27.10.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

LXFactory - o lugar mais cool de Lisboa

calendar-blank-line
27.10.2021
Já ouviu falar de um dos lugares mais procurados por turistas e locais na capital Portuguesa? Confira o LXFactory, a parada obrigatória em Lisboa!
minutos de leitura

Conferimos de perto esta atração que está se tornando um dos lugares mais badalados e procurados de Lisboa, se não até mesmo do próprio país. Mas, afinal, o que é o LXFactory?

É um espaço de trabalho cooperativo que é habitado por restaurantes, bares, galerias, livrarias e várias lojas-conceito. Situa-se no limite do Rio Tejo, a meio caminho entre o Cais do Sodré e Belém.

LXFactory (Imagem cortesia: Luiza Vegini)
LX factory (Imagem cortesia: Luiza Vegini)

O LXFactory era, até muito recentemente, nada mais do que uma antiga fábrica com grandes pátios e galpões desativados. 

O terreno era a base perfeita para se construir essa atração agora próspera como o projeto que foi criado - uma mistura de espaço interno e externo de grandes proporções com lugares de interação e permanência urbana para o indivíduo – muito parecido com o NDSM em Amsterdã

LXFactory (Imagem cortesia: Luiza Vegini)
(Imagem cortesia: Luiza Vegini)

O LXFactory nos lembra um verdadeiro shopping ao ar livre, mas com uma arquitetura e um conceito completamente cool e inesperado. Todos os dias milhares de pessoas de todo o mundo se reúnem neste pátio para comer, beber, fazer compras e desfrutar da juventude e cultura de rua de Lisboa.

(Imagem cortesia: Luiza Vegini)

Temos muito para fazer e muito para ver neste terreno coletivo, e mesmo se você não estiver com vontade de comer, você ainda pode ter quase um dia inteiro de atrações no LXFactory. 

A primeira coisa que você notará é a valorização da arte de rua, um espaço urbano moderno aonde vários artistas locais são trazidos regularmente para adicionar ainda mais qualidade visual à estética geral do espaço.

Lojas do LXFactory (Imagem cortesia: Luiza Vegini)
Lojas do LXFactory (Imagem cortesia: Luiza Vegini)

Junto com os grafites, há também instalações de arte reais colocadas em todo o terreno da antiga fábrica, principalmente nas passarelas. São obras de artistas locais radicados em Lisboa que foram encomendados pela cidade ou cujas obras se revelaram adequadas para o espaço.

LXFactory (Imagem cortesia: Luiza Vegini)
LXFactory (Imagem cortesia: Luiza Vegini)

Uma das principais fábricas no local é uma velha gráfica, todas as máquinas ainda estão aqui e você pode realmente se aventurar e escalar essas máquinas gigantes. 

É aqui também que agora encontramos uma enorme livraria com livros do chão ao teto em torno das antigas máquinas de impressão no centro.

LXFactory (Imagem cortesia: Luiza Vegini)
(Imagem cortesia: Luiza Vegini)

As opções de restaurantes são diversas e atendem a todos os gostos, com diversas cozinhas internacionais e especializadas em alimentação vegana, sem glúten e que atendem outras restrições. 

Durante o dia o espaço é muito mais calmo; à noite o clima muda para um ambiente muito mais expressivo e agitado onde todos encontram diversão. 

Existem vários bares na fábrica, o mais popular está no telhado, com uma vista para a ponte Ponte 25 de Abril, iluminada durante a noite. É um lugar perfeito para um encontro ou uma bebida após o jantar.

A livraria do LXFactory (Imagem cortesia: Luiza Vegini)
LXFactory (Imagem cortesia: Luiza Vegini)

Adoramos os projetos de intervenção urbana que transformam espaços abandonados e sem uso, em lugares atrativos que trazem novas possibilidades para o indivíduo. 

Com certeza o LXFactory é um desses locais que permitem uma nova e inesperada apropriação trazendo qualidade de vida para moradores e atrações para turistas do mundo todo. 

Gostaram do post? Compartilhem com a gente a sua opinião!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

LXFactory - o lugar mais cool de Lisboa...

LXFactory - o lugar mais cool de Lisboa

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies