Menu
Projetos e Obras
Busca
lustre pendente na mesa de jantar

(Projeto: Portobello S.A.)

Conteúdo Matérias

Lustres para sala de jantar: aprenda como escolher o seu

24/05/2022

Veja inspirações, aprenda como escolher e descubra os principais tipos de lustres para sala de jantar, com informações do Westwing, especialista no assunto

A iluminação de nosso lar é algo fundamental para que o ambiente expresse toda a sua beleza e elegância. Por isso, separamos as melhores dicas para você escolher lustres para a sala de jantar. 

A decoração da sala de jantar não precisa apenas contar com itens decorativos, móveis ou papéis de parede. A iluminação é essencial neste cômodo e pode fazer toda a diferença. Por isso, você precisa escolher lustres para a sala de jantar com sabedoria. 

lustre clássico castiçal
Os lustres são perfeitos para trazer mais elegância à sala de jantar (Fonte: Westwing

São diversos tipos de luminárias para este ambiente e temos certeza que você vai ficar impactado com a iluminação de sua sala de jantar. Por isso, continue a leitura e veja como os lustres podem conversar com a decoração de sua casa

Como escolher um lustre para sua sala de jantar

A tarefa de escolher um lustre para a sala de jantar não é fácil. Isso porque existem diversos fatores que você precisa analisar. 

Em primeiro lugar, qual o estilo de decoração de sua casa? É mais voltado ao minimalismo ou maximalismo? Mais rústico ou industrial? Contemporâneo ou moderno? Quando você sabe o estilo que quer para sua casa, escolher a iluminação fica mais fácil.

lustre de cristal redondo
Combine o lustre com o estilo de decoração de sua casa, assim, tudo fica mais harmônico (Fonte: Westwing

Observe quais são os outros itens de decoração da sala de jantar, como tapetes, móveis e espelhos. Assim fica mais fácil identificar qual a decoração do seu lar. 

A iluminação interna está intimamente ligada ao estilo da sua casa, pois o efeito desejado será diferente em cada décor. Por exemplo, um lustre clássico não combinaria com uma casa rústica ou industrial. 

Além do estilo do lustre, você também deve prestar atenção na posição em que ele ficará, na altura do item e na cor da luz. 

Normalmente, o lustre fica melhor posicionado no centro da sala de jantar, sobre a mesa – a protagonista do ambiente. Além disso, a iluminação posicionada dessa forma tende a dar mais ênfase à mesa posta e à comida. 

A altura que o lustre deve ter é de cerca de 70 cm. Assim, quando seus convidados ou familiares estiverem sentados, o item não irá atrapalhar conversas. Inclusive, o fato dele estar posicionado no centro da sala, sobre a mesa, evitará que as pessoas trombem com o objeto. 

lustre moderno pendente em gota
Aposte em materiais diferentes para o lustre, como vidro, metal ou até mesmo madeira (Projeto: Portobello S.A.)

Por fim, a cor da luz também é um ponto essencial para a sala de jantar. Geralmente, as tonalidades mais utilizadas são as quentes, já que trazem mais conforto ao ambiente. Mas não se prenda a isso, você também pode utilizar cores frias normalmente. 

Atualmente, com as lâmpadas inteligentes, ficou muito mais fácil escolhermos a temperatura ideal da cor da luz. Nossa dica é investir neste item para ter mais opções na hora de iluminar o ambiente. 

Principais tipos de lustres

Existem vários tipos de lustres que podem ser utilizados na sala de jantar. Alternativas não irão faltar na hora de escolher, por isso, você deve fazer a análise do estilo de decoração da sua casa. 

Veja alguns tipos de lustres para sua decoração da sala de jantar: 

  • Metálicos: São aqueles mais modernos, geralmente arredondados e produzidos a partir de materiais metálicos. Combinam com o estilo industrial ou moderno. 
lustre industrial aranha metálico
Lustres metálicos ficam perfeitos em ambientes com decoração industrial (Fonte: Westwing
  • Circulares: São lustres feitos a partir de diversos materiais, mas que trazem mais modernidade para o ambiente. Além disso, existem aqueles revestidos com tecidos ou até mesmo de madeira, uma ótima opção para decoração rústica. 
  • Clássicos: Os lustres clássicos são aqueles mais imponentes que possuem diversas lâmpadas ou pontos de luz. São muito charmosos e expressam estilo e elegância para a sala de jantar. 
  • Retangulares: São os lustres com formato retangular e alongado. Eles são mais extensos e iluminam uma área maior com mais intensidade. Podem ser produzidos a partir de vários materiais e inseridos em vários estilos decorativos.  

Além desses tipos de lustres para sala de jantar, existem diversos outros mais específicos. 

Como, por exemplo, os lustres abstratos que, cada vez mais, estão dentro das casas. Eles não têm um formato ou material específicos e são perfeitos para quem gosta de ambientes mais artísticos. 

lustre artístico branco vazado
Lustres mais artísticos são uma ótima opção para que a casa tenha um tom mais refinado (Fonte: Westwing)

Também existem pendentes e luminárias de parede, que podem trazer outro toque à sua sala de jantar. 

Quando escolher o lustre mais adequado para seu lar, é importante que conte com a ajuda de um especialista para a instalação. Assim, você evita acidentes e problemas futuros. 

A limpeza dos lustres pode ser feita através de espanadores ou panos levemente úmidos, dependendo do material. O ideal é sempre limpar o lustre e, logo após, a mesa de jantar, se estiver posicionada sobre o móvel. 

Agora você já sabe quais os principais tipos de lustres para a sala de jantar. Esperamos que esse conteúdo tenha sido inspirador e ponto de partida para você adquirir o seu. 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *