28.08.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Limpeza em casa com as crianças? Veja como manter tudo limpo sem estresse!

 minutos de leitura
calendar-blank-line
28.08.2020
Manter a limpeza em casa com as crianças nem sempre é uma tarefa fácil. Para ajudá-lo, elaboramos algumas dicas. Confira!
minutos de leitura

Afinal, como fazer a limpeza em casa com as crianças? Esse é um dilema que muitos pais e mães estão enfrentando nesta quarentena, já que é não é possível tirar os pequenos do lar. Para evitar a disseminação do coronavírus, muitas famílias também dispensaram empregadas domésticas e diaristas. Consequentemente, isso tem gerado um aumento significativo de trabalho.

Como todos estão em casa, fica mais difícil de manter tudo sempre limpo e arrumado. Parece que o trabalho não termina nunca e quando você termina de arrumar um cômodo, o outro já precisa ser organizado novamente. Para essa rotina não se tornar estressante, listamos algumas dicas que podem ajudar!

Fazer a limpeza em casa com crianças nunca foi tão desafiador quanto na quarentena (Foto: Pexels)
Fazer a limpeza em casa com crianças nunca foi tão desafiador quanto na quarentena (Foto: Pexels)

4 dicas práticas para fazer limpeza em casa com as crianças

A seguir, apresentaremos uma série de dicas práticas para que você possa manter o seu lar sempre limpo e organizado, garantindo o conforto e o aconchego que todos necessitam, ainda mais neste momento turbulento que estamos passando.

1. Tire os bebês do cômodo que será limpo

Os bebês devem ficar em um cômodo separado quando for feita a limpeza em casa com crianças (Foto: Pixabay)
Os bebês devem ficar em um cômodo separado quando for feita a limpeza em casa com crianças (Foto: Pixabay)

Se você tem filhos bebês, é preciso entender que eles devem ficar fora dos cômodos que você estiver limpando. Como eles são muito sensíveis ao pó e também ao cheiro dos produtos de limpeza, é melhor retirá-los do local, para preservar a saúde dos pequenos.

Depois que a limpeza do cômodo for finalizada, recomenda-se que você aguarde até 30 minutos para que os bebês possam voltar ao local. Esse é o tempo estimado para o cheiro dos produtos se dissipar no ar e não provocar incômodos.

2. Envolva toda a família nas tarefas

Toda a família deve ser envolvida na limpeza da casa (Foto: Freepik)
Toda a família deve ser envolvida na limpeza da casa (Foto: Freepik)

As tarefas domésticas não são responsabilidade apenas de uma pessoa da família, mas sim de todos que moram na residência. Por isso, é preciso envolver a todos nas rotinas de limpeza e arrumação.

É claro que você não pode dar tarefas pesadas ou perigosas para os pequenos! Porém, algumas atividades domésticas podem sim ser realizadas pelas  crianças. Observe, a seguir, uma tabela com tarefas que podem ser feitas, de acordo com as idades, elaborada por especialistas consultados em reportagem do jornal Metro:

  • 2 a 3 anos: a criança pode guardar brinquedos e tirar o prato da mesa após as refeições;

  • 4 a 5 anos: a criança pode arrumar a cama, guardar roupas, regar plantas etc;

  • 6 a 8 anos: lavar a louça, tirar o lixo, tirar o pó, entre outras tarefas leves podem ser feitos nessa faixa etária;

  • 9 a 11 anos: nessa faixa, limpar móveis, trocar a roupa de cama, entre outras atividades que exigem um pouco mais podem ser inseridas;

  • a partir dos 12 anos: colocar roupa na máquina de lavar, limpar os banheiros, varrer a casa e limpar vidros são atividades que podem ser inseridas nessa idade.

Para evitar reclamações, explique para as crianças que todos precisam limpar a casa e que quanto antes as tarefas domésticas forem feitas, mais rápido elas poderão voltar para as brincadeiras.

3. Crie um cronograma de limpeza

Fazer um cronograma de limpeza é uma boa maneira de garantir que o lar fique sempre organizado (Foto: Andrea Piacquadio)
Fazer um cronograma de limpeza é uma boa maneira de garantir que o lar fique sempre organizado (Foto: Andrea Piacquadio)

A limpeza em casa com as crianças é um desafio, principalmente, em uma época em que todos estão dentro do lar. Os adultos estão trabalhando em home office e muitos dos pequenos estão tendo aulas online ou fazendo atividades enviadas pelas escolas.

Por isso, é preciso pensar em horários para fazer a faxina, de modo que ninguém tenha a sua rotina pessoal comprometida. O ideal, portanto, é fazer um cronograma de limpeza. Comece colocando no papel todos os horários em que alguém da família estará fazendo alguma atividade importante.

Depois disso, veja os horários que cada um tem livre e que poderia fazer uma tarefa doméstica. Com base nessas informações, crie uma tabela com um cronograma de atividades para toda semana.

Essa tabela deve ser fixada em um local de fácil acesso para todos, como a porta da geladeira. Assim, todos saberão o que é preciso ser feito em cada dia da semana.

4. Relaxe e evite os excessos

Em alguns momentos, o ideal é relaxar e curtir a casa com a família (Foto: Ketut Subiyanto)
Em alguns momentos, o ideal é relaxar e curtir a casa com a família (Foto: Ketut Subiyanto)

Manter a limpeza em casa com as crianças é importante e necessário. Porém, você precisa relaxar e não deixar que o seu lar vire um quartel e você o general. É claro que em alguns momentos a casa ficará mais bagunçada, os pequenos deixarão brinquedos espalhados pelo chão, entre outras coisas.

Dentro do possível, repreenda quando isso acontecer, mas evite muitas broncas e discussões. A casa foi feita justamente para ser usada, para ser um local onde fazemos atividades prazerosas e não onde temos que nos policiar o tempo todo para não sujar ou bagunçar algo.

Por isso, relaxe! Não faça da organização do lar uma tortura psicológica para você e sua família. Pelo contrário, crie uma cultura da organização, em que todos saibam que depois de usar algo, é preciso guardar o objeto novamente no local. A mesma coisa quando for comer um alimento e fazer farelo no chão, por exemplo.

Com pequenas ações diárias envolvendo toda a família, manter a limpeza em casa com crianças não será um fardo para ninguém. Esperamos que, com as nossas dicas, você tenha facilidade em manter tudo limpo, sem estresse. O porcelanato, inclusive, é muito prático de ser higienizado, além de ser bacteriostático.

Saiba mais em nosso artigo que fala sobre como limpar porcelanato corretamente!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Limpeza em casa com as crianças? Veja como m...

Limpeza em casa com as crianças? Veja como manter tudo limpo sem estresse!

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies