era a capital da Rep√ļblica. Todas as embaixadas ficavam no Rio de Janeiro. O pessoal das embaixadas todo ano trocava de carro. Menino tem uma liga√ß√£o forte com autom√≥vel. E todo ano tinha modelos novos, aqueles rabos de peixe maravilhosos, de filme. Aquelas banheiras enormes. Era um fasc√≠nio para mim. Eu ficava pensando por que mudou, agora o farol √© deitado, antes o farol era em p√©. Coisas da minha cabe√ßa, que eu fico pensando at√© hoje. Tenho fasc√≠nio por muita coisa de design de produto.

Archtrends Você já fez algumas parcerias. Gosta de trabalhar além do universo das joias?
Antonio Bernardo Eu gosto de fazer parcerias porque √© um est√≠mulo externo. Temos os nossos est√≠mulos internos, mas quando fazemos uma parceria temos est√≠mulos externos, vamos entrar em contato com algo que n√£o conhecemos. S√≥ conhe√ßo eventualmente como consumidor, mas n√£o conhe√ßo as entranhas daquele produto. Ent√£o para mim √© muito interessante. √Č mais interessante ainda quando de fato √© uma parceria. No caso da Portobello, houve uma integra√ß√£o muito grande entre o que eu propus, os desafios dessa proposta e como eles encararam esses desafios. Isso foi muito bacana.

joias antonio bernardo

Eclipse, da linha Atmosfera, parceria da Portobello com Antonio Bernardo

Archtrends O desenvolvimento da linha Atmosfera levou um ano. O seu processo de criação costuma ser longo?
Antonio Bernardo Às vezes eu faço uma parceria e o produto já sai praticamente pronto, mas não foi o caso da Portobello. Foi um ano de desenvolvimento. Eu propus coisas que ainda não haviam sido utilizadas pela empresa. Foi bacana como eles se debruçaram nesse desafio de conseguir realizar o que eu havia concebido. Foi longo porque estávamos caminhando em espaço desconhecido. Quando se está navegando por mares desconhecidos é assim mesmo, vai e volta, vai e volta.

Archtrends Qual a diferença entre criar joias e revestimentos?
Let√≠cia Silva De Stefano Nossa equipe de design passou por todo um processo interno, que depois foi para a Portobello, para a Portobello realizar no contexto deles. Os nossos trabalhos s√£o muito diferentes. √Č outro dia a dia, outro material, outra escala, outra fun√ß√£o. 

Archtrends Como ocorreu o convite da Portobello? Houve um briefing para um produto específico?
Antonio Bernardo Pior é que o convite veio totalmente aberto (risos).
Let√≠cia Silva De Stefano A gente foi conversando e a √ļnica coisa que a gente imaginou foi que o metal estivesse presente. Porque o metal √© o nosso material. Seria muito interessante juntar o metal e o porcelanato, pois o metal √© nosso objeto de trabalho e o porcelanato √© o objeto de trabalho da Portobello.

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Antonio Bernardo, LetieŐĆcia Silva De Stefano e a equipe da Portobello

Archtrends O que inspirou a linha Atmosfera?
Antonio Bernardo A Portobello já tinha em seu portfólio um filete de metal. Quando eu vi isso, pensei em desenvolver o metal de outras maneiras, que eles ainda não tinham desenvolvido. A inspiração também foi nosso próprio trabalho com joias. Decidimos que algumas joias nossas teriam a possibilidade de ser utilizadas no material deles. Na realidade, não as joias representadas, mas os raciocínios que utilizamos para fazer as joias. Nós solicitamos que eles olhassem nosso portfólio e selecionassem algumas peças que eles se identificassem.

Archtrends Como foi o processo de desenvolvimento até chegar nos desenhos finais?
Letícia Silva De Stefano Fizemos vários estudos, que foram evoluindo. A gente fez experiências ordenadas, com padronagens e aleatórias. O Antonio pedia para que soltássemos mais a forma, fomos soltando, evoluindo.
Antonio Bernardo O l√ļdico √© uma marca do meu trabalho. Eu n√£o queria ir pela padronagem. N√£o queria que a parede ficasse t√£o s√≥lida, eu queria mais fluido. Leve, solto. As minhas joias tamb√©m s√£o leves. A primeira vez que eu fui visitar a f√°brica, observei que tudo era duro, plano e de √Ęngulo reto. Me causou muita impress√£o. Eu tentei trabalhar isso. Do √Ęngulo reto n√£o conseguimos escapar, mas com os pain√©is tiramos ele de evid√™ncia. Quando eles viram os prot√≥tipos que n√≥s fizemos ficaram encantados. 

joias antonio bernardo

Ovni, da linha Atmosfera, parceria da Portobello com Antonio Bernardo

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Lua, da linha Atmosfera, parceria da Portobello com Antonio Bernardo

Archtrends Qual o papel do Antonio na criação?
Antonio Bernardo Hoje em dia, o meu trabalho é mais no desenvolvimento de ideias. Eventualmente eu faço um protótipo. Eu vou soltando várias ideias e a equipe vai trabalhando todas ao mesmo tempo. Tem uma pilha grande de descartados.

Archtrends Qual a sensação ao ver o resultado final? Ficou satisfatório?
Antonio Bernardo O dia que eu fui ver as peças foi emocionante. Vimos no tamanho real, já com inserção de metal. Sugerimos que tivesse duas cores, claro e escuro. O escuro ficou bárbaro. Foi uma parceria em que eles compraram o desafio e se esmeraram para fazer exatamente o que nós tínhamos concebido. Gostaram do projeto e foram fundo. Foi trabalhoso, para eles também. A Portobello não dominava a fabricação desse produto. Quebraram muitas ferramentas.

Archtrends Houve adapta√ß√Ķes do que voc√™s sugeriram?
Letícia Silva De Stefano Nós sugerimos uma calota, com profundida inteiriça. Não foi possível, mas eles sugeriram duas placas. Conseguiram o acabamento, o visual que atingiu o objetivo.
Antonio Bernardo Eles tomaram o desafio para si, se determinaram a conseguir. Descobriram uma maneira de manipular o metal para que ele se conformasse exatamente da maneira que nós havíamos pensado. Eu nunca teria pensado nisso. Isso que foi bacana, porque nós admiramos eles, eles admiraram a gente.

Saiba mais sobre Antonio Bernardo e conheça a linha Atmosfera.

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