Menu
Projetos e Obras
Busca

Foto de destaque: A manutenção e a limpeza de fachada garantem a beleza do revestimento cerâmico por mais tempo. Nesse projeto, foi usado o porcelanato Or de Cacau (Projeto: Romero Duarte)

Conteúdo Técnica

6 dicas de manutenção e limpeza de fachada com revestimento cerâmico

16/03/2022

Não sabe como fazer a manutenção e a limpeza de fachada com revestimento cerâmico? Veja dicas para mantê-la bonita por mais tempo!

A fachada com revestimento cerâmico é uma tendência de arquitetura, deixando os imóveis diferenciados e sofisticados. No entanto, para que esses produtos mantenham a beleza, é imprescindível os cuidados com a limpeza de fachada.

A correta manutenção de fachada envolve diversas etapas e deve ser feita de maneira criteriosa. Assim, garante que a vida útil do material será prolongada. Quer saber como fazer isso? Confira as dicas que reunimos!

Por que a manutenção de fachada é importante?

Com o tempo, é natural que a fachada se desgaste, devido à ação de inúmeras intempéries, como luz solar, chuva, ventos etc.

Se não forem devidamente cuidados, os revestimentos cerâmicos também podem acabar sofrendo com esses agentes, perdendo a beleza e tendo vida útil reduzida.

Além disso, a manutenção ajuda a manter a vedação em bom estado, evitando que surjam focos de infiltrações que possam colocar em risco o imóvel.

Por fim, é válido lembrar que uma construção com a fachada cuidada é mais valorizada no mercado. Isso é importante caso, algum dia, você decida vender o seu bem.

Limpeza de fachada, casa de dois andares com varanda, plantas
Quando bem executada, a limpeza de fachada garante a beleza e a durabilidade de diferentes tipos de revestimentos cerâmicos
(Projeto: Bia Guedes)

Como fazer a manutenção e a limpeza de fachada com revestimento cerâmico?

Já está convencido de que a fachada com revestimento cerâmico precisa de atenção para se manter em ótimo estado?

A manutenção é imprescindível em todos os tipos de superfícies desse tipo. Não é mais trabalhoso cuidar das que contam com revestimentos cerâmicos. Elas precisam apenas de ações específicas.

Confira quais são!

1. Comece com uma limpeza simples

A limpeza de fachada pode ser feita com os mesmos produtos que você usa para a higienização diária dos revestimentos cerâmicos do piso e das paredes da sua casa, como água e detergente neutro.

Lave a superfície com uma máquina de hidrojato (lavadora de alta pressão) de até 2.000 bar em leque. Nunca use o jato concentrado, pois ele pode danificar tanto o revestimento quanto o rejunte. Utilize o detergente neutro para ajudar nisso.

A aplicação pode ser feita pela própria VAP, com vassoura, rodinhos com espuma ou outros tipos de borrifadores. A secagem é feita pelo próprio sol; apesar disso, pode ser necessário usar um rodo para retirar o excesso de água.

Se ainda houver sujeira, deixe a solução de água e detergente agir por alguns minutos. Por fim, esfregue com uma vassoura de cerdas macias.

Os produtos EXT, Super EXT e Rampa (com coeficiente de atrito maior ou igual a 0,6) são mais difíceis de limpar. Por isso, eles não são recomendados para uso em fachadas.

Nesses casos, você não conseguirá fazer a limpeza usando apenas pano úmido. É preciso empregar vassoura, detergente neutro e água.

Limpeza de fachada, casa de dois andares em esquina, plantas
Água e detergente neutro são ótimos aliados na limpeza de fachadas. A mistura pode ser usada em diferentes tipos de revestimentos cerâmicos
(Projeto: Melissa de Angelis)

2. Proceda com a limpeza de sujeiras específicas

Existem algumas sujidades que tendem a ser mais difíceis de serem retiradas apenas com água e detergente neutro. Para cada uma delas, há produtos específicos que podem ser usados. Por exemplo:

  • ferrugem: tira ferrugem Manchester, Rust Out Piso Clean ou outro específico para uso em revestimentos cerâmicos;
  • resíduos de cal e cimento: Clean Max Multipiso ou Hidrorepel Removedor Remofácil Ácido Manchester;
  • graxa ou óleo: saponáceo cremoso (CIF ou Radium) e Veja Cloro Ativo;
  • tinta: thinner e água raz.

Lembre-se que, quanto mais antiga for a mancha, mais difícil será removê-la. Por isso, deixe os produtos agirem por algum tempo. E, claro, nunca aplique-os sem antes dilui-los em água.

O Clean Max Multipiso pode ser utilizado tanto em revestimentos esmaltados quanto polidos.

A máquina hidrojato não remove as manchas se não for usado junto o produto certo de limpeza. Em algumas situações, também é interessante aliar o uso da vassoura.

Limpeza de fachada, área externa
A limpeza pós-obra exige cuidado para não danificar o revestimento. Fique atento aos produtos permitidos de acordo com o material usado na fachada (Projeto: Portobello S.A.)

3. Entenda como funciona a limpeza pós-obra

A limpeza de fachada no pós-obra merece cuidado redobrado. Afinal, podem existir materiais abrasivos aderidos à superfície.

Por isso, comece retirando os resíduos soltos. Em seguida, faça a higienização com uma esponja ou um pano macio de algodão umedecido em água limpa.

Evite usar cerdas ou esponjas de aço, que podem riscar e danificar o revestimento.

Se os resíduos não forem totalmente retirados com água e detergente neutro, você pode utilizar saponáceo cremoso diluído e esfregar com uma vassoura de cerdas duras.

Deixe a mistura agir por 15 minutos, esfregue com a vassoura e enxágue completamente.

Outra opção é umedecer bem o local e remover os resíduos com uma espátula de plástico.

Caso os resíduos permaneçam, é possível aplicar Clean Max Multipisos, da Portokoll, ou Hidrorepel Removedor Remofácil Ácido, da Manchester, diluídos de acordo com a indicação de cada embalagem.

Deixe a mistura agir por 15 minutos e depois esfregue com uma vassoura de cerdas macias. Finalize enxaguando com água.

Limpeza de fachada, escadaria, plantas
Evite produtos que possam manchar ou danificar seu revestimento cerâmico, como os destinados a limpeza de alumínio (Projeto: Portobello S.A.)

4. Saiba o que evitar

Existem alguns produtos que não devem ser utilizados na limpeza de fachada com revestimento cerâmico. São eles:

  • com hidróxidos (sódio, potássio etc) em altas concentrações, pois podem causar alterações no brilho superficial de revestimentos polidos quando usados por mais de 10 minutos;
  • que possuam ácido fluorídrico e muriático, flúor e seus derivados, presentes em Semorin, Limpa Alumínio, Brilhol, Xampu de Pedras, Limpa Pedras, Limpa Vidros etc;
  • ceras ou impermeabilizantes sem a indicação e o acompanhamento profissional.

Os produtos com hidróxidos, ácido fluorídrico e muriático, flúor e derivados causam ataque químico nos revestimentos de forma irreversível. Nesses casos, somente a troca poderá reverter os danos à fachada.

5. Conheça as manutenções importantes

Além da limpeza, é fundamental que você realize a manutenção da fachada.

Existem alguns itens que são obrigatórios, como a inspeção de trincas nos rejuntes a cada dois anos. Caso sejam verificados problemas, será preciso fazer a remoção e a reaplicação do produto.

Também é importante inspecionar se há trincas nas cerâmicas. Se você observar o problema, a placa trincada terá de ser substituída por outra da reserva técnica, para evitar variações de tonalidade.

Procure ainda um profissional habilitado para avaliar a extensão das trincas quanto à possibilidade de comprometimento da estrutura da base.

Aproveite para verificar se os revestimentos estão com som de oco — porque, nesse caso, também será necessário fazer a substituição de peças.

Antes da limpeza pesada, inspecione como estão as juntas de dilatação. Se for preciso, troque o elemento de vedação (poliuretano, EPDM, mastique ou outro).

Normalmente, as juntas de poliuretano costumam durar de cinco a dez anos e as de EPDM de dez a 20 anos. Contudo, dependendo do local onde a construção foi feita, esse tempo pode ser menor, por isso é tão importante realizar essa verificação.

Essas são manutenções obrigatórias para manter sua fachada com revestimento cerâmico bonita e segura. Existem outras que são opcionais, mas que também podem ser feitas, como:

  • inspeção de manchas a cada dois anos, substituindo as placas manchadas;
  • troca, em média, a cada 20 anos, que é a vida útil mínima estimada pela NBR 15.575-1. Após esse tempo, os custos com manutenção tendem a se elevar. Porém, se você tomar os cuidados necessários, poderá aumentar essa durabilidade por algumas décadas.
Limpeza de fachada, casa com fachada amadeirada
A manutenção adequada ajuda a aumentar a durabilidade dos revestimentos em décadas, mantendo sua fachada bonita por mais tempo
(Projeto: Portobelo S.A.)

6. Tenha cuidado com a altura

Um ponto importante quando for fazer a limpeza da fachada é considerar os cuidados básicos com a altura. Dependendo da altura da construção, serão necessárias técnicas diferentes.

Se sua casa não é muito alta, você pode limpar usando extensores com escovas acopladas na ponta e uma escada.

Já em edifícios com alturas maiores, é necessário locar andaimes, sendo imprescindível o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Outra opção é a utilização de equiamentos de alpinismo. De qualquer forma, a contratação de uma empresa especializada é indispensável.

Mesmo que você use uma máquina de hidrojato, é importante investir em extensores para vassouras e esponjas, pois ela, sozinha, não será capaz de realizar a limpeza adequada.

A periodicidade dependerá das características da sua fachada e do local onde sua construção se encontra.

Em geral, realizar a higienização a cada dois anos costuma ser o suficiente. Caso a região tenha muita poluição, terá de ser feita com mais frequência.

E então, gostou dessas dicas de limpeza de fachada com revestimento cerâmico? Aproveite para conferir nosso conteúdo sobre os benefícios das fachadas ventiladas!

Foto de destaque: A manutenção e a limpeza de fachada garantem a beleza do revestimento cerâmico por mais tempo. Nesse projeto, foi usado o porcelanato Or de Cacau (Projeto: Romero Duarte)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *