09.01.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
O futuro já começou! Veja os detalhes da loja futurista da Nike em Nova Iorque
Loja futurista da Nike

O futuro já começou! Veja os detalhes da loja futurista da Nike em Nova Iorque

 minutos de leitura
calendar-blank-line
09.01.2019
A união da rotina de compras físicas com as vantagens (e poder) do e-commerce resulta em uma experiência de compra inovadora e que pode nos ensinar algumas lições. Confira a seguir!
minutos de leitura

Em novembro de 2018, a nova loja futurista da Nike foi inaugurada em Nova Iorque, dando início a um novo capítulo na jornada da empresa e, quem sabe, do próprio segmento de vendas do mundo inteiro.

A novidade é impressionante pois junta as experiências de compra on-line e off-line de maneira inovadora e criativa. E também porque pode ensinar muito para todo o tipo de gente.

Quer conhecer mais essa iniciativa ousada da Nike e quais as lições que podemos tirar daí? Então, siga a leitura!

A jornada de transformação digital da Nike

Loja Futurista da Nike em Nova York na 5th Avenue

A nova loja futurista da Nike não é uma iniciativa isolada da empresa, mas sim a culminação de uma longa jornada de transformação digital assentada em dois principais pontos.

O primeiro ponto são as vendas diretas da empresa. A Nike descobriu que esse modelo de negócio (vender diretamente para o consumidor, em vez de passar por lojistas) pode ser lucrativo. Tão lucrativo que a empresa projeta que as vendas diretas representem um terço do seu faturamento em 2020.

O segundo ponto é a transformação da Nike para o setor digital. A empresa tem focado muito na sua atuação em ambientes digitais e sua participação on-line.

O resultado desses dois pontos é a sua loja futurista, que mescla as vendas diretas tradicionais com um ambiente digital impressionante para oferecer uma experiência de compra sem igual ao consumidor. Vamos conhecer mais nos próximos parágrafos.

Os melhores pontos da loja futurista da Nike

Quando você entra na loja de seis andares da Nike em Nova Iorque, precisa baixar um aplicativo específico no seu celular para usar todos os serviços que a loja oferece. É ali que sua experiência com o lugar começa.

O aplicativo é a base de toda a movimentação do cliente dentro da loja. Além de permitir que ele usufrua de toda a experiência pensada para aquela jornada de compra, ele também coleta dados essenciais para aprimorar a estratégia da Nike.

Mas, vamos lá: quais os principais pontos da loja futurista da Nike?

Manequins físicos, compra digital

Loja Futurista da Nike

Um dos detalhes interessantes da nova loja da Nike está nos seus manequins. Eles existem como em qualquer loja, mas com a resposta para a frustração número um de quem compra fisicamente: como achar aquela combinação de peças na loja?

A solução da Nike: um QR Code em cada manequim. Quando o cliente lê aquele código com o seu aplicativo, recebe automaticamente uma lista com todos os itens no manequim. Ele pode então selecionar qual é do seu interesse, mudar o tamanho, a cor e fazer a compra que deseja. Tudo no celular, naquele momento, sem dificuldade.

Aliás, todas as compras na loja são feitas pelo celular, a qualquer momento. Não é preciso passar pelo caixa: basta pagar pelo Smartphone e sair da loja.

Selecione no celular, teste no provador

A maioria dos consumidores gosta de comprar on-line. É mais fácil para selecionar peças, escolher modelos ou cores. Porém, a maioria das pessoas também gosta de provar as roupas e calçados antes de comprar.

Como lidar com o dilema?

A solução da Nike é interessante. Os clientes da loja podem selecionar todas as peças no celular, pelo QR Code dos manequins ou dos produtos espalhados pelo lugar, e montar uma lista de interesse. Depois, funcionários separam todos os itens, nos tamanhos e cores selecionados, e colocam em um provador para o consumidor experimentar.

Aliás, o provador da loja da Nike é interessante: é amplo, confortável e com três tipos de iluminação diferentes, para que os clientes vejam como cada peça reage a diferentes tipos de luz.

Soluções para os apressados

Para quem não quer perder muito tempo olhando todas as opções e nem quer falar com atendentes, a loja da Nike tem um sistema próprio. Funciona assim: o cliente entra no site da empresa e monta uma lista do que quer comprar.

Então, ele pede para buscar o conteúdo na loja de Nova Iorque. Lá, os produtos são guardados dentro de um armário que só abre com o código digital de consumidor do celular do cliente. Quando ele pegar as roupas que deseja, pode experimentar no provador e pagar pelo celular.

Quadra de basquete e futebol

A loja futurista da Nike conta com duas quadras esportivas: uma de basquete e uma de futebol, para que os clientes possam testar os produtos da empresa na prática.

Um detalhe interessante é que as duas quadras têm câmeras para capturar tudo por diversos ângulos. Depois de usar os ambientes, os clientes podem acessar aos vídeos no site da Nike e compartilhar seus feitos nas suas redes sociais.

Esteira de corrida para descobrir o tênis ideal para você

Muitas pessoas compram os tênis de corrida da Nike para suas rotinas diárias nas academias ou parques pelo mundo.

Porém, existem diferentes tipos de tênis de corrida, cada um indicado para um tipo de pisada diferente. Como saber o mais indicado para você?

Na loja futurista da Nike, existe uma esteira (com vários telões na frente que simulam ambientes de corrida) para os clientes testarem os produtos da empresa. Uma câmera capta as ações do cliente e envia para funcionários da Nike, que analisam o tipo de pisada da pessoa e indicam quais os melhores produtos para ela.

Personalização e customização

Vitrine da loja futurista da Nike

Um dos principais atrativos da loja é a possibilidade de criar seu próprio tênis da Nike. Um sistema completo de personalização foi montado para que o cliente expresse sua criatividade e saía de lá com um tênis só dele.

O produto escolhido é o Air Force 1. Ele vem totalmente branco e sem decorativos. Cada cliente pode, então, pintar, escolher estampas e outros detalhes para customizar seu tênis como quiser.

Em menos de uma hora, o produto é finalizado e pronto para ser comprado pelo cliente.

Dados para selecionar os melhores produtos

Outro recurso interessante para quem tem pressa é a seção com os produtos mais buscados pelos consumidores.

Para montar essa área, a Nike usa dados de comportamento do cliente para selecionar, em tempo real, quais são os produtos que estão em alta na loja e colocá-los nessa parte da loja. Assim, os apressados têm acesso instantâneo a uma seleção dos produtos mais populares da empresa.

As principais lições que a loja futurista da Nike nos ensina

Ao analisar os principais recursos da nova loja da Nike, em Nova Iorque, aprendemos duas lições principais.

A primeira delas é o poder da customização. Quem trabalha com arquitetura precisa ter em mente que cada pessoa quer um produto final que seja a sua cara, que reflita quem ela é.

Cada projeto é como um tênis em branco e as necessidades e personalidade do cliente determinarão as cores, estampas, tamanhos e modelos usados na construção, acabamento e decoração do ambiente.

Já a segunda lição é sobre o uso de tecnologia para aprimorar experiências físicas. A Nike usa câmeras, telas e aplicativos digitais, mas há muito mais para ser usado.

A realidade virtual ou aumentada, por exemplo, são ferramentas poderosas para o arquiteto enxergar (ou mostrar a um cliente) as suas ideias.

O digital, como a Nike nos ensinou, tem o poder de aprimorar o mundo e as experiências físicas.

Se você gostou de conhecer a loja futurista da Nike, que tal ver mais exemplos de lugares que merecem a sua visita? Descubra nossa seleção de 10 excelentes concept stores para conhecer!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

O futuro já começou! Veja os detalhes da lo...

O futuro já começou! Veja os detalhes da loja futurista da Nike em Nova Iorque

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Penso que seria de bom tom, uma vez que o blog se considera como referência , informar a data em que o artigo é publicado e se possivel nome de quem escreveu. Para que assim, possamos fazer a correta referência em trabalhos academicos.

    1. Olá, Cristiane,

      Agradecemos sua sugestão! Nós colocamos a data, fica no canto superior esquerdo para quem acessa pelo computador. O artigo foi escrito em 09.01.2019. Nós temos vários colunistas que escrevem para o Archtrends, acesse aqui para conhecer. Mas também temos um fornecedor de conteúdo e neste caso somos responsáveis pelos artigos, então você pode colocar o crédito como Archtrends Portobello mesmo, está bem?

      Continue nos acompanhando!
      Abraços,
      Equipe Archtrends



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies