12.07.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Capa do livro Cook Book – livro de receita do lixo invisível (imagem ilustrativa)

Objetos criados com lixo doméstico vão parar em livro de receitas

 minutos de leitura
calendar-blank-line
12.07.2021
Olhar para a casa durante a pandemia estimulou o coletivo criativo movimento @lixoinvisivel a pensar soluções caseiras para lidar com os resíduos. Publicação está em fase de elaboração.
minutos de leitura

Boas ideias devem ser espalhadas, ir longe e dar frutos. Por isso, compartilho uma experiência que está em construção e vai dar muito o que falar. Melhor ainda, já ultrapassou a meta e vai dar resultado em breve. Você já ouviu falar do Movimento Lixo Invisível? E o que acha de criar objetos a partir do seu próprio lixo?  

Com a pandemia e a necessidade de ficar em casa para manter o isolamento social, olhamos com mais atenção para a casa, produzimos mais lixo, e o que antes era invisível para muitos passou a ser percebido como o descarte diário de embalagens de papel, plástico, vidro e metais. Esse contexto pandêmico estimulou um grupo plural e criativo a pensar em ideias caseiras para lidar com os resíduos domésticos. Assim surgiu o Movimento @lixoinvisivel, uma iniciativa aberta, voluntária e sem fins lucrativos, que se propôs a cocriar soluções para lidar com o impacto do lixo (invisível) no cotidiano da vida doméstica. 

lixo doméstico
Designer Christian Ullmann, Coordenador de Projetos do Centro de Inovação IED Brasil (Istituto Europeo di Design) / (Imagem: Divulgação/lixoinvisivel)

“O Movimento se propõe a dar visibilidade a um “problema invisível”, pensar ativamente na transformação desta situação e gerar novas alternativas para reusar, reduzir, minimizar e até eliminar o material de descarte gerado”, explica Christian Ullmann, Coordenador de Projetos do Centro de Inovação IED Brasil (Istituto Europeo di Design) e um dos voluntários. São três os eixos de atuação definidos: da minha casa para a minha comunidade; da minha comunidade para o meu bairro; e do meu bairro para a minha cidade. 

Cocriação de peças no instagram 

Iniciado em 2020, a fase 1 e 2 foi de criação do coletivo criativo colaborativo e o desenvolvimento de atividades on-line, com a realização de experiências com materiais descartados. Tudo aconteceu no instagram do movimento que reuniu pessoas de vários lugares para trocar conhecimento especializado e estimular a cocriação de peças com as embalagens descartáveis. O resultado desse material produzido irá virar um livro digital para as pessoas fazerem as instruções com o seu próprio lixo doméstico. “Propusemos fazer um livro de receitas e subimos a ideia numa plataforma de financiamento coletivo”, conta Ullmann, designer formado em Diseño Industrial pela Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo de la Universidad de Buenos Aires – Argentina, que reside no Brasil desde 1996. Em menos de um mês a meta foi alcançada, ultrapassando o valor estabelecido para a produção da publicação.

lixo doméstico
lixo doméstico
Escultura Davi da Lixolândia, uma das receitas do livro (Imagem: Divulgação/lixoinvisivel)

COOK BOOK – livro de receita do lixo invisível

A etapa três é justamente a elaboração do livro digital de receitas e instruções a partir do segundo semestre de 2021. O Cook Book – livro de receita do lixo invisível irá ajudar as pessoas a enxergar o seu próprio lixo de forma diferente e criar peças a partir do descarte. Tá curioso? No instagram do movimento @lixoinvisivel tem spoiler de algumas ideias que estarão no livro.

O coletivo pretende ainda expandir o uso do livro para as escolas, com oficinas com as crianças, centros culturais e condomínios, ajudando a dar visibilidade para o lixo doméstico e construir as bases para um comportamento mais responsável e sustentável.

lixo invisível
Capa do livro Cook Book – livro de receita do lixo invisível (imagem ilustrativa)

Quem participa  

A iniciativa surgiu inicialmente do IED-SP e a empresa Symnetics com estrutura, gestão e conhecimento, e o objetivo de criar um coletivo criativo capaz de pensar e construir soluções para atender esse problema.

Participam do movimento designers, artistas, empresários, professores, estudantes, inovadores, makers e pessoas em geral curiosos e preocupados em identificar e desenvolver novas alternativas para os materiais descartados. Somos um coletivo criativo capaz de pensar e construir soluções para atender ao problema do descarte de lixo doméstico.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Objetos criados com lixo doméstico vão para...

Objetos criados com lixo doméstico vão parar em livro de receitas

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simone Bobsin
Colunista
Colunista

Jornalista com atuação no segmento de arquitetura e design há mais de duas décadas....

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies