12.12.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Living Coral

Living Coral: tudo sobre a cor de 2019 e inspirações na decoração de ambientes

 minutos de leitura
calendar-blank-line
12.12.2018
A Pantone anunciou a próxima Cor do Ano: o Living Coral. Quer conhecer mais sobre esse tom e saber como utilizá-lo em seus projetos? Então, não perca tempo e confira nosso artigo!
minutos de leitura

A Pantone anunciou a sua aguardada Cor do Ano para 2019 e a grande escolhida é um tom de laranja-pêssego muito harmonioso e divertido.

A expectativa é que a cor domine o ano que vem por aí e muitas empresas de arquitetura, decoração, moda e design, além de artistas de diversos segmentos, já começam a se movimentar para explorar esse tom de maneiras inovadoras no novo ano.

Assista ao vídeo oficial divulgado pela Pantone:

E você? Já sabe como incorporar essa cor nos seus projetos futuros ou ainda não a conhece profundamente? Seja como for, essa é a hora de parar tudo para conhecer de perto a Cor de 2019. Continue lendo!

O que é a cor do ano e como ela é escolhida?

A Pantone é uma das empresas mais importantes do mundo para quem trabalha com design, já que o seu produto resolve um dos principais dilemas da área criativa: que cor é aquela?

Banheiro mescla tons a partir do Living Coral - projeto de Tiago Rocha

Não é preciso ir muito longe na memória para lembrar de alguma discussão sobre cores com alguém. Afinal, aquele tom ali é um azul-turquesa ou verde-oceano? Como chegar a um acordo quando cada pessoa dá um nome diferente para cada variação de cor?

Foi para responder essa questão que surgiu a Pantone com seu catálogo de cores e subtons padronizados e separados em códigos. Assim, a gente conseguiu definir que o azul-turquesa é o 15-5519 e o verde-oceano é o 14-5711 e acabou a discussão.

Com o tempo, a Pantone se tornou referência em cores e design e, desde os anos 2000, anuncia em dezembro qual será a “cor do ano” seguinte, que serve de base para designers, artistas e outros profissionais criativos.

A escolha não é aleatória ou sem critério. Ela é feita por especialistas que analisam diversos fatores diferentes, desde filmes e produções culturais (como clipes musicais, desfiles de moda e exposições artísticas), até destinos turísticos populares, tendências de estilos de vida e condições socioeconômicas pelo globo.

Projeto de cozinha feito por Pat Zat com produto Portobello em Living Coral

Desse estudo todo, eles chegam a um consenso em qual será a cor mais impactante do ano que se aproxima e fazem o anúncio tradicionalmente em dezembro. No ano passado, por exemplo, a cor anunciada para 2018 foi o Ultra Violet.

Por que o Living Coral foi escolhido para 2019?

Já em 2019, a cor do ano é o Living Coral (16-1546). De acordo com a Pantone, a cor foi escolhida por representar uma fusão da vida moderna: ela está presente em nosso ambiente natural e, ao mesmo tempo, nas mídias sociais pelo mundo inteiro.

A empresa ainda diz que o Living Coral é "sociável e espirituoso" e é uma cor que "nos acolhe e nos encoraja a ter atitudes espontâneas".

Essa é uma cor que promete um ano de 2019 muito expressivo e divertido. De acordo com a Pantone, é uma cor que simboliza uma "busca inata pela alegria e necessidade por otimismo".

Projeto encantador, da Maria Brasil Arquitetura e Interiores, de uma cozinha em Living Coral

Essa foi uma escolha interessante da Pantone por fugir bastante da cor escolhida anteriormente. Uma das características dessa cor é que ela era mais forte e fechada, poderosa, mas monopolizava as atenções.

Já o Living Coral quebra a tendência e vai por outro lado. É um tom laranja-pêssego muito mais aberto e suave que o Ultra Violet. É mais harmonioso com outras cores e menos pesado aos olhos.

Living Coral
Moodboard feito, pela Portobello Shop Ipatinga, com produtos Portobello

Como usar o Living Coral na decoração de ambientes?

Sala de estar com sofá cor Living Coral

Como a Cor do Ano Pantone, o Living Coral deverá se destacar bastante em 2019 e aparecer em móveis, objetos decorativos e roupas. Quem souber como trabalhar esse tom, sairá na frente no ano que vem.

Vamos ver como utilizá-lo apropriadamente na decoração de ambientes!

Defina sua função na decoração

O Ultra Violet, de 2018, é uma cor mais especializada. Ela deveria ser usada para destacar o ambiente em móveis e objetos. Com o Living Coral, a situação é diferente. Esse é um tom mais versátil.

Isso significa que o Living Coral pode ser utilizado tanto como tom principal do cômodo (na parede, por exemplo), como para trazer vida, calor e suavidade em objetos decorativos do ambiente. Porém, não deve ser utilizado nas duas funções, pois sobrecarregará o lugar.

Detalhe da cor do forno à lenha no projeto de Serrana Arquitetos Associados

Em ambientes mais íntimos, como um quarto, por exemplo, o Living Coral pode ganhar mais autonomia e ganhar uma ou mais paredes do cômodo. Dependendo do estilo da decoração, até mesmo a sala pode ser um lugar próspero para o Living Coral.

Já em outros ambientes, como banheiros, cozinhas ou ambientes exteriores, o mais seguro é usar a cor como elemento complementar à decoração, aproveitando sua suavidade, calor e harmonia para aumentar o valor do cômodo.

Escolha os móveis e objetos certos

Sala decorada com tons da nova cor Pantone 2019

Por ser uma cor harmoniosa, quente e versátil, o Living Coral pode fazer sucesso se aplicado nos móveis e objetos decorativos corretos.

O banco no tom Living Coral dá um belo contraste com a madeira no projeto de Larissa Vinholes

Pensando na ideia de que a cor será mais aplicada no quarto e sala, seu foco principal pode ser o estofado de poltronas e sofás, além de edredons, lençóis e peças do jogo de cama em geral. Complementado pelos tons certos nas paredes, almofadas, travesseiros e no resto da casa, o Living Coral fica realçado e causa um impacto muito positivo.

Harmonize com as cores certas

Cozinha com detalhes da nova cor Living Coral

Você já deve ter reparado pelo andar do texto que uma das principais características do Living Coral é que ele é versátil. Isso se mostra, principalmente, na paleta de cores que trabalha bem com esse tom.

De um lado, temos outros tons claros, que ajudam a criar uma combinação muito iluminada, colorida e divertida, como o azul-turquesa ou verde-petróleo por exemplo.

cor do ano
Banheiro com revestimentos - Portobello Shop Gabriel

Do outro, tons mais escuros como o marrom, cimento queimado ou grafite complementam muito bem o Living Coral.

Outras opções são tons mais pastéis como o verde-oliva ou outras cores do ano da Pantone como o Greenery e o Serenity.

O segredo é escolher apenas uma das opções de combinação de cores: ou a paleta pastéis ou a de tons claros ou cores mais escuras.

Escolha os revestimentos certos

Os revestimentos de parede ou piso são partes essenciais da decoração de qualquer ambiente. Por isso, devemos pensar bem como conjugá-los com o Living Coral, caso se queira montar um cômodo ao redor dessa cor.

Composição de revestimentos em Living Coral e nude nas duas paredes principais do banheiro feito por Ana Lívia Bruno

A Portobello tem algumas linhas com produtos na cor do ano, como a Color Market, a Casablanca e a Terracotta. Nesse sentido, podemos destacar algumas peças de revestimentos em Living Coral:

Fachada projetada por Valéria Zamboni de Souza

Com a força do Living Coral, esses revestimentos podem assumir o protagonismo da decoração de qualquer dos seus projetos.

Uma segunda alternativa é escolher revestimentos que não são em Living Coral, mas combinam muito bem com essa cor. Como esses, por exemplo:

Rabisco Arquitetura já lançava tendência com o projeto desse banheiro

Essas são só algumas das muitas opções de revestimentos que podem casar muito bem com a cor do ano escolhida para 2019.

Como deu para ver, o Living Coral tem tudo para ser uma cor do ano muito utilizada em vários projetos de decoração de interiores, já que é um tom versátil, capaz de combinar com muitos estilos diferentes.

Banheiro decorado com tons que combinam com a cor Living Coral  - Projeto da arquiteta Mariana Gurgel

Você gostou da escolha da cor do ano? Se sim, compartilhe esse post nas suas redes sociais e marque alguns amigos que possam se interessar por essas dicas!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Living Coral: tudo sobre a cor de 2019 e insp...

Living Coral: tudo sobre a cor de 2019 e inspirações na decoração de ambientes

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies