11.08.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Loja da Prada em Tóquio assinada pelo escritório de arquitetura OMA

calendar-blank-line
11.08.2021
Conheça todos os detalhes da nova boutique da Prada em Tóquio. O projeto foi assinado pelo escritório do arquiteto Rem Koolhaas, OMA, e possui um material de revestimento inovador. No post a seguir compartilhamos todos os detalhes.
minutos de leitura

A grife Prada abriu uma boutique no distrito de Shibuya, em Tóquio, capital do Japão. A loja está localizada no complexo de shoppings Miyashita Park e possui 300 metros quadrados de projeto, distribuídos entre setor de papelaria, roupas, bolsas, acessórios e calçados unissex.

Imagem da fachada e do acesso à loja (Imagem: Prada)

Com acesso direto pela rua, a fachada externa possui uma grande janela que apresenta aos visitantes uma vista para um interior convidativo, diferente e minimalista. O tradicional piso xadrez em preto e branco se estende entre as quatro paredes do projeto, onde duas delas, as laterais, são revestidas com uma esponja verde iluminada – um material projetado pelo escritório em 2002 para a Prada em Los Angeles – nominado ‘’Esponja da Prada’’, que teve seu desenvolvimento iniciado a partir de uma esponja de limpeza comum.

Imagem do interior da loja (Imagem: Prada)

O efeito visual do material e da textura do acabamento é incrível e intrigante, o escritório OMA passou por uma extensa pesquisa para poder recriar a esponja na escala de 1:1. Centenas de testes e protótipos foram realizados à mão a fim de testar tamanhos de orifícios, porcentagens de abertura, transparências, profundidades e cores.

Detalhes do material verde inovador criado a partir de uma esponja de limpeza  (Imagem: Prada)

O teto da loja é luminoso e a parede ao fundo possui uma projeção com vídeos que possibilitam um cenário diferenciado e o destaque dos produtos expostos que estão localizados no centro do espaço. Os expositores centrais são todos com acabamento de alumínio e por conta disso criam uma estética ainda mais minimalista e contemporânea para o interior da loja.

Detalhes dos expositores da loja com característica minimalista e contemporânea (Imagem: Prada)

Os vários artigos de papelaria foram desenvolvidos em colaboração com a empresa japonesa Traveler’s Company e tornarão a seleção da loja ainda mais especial. Na ocasião da abertura, a Prada também lançou um projeto digital original – chamado “My Shibuya View” – que apresenta filmes pessoais realizados por criadores selecionados e músicos que apresentam seus locais favoritos em Shibuya.

O projeto digital estreou com dois filmes, respectivamente do cineasta Tomokazu Yamada e da modelo Hikari Mori. Os novos vídeos incluirão diversos modelos, atores, músicos e cineastas japoneses.

Loja Prada OMA
Detalhes do interior da loja, projeto do escritório OMA (Imagem: Prada)

Os produtos disponíveis incluem bolsas, mochilas, acessórios e sapatos em re-nylon, uma seleção de livros visuais da Prada, além de camisetas em algodão exclusivas com estampas originais. Uma dessas peças de vestuário apresenta o logotipo oval da Prada, que foi reinterpretado pela OMA para incluir o nome da loja Prada Miyashita Park e uma impressão da etiqueta de viagem com os símbolos TYO (Tóquio).

O distrito de lojas é um dos mais prestigiados em Tokyo e agora com certeza ganhou um ar ainda mais especial com a boutique da Prada e a sua identidade visual única e original. Gostaram do projeto e do curioso material desenvolvido pelo escritório OMA? Compartilhe com a gente a sua opinião!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Loja da Prada em Tóquio assinada pelo escrit...

Loja da Prada em Tóquio assinada pelo escritório de arquitetura OMA

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies