Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

MAAT: tudo sobre o mais novo museu de Portugal

16/08/2019

O mais novo museu de arte contemporânea de Lisboa, é um mix entre uma arquitetura que se camufla e se destaca ao mesmo tempo. Ficou curioso para entender melhor sobre essa mistura? Confira todos os detalhes arquitetônicos e conceituais agora mesmo!

O mais novo museu de arte contemporânea de Lisboa, é um mix entre uma arquitetura que se camufla e se destaca ao mesmo tempo. Ficou curioso para entender melhor sobre essa mistura? Confira todos os detalhes arquitetônicos e conceituais abaixo!

Museu MAAT em Lisboa

MAAT – Arquitetura, Arte e tecnologia em uma perfeita inserção na paisagem

O MAAT — Museu de arte, arquitetura e tecnologia — é uma obra com características futurísticas e ousadas localizado às margens do Rio Tejo na capital Portuguesa. A ideia principal da arquiteta responsável — a britânica Amanda Levete — era que o edifício passasse despercebido, entregando-se à paisagem natural.

Museu MAAT em Lisboa

Uma arquitetura leve e cheia de movimento

Ao mesmo tempo em que o museu respeita os traços do local onde está inserido, gerando uma permeabilidade visual, ele é um ponto de integração entre construção e usuário. A cobertura do edifício foi projetada para ser uma sala ao ar livre, onde os visitantes podem subir e apreciar a vista da cidade.

Museu MAAT em Lisboa

Perfeita harmonia com a cidade

Este mix criado entre obra que se camufla em perfeita harmonia com a paisagem, mas que se destaca conforme a integração humana se aproxima da arquitetura, é uma das grandes tendências arquitetônicas para o futuro — um exemplo similar é a Vinícola Antinori na Toscana.

Respeitar a inserção no local e construir algo que não funcionaria em nenhum outro lugar, é um dos grandes desafios da arquitetura. A obra enfatiza esses detalhes desde a escolha para o uso dos materiais até a sua forma final, enraizando o edifício no espaço.

Museu MAAT em Lisboa

A conexão da obra com a paisagem local

Os detalhes arquitetônicos ficam por conta do revestimento utilizado nas paredes que reflete a luz, é uma menção à cerâmica e às calçadas portuguesas.

Museu MAAT em Lisboa

Os detalhes da fachada que muda de cor conforme a luz refletida

A área total do museu é distribuída em 38 mil m², utilizados para exposições permanentes e intermitentes. Além de toda a parte artística, arquitetônica e tecnológica, o MAAT é um grande ponto de encontro, com diversas áreas públicas de permanência para os portugueses e turistas do mundo inteiro.

Museu MAAT em Lisboa

Espaços públicos criados pela arquitetura

Gostaram do projeto? Compartilhe com a gente a sua opinião sobre essa obra tão desafiadora.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *