Menu
Projetos e Obras
Busca
Linhas geometricas segments

As linhas geométricas ajudam a transformar a sua decoração (Projeto: Portobello S.A.)

Portobello Coleção

Linha Segments leva o charme e a personalidade da geometria em relevo aos projetos

17/03/2021

Com a coleção Segments, da Portobello, descubra como as linhas geométricas são capazes de transformar a sua decoração, favorecendo o relevo, o movimento e as diferentes sensações!

As linhas geométricas fazem parte da composição de diferentes ambientes. Elas estão presentes nos contornos dos objetos, nas padronagens dos tecidos e também nos revestimentos.

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

Quando essas linhas são pensadas e trabalhadas de maneira adequada, é possível ampliar cômodos pequenos, valorizar áreas de circulação e transmitir diferentes sensações aos espaços, os tornando mais femininos, masculinos, alegres ou sérios, entre outros.

Quer entender como usar as linhas geométricas na sua casa? Confira as dicas que reunimos e conheça o lançamento 2021 da Portobello, a coleção Segments, que ajudará a trazer sofisticação, textura e a geometria em relevo para os seus projetos.

Entenda o que são as linhas geométricas

Na geometria, as linhas são usadas para descrever e desenhar diferentes tipos de figuras.

Podemos entender as linhas como sucessões contínuas de pontos. Elas podem ser retas ou curvas e combinadas de diferentes formas.

Na decoração, as linhas ajudam a ampliar visualmente os ambientes e modificar a nossa percepção dos espaços.

Por exemplo, uma sala com pé-direito baixo pode parecer mais ampla e alta se usarmos revestimentos de parede com linhas verticais.

Se você reparar, vivemos o tempo todo cercado de linhas geométricas. Elas estão presentes nos detalhes dos móveis, nas junções das paredes e também na natureza, como o horizonte.

Quando essas linhas são utilizadas de forma planejada e equilibrada, são capazes de transformar a sua decoração.

As linhas geométricas ajudam a criar um ponto focal em qualquer ambiente, como esses detalhes na parede com a linha Segments, da Portobello

As linhas geométricas ajudam a criar um ponto focal em qualquer ambiente, como esses detalhes na parede com a linha Segments, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Confira quais são os tipos de linhas geométricas usados na decoração

As linhas geométricas na decoração podem ser curvas, retas, horizontais e verticais. Cada uma tem um detalhe e traz uma sensação aos ambientes. Por isso, é importante conhecermos melhor todas elas.

Linhas curvas

As linhas curvas são muito encontradas na natureza e transmitem sensação de aconchego e conforto. Se você quiser ousar, poderá apostar em uma arquitetura mais curvilínea. Porém, se prefere ir aos poucos, pode usar elementos que ajudem a dar movimento de forma pontual.

O auge das linhas curvas está nos espelhos nesse formato, que trazem também um toque de originalidade.

As linhas curvas ainda podem estar presentes nos objetos, como abajures, espelhos e lustres; nos móveis, como sofás, poltronas e mesas; e nos detalhes dos revestimentos ou na paginação dos pisos e das paredes, como a escama de peixe, que dá uma sensação de movimento.

Linhas retas

As linhas retas trazem um ar mais sério e formal, sendo, também, uma maneira simples e fácil de decorar. A decoração minimalista e contemporânea fica excelente com o uso delas.

Se você unir linhas retas e cores neutras, conseguirá ter um espaço clean e moderno, além de transmitir sofisticação e organização.

Você poderá usar essas linhas em todos os ambientes da sua casa, desde o escritório até a sala de estar e de jantar.

É possível conseguir o efeito usando objetos, prateleiras, mobiliários (móveis planejados, sofás, mesas e poltronas), revestimentos e paginação de piso e parede.

As linhas decorativas retas tornam os espaços mais sóbrios, formais e modernos

As linhas decorativas retas tornam os espaços mais sóbrios, formais e modernos (Projeto: Portobello S.A.)

Linhas horizontais

Usar detalhes com linhas horizontais é uma excelente ideia para ampliar visualmente os espaços, o que é muito recomendado para locais pequenos. Nesse caso, é importante que o sentido seja o da maior dimensão do ambiente, potencializando o efeito de alargamento.

As cores também influenciam, trazendo luminosidade ou profundidade. As listras mais finas são fáceis de combinar e ficam bem em qualquer ambiente e situação. Já as mais largas direcionam a atenção a um ponto. Por isso, em espaços maiores, você poderá usar listras largas ou em tons monocromáticos.

Linhas verticais

As linhas verticais aumentam a sensação de altura, sendo excelentes para locais com pé-direito mais baixo.

Você pode usá-las com cortinas do piso ao teto; em painéis estreitos; em cabeceiras no sentido vertical; com quadros colocados um sobre o outro; com espelhos finos e altos; e com a paginação de pisos e paredes nesse sentido.

Outras linhas geométricas

As linhas na decoração ainda podem ser:

  • convergentes: são as linhas que saem de muitos pontos e se encontram em um mesmo local. Elas dão a sensação de unidade e trazem a ideia de movimento, graça e concentração. Um exemplo é o das cadeiras em torno da mesa de jantar;
  • divergentes: são contrárias às anteriores, partindo de um ponto em comum e se espalhando em todos os sentidos. Elas transmitem sensação de poder e abundância;
  • paralelas: transmitem tranquilidade e tornam os ambientes mais agradáveis. Porém, quando usadas em excesso, podem deixar o espaço monótono;
  • quebradas: são aquelas linhas que não têm continuidade, muito usadas em projetos desconstrutivistas. Precisam ser adotadas com cuidado, pois podem causar instabilidade e conflito. Quando equilibradas, trazem alegria e movimento;
  • mistas (curvas e retas juntas): com essa mistura, é possível criar contraste e equilíbrio no ambiente.
Um revestimento diferenciado logo acima da cabeceira é suficiente para transformar as linhas geométricas de um quarto

Um revestimento diferenciado logo acima da cabeceira, como a Linha Segments, é suficiente para transformar as linhas geométricas de um quarto (Projeto: Portobello S.A.)

Aprenda a usar as linhas na decoração

Já deu para notar que as linhas geométricas são capazes de influenciar sobremaneira a decoração de um espaço, não é? Veja algumas dicas importantes que reunimos para ter sucesso nisso.

Revestimento diferente em uma parede de destaque

Você poderá usar um revestimento de cor ou textura diferente para ter uma parede de destaque, criando um painel com linhas horizontais, verticais, retas ou curvas, dependendo da sua intenção.

Ou, ainda, poderá investir em um revestimento com uma paginação diferente e até em um mosaico. As possibilidades são ilimitadas.

Paginação diferenciada em piso e parede

A paginação — ou seja, a forma como o revestimento é assentado — também contribui para as linhas decorativas. Algumas opções para criar um destaque são:

  • vertical: usa como critério de organização das peças o eixo vertical. Assim, os revestimentos retangulares são dispostos de forma que a maior dimensão seja orientada no sentido vertical, ajudando a aumentar o pé-direito e alongar os espaços;
  • horizontal: as peças são organizadas de modo que a maior dimensão fique no sentido horizontal, aumentando a sensação de largura do ambiente;
  • diagonal: as peças são assentadas a 45 graus, trazendo sensação de movimento e dinamismo;
  • espinha de peixe: as peças formam uma espécie de zigue-zague, o que é ideal para formatos retangulares, com assentamento em ângulo de 45 graus;
  • escama de peixe: é semelhante à anterior. A diferença é que as peças são organizadas horizontal e verticalmente, ou seja, formando um ângulo de 90 graus, sempre começando pelas laterais.

Design do mobiliário

O mobiliário é um grande aliado das linhas na decoração. Você poderá misturar móveis curvilíneos e retilíneos ou usar todos com o mesmo estilo.

Caso a maioria dos móveis tenha linhas retas, é possível surpreender com uma poltrona ou cadeira curvilínea, por exemplo.

Os revestimentos em alto-relevo com diferentes linhas geométricas podem ser usados para transformar qualquer ambiente

Os revestimentos em alto-relevo com diferentes linhas geométricas, da Linha Segments, podem ser usados para transformar qualquer ambiente (Projeto: Portobello S.A.)

Posicionamento e altura dos móveis

Outra forma de brincar com os móveis é modificar o posicionamento deles. Você pode, por exemplo, deixar a cabeceira da cama um pouco afastada da parede, posicionando, casualmente, um quadro somente em uma das laterais, garantindo movimento e fluidez.

Nichos e prateleiras

Os nichos e as prateleiras são ótimos para melhorar a organização e também para trazer as linhas para a sua decoração.

Os nichos arredondados trazem criatividade e irreverência, enquanto as prateleiras retas ajudam a criar um ar mais formal e sóbrio.

Outras ideias

Para ter as linhas horizontais na sua decoração, você poderá usar tapetes estreitos, cabeceiras baixas em toda a parede, quadros um ao lado do outro, grandes prateleiras e espelhos largos, porém com pouca altura.

Para as linhas curvas, algumas ideias são móveis clássicos, com braços e pernas em cabriolet, poltronas e cadeiras arredondadas, tampos de mesas redondos ou ovais e espelhos curvos.

A coleção Segments traz diferentes linhas decorativas, além de adicionar relevo e textura aos seus projetos

A coleção Segments traz diferentes linhas decorativas, além de adicionar relevo e textura aos seus projetos (Projeto: Portobello S.A.)

Conheça a linha Segments, lançamento da Portobello

Que tal investir nas linhas decorativas usando um revestimento diferenciado? A coleção Segments, da Portobello, é perfeita para isso.

Linha Segments é perfeita para dar protagonismo às paredes da casa

Linha Segments é perfeita para dar protagonismo às paredes da casa (Projeto: Portobello S.A.)

O relevo formado pela repetição de um único elemento — a linha geométrica — revela uma simplicidade elegante e causa um impacto que não se limita ao olhar, convidando ao toque.

Segments valoriza a arte de personalizar e ajuda a evocar diferentes sentidos na decoração. Versátil, as suas peças podem ser rejuntadas de forma convencional ou surpreendente, com o rejunte aplicado também sobre o relevo, criando uma espécie de listra. É possível usar um tom de rejunte contrastante ou semelhante.

Os sulcos altos e baixos ajudam a formar o relevo das peças, com uma parte central um pouco mais alta, o que permite diferentes paginações. Por exemplo, com todas as placas em um mesmo sentido, criando uma superfície xadrez ou de forma aleatória.

Esse é um produto toda massa, ou seja, com a massa colorida também, o que confere um aspecto diferenciado.

As placas estão disponíveis em três cores — Small Plus Bone, Ice e Coal, que são tonalidades de grafite, cinza e off-white — no formato 14×14 cm. Esse trio é coringa e pode ser combinado com praticamente todos os estilos decorativos e também com concretos, madeiras e diferentes materiais, além de todas as cores do portfólio de produtos da Portobello.

VEJA MAIS AMBIENTES COM A LINHA SEGMENTS NA GALERIA PORTOBELLO

Neste conteúdo, você aprendeu que as linhas geométricas são capazes de transformar um ambiente, trazendo uma série de sensações, inclusive ajudando a ampliar e alongar os espaços visualmente.

Uma forma interessante de conseguir esses efeitos é modificando as linhas por meio da paginação de revestimentos.

Leia o nosso conteúdo com várias dicas de paginação de piso e entenda como conseguir diferentes efeitos na sua casa!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *