12.02.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
A Loja Teo é especializada em mobiliário do período modernista brasileiro (Foto: Loja Teo)

Loja Teo: celebrando o modernismo brasileiro em mobiliário

 minutos de leitura
calendar-blank-line
12.02.2021
Para quem gosta de usar móveis antigos em seus ambientes, a Loja Teo é uma excelente opção. Conheça esse estabelecimento incrível!
minutos de leitura

Para quem curte o modernismo brasileiro, conhecer a Loja Teo é um excelente programa! Isso porque o estabelecimento é especialista em mobiliário desse período, com peças exclusivas e restauradas, que ficam bem em ambientes dos mais diversos estilos.

Localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo, a Loja Teo tem o intuito de difundir e valorizar o mobiliário dos anos de 1930 a 1970. Recentemente, alguns objetos dela foram utilizados no ambiente criado pelo designer Marcelo Rosenbaum para a Mostra Unlimited, da Portobello.

Siga conosco e saiba mais!

Conheça os fundadores e a história da Loja Teo

Loja Teo
Os irmãos Teo e Lis Vilela são os fundadores da Loja Teo (Foto: Loja Teo)

A Loja Teo foi fundada em novembro de 2007 pelos irmãos gêmeos Teo e Lis Vilela, nascidos em Araçatuba, no interior de São Paulo.

Teo é advogado, mas sempre nutriu uma grande paixão por móveis antigos, sendo essa uma herança familiar. Lis, que também tem admiração por mobiliário, é formada em Administração.

A tradição familiar e o amor pelos móveis do período modernista brasileiro fizeram com que os irmãos tivessem a ideia de fundar uma loja especializada no assunto.

Eventualmente, a ideia ganhou forma e se transformou em um estabelecimento que restaura e comercializa objetos desse tipo.

Uma galeria com mais de 450 m², com o melhor do modernismo brasileiro em mobiliário, faz parte da Loja Teo
Uma galeria com mais de 450 m², com o melhor do modernismo brasileiro em mobiliário (Foto: Loja Teo)

No início, a loja tinha um espaço de apenas 75 m². Com o tempo, o estabelecimento cresceu e ganhou notoriedade no segmento.

Vários artesãos também passaram a fazer parte do grupo de colaboradores que trabalha com afinco na restauração dos móveis e objetos.

Atualmente, a loja possui uma galeria com 450 m², além da Casa Teo e de um galpão de restauro. Juntos, os ambientes totalizam mais de 4000 m² de acervo mobiliário vintage.

Confira os objetos que compõem o acervo da loja

Loja Teo
Ambientes incríveis podem ser criados a partir do mobiliário disponível na Loja Teo (Foto: Loja Teo)

De acordo com Lis Vilela, a galeria é composta por exemplares originais do mobiliário modernista brasileiro autoral.

"Na Casa Teo estão expostos objetos e móveis anônimos. Sob uma curadoria e um olhar apurado, trabalhamos com uma abrangência maior de períodos. Os estilos percorrem do clássico ao industrial, com muita bossa", conta ela.

A Loja Teo acredita que, em seu espaço, a palavra "antiquário" cede lugar a um termo mais exato: modernariato.

Essa expressão italiana define uma coleção de objetos de produção artesanal ou industrial, com um certo valor estético, produzida no século XX.

Os proprietários também acreditam que o período em que os móveis que compõem o acervo da Loja Teo foram produzidos foi o que fundamentou o estilo contemporâneo.

Afinal, foi entre as décadas de 1930 e 1970 que o design em nosso país se tornou realmente brasileiro, com características surpreendentes e atemporais, almejadas em todo o mundo.

Saiba como é o processo de restauro dos móveis

Loja Teo
Uma equipe de artesãos é responsável por fazer a restauração dos móveis antigos (Foto: Loja Teo)

Todo o processo de restauro dos móveis da Loja Teo é feito com muito cuidado e esmero.

A proprietária explica: "temos uma equipe de artesãos, que realizam esse trabalho de maneira completamente artesanal, aprimorado a cada dia com produtos de excelência".

Os colaboradores da loja têm um olhar garimpeiro, que é capaz de enxergar em uma peça — muitas vezes descaracterizada — as linhas e as curvas que a fazem única.

O trabalho essencial é devolver o seu brilho original, trabalhando a madeira, os tecidos e outros materiais, de forma cuidadosa e detalhada. A ideia é redescobrir o design por trás das peças e restaurá-las de forma coerente.

No galpão da Loja Teo, o mobiliário brasileiro se torna sustentável e acessível. É nesse espaço que pequenas joias anônimas, cujas formas nos levam para outra época, são restauradas.

A Loja Teo tem como objetivo valorizar o mundo do design modernista, que está sempre aberto a novos olhares e se coloca ao alcance de todos.

Veja a utilização de objetos da Loja Teo na Mostra Unlimited, da Portobello

Loja Teo
Abajures da Loja Teo fizeram parte do ambiente projetado por Marcelo Rosenbaum na Mostra Unlimited (Foto: Portobello)

Recentemente, a Portobello realizou a Mostra Unlimited, uma exposição que apresentou as possibilidades de usos das lastras — que são superfícies contínuas de porcelanato exclusivas — pelo prisma da arquitetura e do design.

No evento, profissionais parceiros da Portobello foram convidados para desenvolverem ambientes, tendo as lastras como protagonistas. Entre os participantes estava o designer Marcelo Rosenbaum, responsável pelo escritório Rosenbaum Arquitetura e Design.

Quarto

Ele desenvolveu um quarto usando a lastra Concrete Mud, que revestiu o piso e as paredes do ambiente. O designer explicou que teve a ideia de criar um espaço simples, que transmitisse uma sensação de calma e relaxamento para os ocupantes.

Loja Teo
Os abajures da Loja Teo deram um toque especial ao ambiente projetado por Rosenbaum (Foto: Portobello)

De acordo com Rosenbaum, o quarto foi todo construído no espaço, conferindo a impressão de se estar dentro de uma rocha, o que quase dispensa a presença de mobiliário.

Dessa forma, os móveis utilizados podem ser vistos como as "joias da coroa"; peças que realmente chamam a atenção e dão um toque especial ao ambiente.

Abajures

Para compor o quarto, o designer escolheu objetos da Loja Teo. Tratam-se de abajures feitos de concreto e metal cromado, originalmente fabricados nos anos 1970.

Os abajures deram um toque especial ao ambiente, que tem um ar intimista. Revestido com lastras um pouco mais escuras, o espaço pretende ser um local aconchegante para os usuários.

Além de embelezarem, os abajures são úteis, tendo em vista que servem para iluminar a cabeceira da cama. Assim, fica muito mais confortável ler um livro, acessar o celular ou fazer qualquer outra atividade enquanto se está deitado.

Agora você já sabe! Quando desejar móveis que celebrem o modernismo brasileiro, não deixe de visitar a Loja Teo, que é especialista no assunto. Ela fica estabelecida na Rua João Moura, nº 208, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

Com os móveis da Loja Teo, você poderá criar ambientes tão incríveis quanto o desenvolvido por Marcelo Rosenbaum na Mostra Unlimited.

Inclusive, você pode se inspirar nas criações desse grande profissional. Confira agora mesmo a nossa página que traz mais informações sobre o designer paulista.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Loja Teo: celebrando o modernismo brasileiro ...

Loja Teo: celebrando o modernismo brasileiro em mobiliário

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies