Menu
Projetos e Obras
Busca

As peças da marca LRNCE fazem parte da tendência “slow down design” (Foto: Alan Keohane)

Conteúdo Correspondentes Internacionais

A autenticidade e a simplicidade da LRNCE

18/11/2020

LRNCE, marca de decoração fabricada em Marrakesh, em colaboração com artesão locais, hoje ultrapassa fronteiras e é vendido em todo o mundo.

Tudo começou quando a artista belga Laurence Leenaert mudou-se de sua cidade natal, Gent na Bélgica, para Marrakesh, no Marrocos, com apenas 450 euros e uma máquina de costura. O tempo foi passando e, graças ao Instagram, sua marca passou de apenas 90 seguidores para 200 mil, ganhando visibilidade por toda Europa e agora para o mundo. 

Quadro, vasos e abajur desenvolvidos com os traços das pinturas de Laurence Leenaert para a LRNCE (Foto: Alan Keohane)

Sua pintura colorida e fluída deu asas a quadros, artigos de cerâmicas, vidros e tecidos. Laurence Leenaert sempre considerou seus desenhos ingênuos e infantis e se interessa por símbolos e tribalismo. Sua arte e design são uma mescla de seu estilo e de sua vivência em Marrakesh, refletida nas cores das suas obras. O vibrante setor de artesanatos da cidade ajudou muito a construir a marca, sendo o palco perfeito para as experiência criativas de Leenaert. Além da inspiração, a cidade abriga muitos artesões que podem ajudar a fabricar seus objetos. Na Medina, por exemplo, famoso centro com mercado local, é possível encontrar artesões que fabricam velas, sapatos, móveis e uma imensa variedade de artigos. 

LRNCE, o nome da marca fundada em 2013 pela artista, não pode ser exemplo melhor da tendência “boho chic”, ou desse movimento “slow down design” que comentamos muito por aqui. 

As peças da marca LRNCE fazem parte de uma decoração perfeita na tendência “slow down design” (Foto: Alan Keohane)

De coleção em coleção, a LRNCE começou a ganhar mais visibilidade. O seu diferencial é que ela cria as peças do zero, com estilo e criatividade, fazendo uma parceria com os artesãos. Enquanto outras marcas vão à Marrakesh comprar artigos prontos e revender com uma grande margem de lucro pela Europa. LRNCE entende a importância do trabalho em conjunto e da colaboração com os artesões e é esse seu grande êxito. Hoje suas cerâmicas podem ser encontradas na loja de departamentos Le Bon Marché em Paris e na loja Mociun, no Brooklyn, em New York. Mas também é possível comprar no seu showroom em Marrakesh e através do e-commerce, onde envia para todo o mundo.

A artista busca inspirações no deserto do Marrocos. O que mais pode ser tão inspirador em olhar ao mar de dunas, embaixo de uma palmeira, sozinha e em silêncio? Seu design e sua arte é uma mistura entre padrões tribais marroquinos, um toque de referência de Picasso e uma linhagem de Joan Miró. 

Seu produtos são totalmente feitos à mão, fazendo do design ainda mais único, porque nenhuma peça é igual que a outra. LRNCE vende artigos de cerâmica como vasos, xícaras, pratos, potes e luminárias com as bases em cerâmica e cúpulas em tecidos. Também vende almofadas, tapetes, colchas, quadros, espelhos, cadeiras e pequenas esculturas para decoração. É o item perfeito para trazer mais personalidade e um toque de aconchego para qualquer ambiente. 

LRNCE é uma dessas marcas que por sua autenticidade e simplicidade ganha a cena e se torna “must have” do design e arquitetura, ultrapassando fronteiras e virando referência de design, arte e artesanato. 

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *