Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Arquitetura

Linha Puro: use materiais essenciais da arquitetura em porcelanato

22/01/2020

De um projeto exclusivo e ambicioso em parceria com a premiada designer Cecilie Manz nasceu a Linha Puro. Conheça as peças e saiba como usá-las em seus projetos.

A linha Puro foi desenvolvida em parceria com a designer dinamarquesa Cecilie Manz, vencedora do prêmio de Designer do Ano da Maison&Objet, de Paris.

Com linhagem direta da escola industrial de design, Cecilie busca conciliar em seus projetos ambientes internos e externos.

Focada em dar funcionalidade aos projetos que produz, a designer também se dedicou a pesquisar o uso histórico da cerâmica para desenvolver a linha Puro.

Assim, com a intenção de apresentar à Portobello um projeto estético sem abrir mão da durabilidade, ela aplicou técnicas que resultaram em um conjunto único.

Saiba mais!

O conceito

Projeto para a loja de objetos de decoração Lalla Bortolini na Casacor Rio 2019 (Foto: Mariana Magalhães Costa)

Projeto para a loja de objetos de decoração Lalla Bortolini na Casacor Rio 2019 (Foto: Mariana Magalhães Costa)

Ao combinar a leveza, harmonia e solidez de uma matéria-prima tão original como a cerâmica, a linha Puro oferece porcelanatos de grande valor estético e funcional.

E, sobretudo, que são capazes de se integrar a grandes projetos, sem que percam a originalidade.

Como foram desenvolvidas com a cerâmica pura, as peças da linha Puro apresentam tons tênues, obtidos por meio do processo de queima, sem qualquer outro tipo de pigmentação.

Dessa forma tão peculiar, Puro se apresenta grandiosa, mas sem abrir mão do minimalismo.

A linha Puro e suas variações

Cecilie buscou apresentar a forma mais tradicional da fabricação de ladrilhos, trabalhando com a porcelana fresca de forma manual.

Certamente, é isso o que confere às variações um aspecto singular: com linhas sinuosas, irregulares ou organizadas da forma que for possível à mão.

Misturando ladrilhos e porcelanato comum, a linha Puro traz todo o charme do fino design para a sua casa (Foto: Portobello Shop Macapá)

Misturando ladrilhos e porcelanato comum, a linha Puro traz todo o charme do fino design para a sua casa (Foto: Portobello Shop Macapá)

Assim, com tons terrosos gerados a partir da queima da porcelana, Puro retoma o que há de mais natural, pois a própria terra confere a cor.

Conheça as peças

Disponível em porcelanatos de 90 cm ou de 19 cm, a linha Puro pode ser aplicada em ambientes internos e externos.

Decerto, com seu acabamento retificado, confere continuidade à sua aplicação, oferecendo maior conforto e harmonia visual.

Ademais, conta com cinco cores, variando entre tons mais claros e mais escuros de cinza.

Para além das cores únicas, conta com texturas que produzem efeitos singulares em qualquer projeto, sendo elas:

  • Sprinkle: com um acabamento único, reproduz a porcelana queimada em seu estado mais tradicional, conferindo sensação de porosidade ao toque;
  • Edgelinhas em um único sentido, com uma borda ornada com linhas no sentido oposto ao predominante na peça;
  • Demi: linhas verticais e horizontais em proporções iguais;
  • Plainacabamento sedoso, indicado para piso interno;
  • Lines: linhas em um único sentido.

Aplicações da linha Puro em projetos

Painel em Evident Grey (Foto: Portobello S.A.)

Painel em Evident Grey (Foto: Portobello S.A.)

Ao apresentar, por meio do porcelanato, formas únicas de aplicação de revestimentos, a linha Puro confere sobriedade para ambientes internos.

Com seu estilo industrial, pode levar texturas singulares ao ambiente, tanto em paredes quanto em aplicações segmentadas.

Assim, seja utilizando Edge, Demi ou Lines, as aplicações recebem bastante personalidade, conferindo ao espaço e à decoração características únicas.

Dessa forma, é possível combinar mais de um tipo de acabamento em um mesmo ambiente, sem comprometer a originalidade do projeto e o seu bom gosto.

Aplicação de Warm Grey com acabamento Edge e Lines (Foto: Portobello S.A.)

Aplicação de Warm Grey com acabamento Edge e Lines (Foto: Portobello S.A.)

Linha Puro em pisos

Com as texturas, também é possível fazer molduras para peças de decoração, transformando ambientes em verdadeiras obras de arte.

Além das molduras unindo as texturas Edge e Lines, também é possível combinar com a Demi.

Com as três aplicadas juntas, temos um padrão inovador, formando seções maiores, mais harmônicas e conferindo sensação de amplitude.

Dessa forma combinada, encontramos outra função para a criação de Cecilie, que é a de tornar os espaços mais amplos a partir do design.

Aplicação em piso de Warm Grey com acabamento Edge e Demi (Foto: Portobello S.A.)

Aplicação em piso de Warm Grey com acabamento Edge e Demi (Foto: Portobello S.A.)

Já para o piso, seja ele interno ou externo, boas opções são as combinações Edge e Demi, que, quando juntas, estabelecem um padrão fitado. Isso faz com que o ambiente receba uma texturização única e cativante.

Aplicação de piso em Geo Grey, com textura suave em Silk (Foto: Portobello S.A.)

Aplicação de piso em Geo Grey, com textura suave em Silk (Foto: Portobello S.A.)

Ainda em espaços internos, por conta do seu acabamento retificado, a aplicação em Geo Grey com textura Silk confere ao espaço algo de cimento queimado.

Assim, remete a um ambiente industrial: contemporâneo, simples e, ao mesmo tempo, cheio de personalidade.

Não apenas em aplicações internas, mas também em externas, a linha Puro oferece peças que, uma vez escolhidas, podem ser determinantes para o sucesso de um projeto.

Sobretudo se considerarmos suas cores únicas, seus acabamentos texturizados e toda a história que carrega em sua elaboração, é uma joia do design para se desejar.

Saiba mais sobre o processo de criação da linha Puro, de Cecilie Manz, para a Portobello!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *