Menu
Projetos e Obras
Busca
Limpar a casa

Conteúdo Matérias

Coronavírus: como limpar a casa em tempos de pandemia?

17/07/2020

Durante a pandemia do novo coronavírus, é necessário ter alguns cuidados especiais ao limpar a casa. Tire todas as suas dúvidas aqui!

A pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, faz com que muitos dos nossos hábitos se modifiquem. Precisamos aprender a conviver com o vírus e adotar boas práticas para preservar a nossa saúde. Para limpar a casa, por exemplo, é preciso ter mais cuidado do que tínhamos antes.

Isso é extremamente importante, até mesmo porque passamos muito mais tempo dentro de nossas residências. Grande parte das empresas atua no regime home office e escolas e universidades oferecem as aulas online, entre outras atividades que fazíamos fora e agora são realizadas no próprio lar.

Por se tratar de uma situação nova para todo mundo, é normal que surjam dúvidas sobre como limpar a casa. Foi para ajudar nossos leitores que vivem esse dilema que desenvolvemos este artigo.

A seguir, responderemos aos principais questionamentos que as pessoas têm, no que se refere ao ato de limpar a casa durante a pandemia do coronavírus. Acompanhe!

Com que frequência é preciso limpar a casa na pandemia?

Os cuidados com a limpeza do lar devem ser frequentes, para evitar a disseminação do coronavírus (Foto: Gustavo Fring)

Os cuidados com a limpeza do lar devem ser frequentes, para evitar a disseminação do coronavírus (Foto: Gustavo Fring)

Não existe um número exato de vezes que a casa deve ser limpa. O ideal é que os ambientes sejam higienizados sempre que forem utilizados.

Se alguém tomou um café, por exemplo, o recomendável é lavar a xícara e as outras louças utilizadas. Assim, é possível evitar que o vírus se propague, caso esse indivíduo esteja infectado pelo coronavírus, porém ainda assintomático.

A limpeza também deve ser feita sempre que alguém que chegou da rua utilizar algum dos cômodos da casa. Imagine, por exemplo, que uma pessoa precisou sair para ir até à farmácia ou ao supermercado e, ao voltar, resolveu tomar banho para se higienizar e evitar uma possível contaminação.

Nesse caso, o local onde essa pessoa deixou as roupas que estava utilizando deve ser higienizado imediatamente. Dessa maneira, se evita a propagação do vírus, caso as vestimentas estiverem contaminadas.

Quais são os melhores produtos para se utilizar?

A Anvisa liberou uma lista com as composições de produtos para limpar a casa e se livrar do coronavírus (Foto: tookapic)

A Anvisa liberou uma lista com as composições de produtos para limpar a casa e se livrar do coronavírus (Foto: tookapic)

Para fazer a limpeza de pisos e móveis, o uso de água sanitária diluída é suficiente. O Ministério da Saúde recomenda a proporção de uma medida do produto para cada nove medidas de água.

Também podem ser utilizados alvejantes, detergentes e outros produtos de limpeza. Porém, é preciso seguir as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), presentes na Nota Técnica nº 26/2020.

De acordo com a agência, os produtos de limpeza eficientes para a desativação do coronavírus nas superfícies são:

  • alvejantes contendo hipoclorito (de sódio ou de cálcio) a 2-3,9%;

  • quaternários de amônio como cloreto de benzalcônio a 0,05%;

  • desinfetantes de uso geral com ação contra vírus;

  • peróxido de hidrogênio a 0,5%;

  • hipoclorito de sódio a 0,5%;

  • ácido peracético a 0,5%;

  • compostos fenólicos;

  • iodopovidona a 1%.

É preciso prestar atenção ao utilizar álcool na limpeza da casa, pois o produto deve ter 70% de concentração, no mínimo. Se a porcentagem for menor, o vírus não é eliminado e a higienização não é eficiente.

O mesmo vale para o álcool gel, utilizado para higienizar as mãos. É muito importante ler as informações da embalagem, para garantir que o produto tem uma concentração de 70%. Caso contrário, de nada adianta o uso.

Os vírus, em geral, têm uma camada lipídica, que é como se fosse uma gordura que os envolve e protege. Somente o álcool 70% é capaz de “romper” essa proteção e desativar a ação contaminante.

Outra dica importante: não misture produtos! Ao fazer combinações de dois ou mais compostos de limpeza, você poderá causar reações químicas que comprometerão a eficiência.

Que ferramentas ou acessórios ajudam na limpeza?

Os acessórios para limpar a casa devem ser sempre higienizados após o uso (Foto: cottonbro)

Os acessórios para limpar a casa devem ser sempre higienizados após o uso (Foto: cottonbro)

Ao limpar a casa, é importante que sejam utilizadas luvas, para evitar o contato direto com superfícies que possam estar contaminadas. Se houver na residência uma pessoa com suspeita ou confirmação de contaminação, cumprindo isolamento, o ideal é também usar máscara de proteção.

Fora isso, todas as ferramentas e os acessórios de limpeza comuns podem ser utilizados. Porém, ao término da faxina, é recomendável higienizar todos os materiais, como cabos de rodos, vassouras e pazinhas de lixo, entre outros, com álcool 70%. Dessa forma, se algum deles estiver contaminado, será desinfetado.

Como limpar cada cômodo da casa?

O banheiro é o cômodo que mais precisa de atenção ao limpar a casa (Projeto: Greice Albuquerque)

O banheiro é o cômodo que mais precisa de atenção ao limpar a casa (Projeto: Greice Albuquerque)

A limpeza deve seguir um padrão rigoroso em todos os cômodos da casa. No entanto, alguns precisam de uma atenção especial, como o banheiro.

Estudos já apontam que o coronavírus pode ser transmitido pelas fezes. Desse modo, ao usar o vaso sanitário, é interessante fazer uma limpeza geral, para que coliformes fecais não contaminem ninguém.

Além disso, é no banheiro que são eliminadas secreções, como catarro de tosse ou coriza do nariz. Por isso, é muito importante limpar com bastante frequência, de modo a evitar contaminações.

A cozinha é outra área que merece bastante atenção. Deve-se ter muito cuidado e lavar talheres e louças no momento em que eles forem utilizados. O fogão, a pia, o micro-ondas e os eletrodomésticos, em geral, também merecem uma boa desinfecção, pelo menos uma vez por dia.

Além desses cômodos mais críticos, é preciso redobrar o cuidado na limpeza de locais que são tocados muitas vezes, como as maçanetas, os corrimãos e as torneiras, entre outros. O ideal é fazer a higienização pelo menos três vezes por dia.

Quais são as melhores práticas de limpeza para cada tipo de superfície?

Alvejantes diluídos em água deixam o porcelanato bonito e seguro (Projeto: Portobello S.A.)

Alvejantes diluídos em água deixam o porcelanato bonito e seguro (Projeto: Portobello S.A.)

Para limpar as superfícies, como o chão e as paredes, deve-se seguir o protocolo comum, utilizando os produtos que citamos anteriormente.

No caso do porcelanato, por exemplo, devem ser usados alvejantes ou detergentes diluídos em água.

Saiba mais: Como limpar porcelanato?

O uso de ceras e impermeabilizantes não é recomendado, por se tratar de uma superfície que está mais próxima das pedras naturais do que da cerâmica.

O que fazer com objetos e pessoas que vêm da rua?

A higienização dos produtos comprados no supermercado deve ser feita sempre que você voltar para casa (Foto: Mittmac)

A higienização dos produtos comprados no supermercado deve ser feita sempre que você voltar para casa (Foto: Mittmac)

Uma dúvida bastante comum está relacionada à higienização dos objetos que vêm da rua.

É o caso dos produtos que compramos no supermercado e até mesmo das entregas de comida ou medicamentos via delivery. Nessas situações, o ideal é sempre fazer a higienização das embalagens com álcool gel 70% ou água e sabão, antes do consumo.

Tenha como hábito, sempre que voltar do supermercado, fazer a higienização de todos os itens que comprou, antes de guardá-los em seus armários ou suas prateleiras.

Um ponto muito importante para se prestar atenção é nos calçados. Eles também podem carregar o vírus, principalmente quando as pessoas precisam sair para trabalhar e ficam por mais tempo fora de casa. Ao retornar à residência, a sugestão é deixar os sapatos do lado de fora.

Caso você more em apartamento, a dica é ter um espaço entre a porta e o restante do ambiente em que possam ser deixados os calçados. Nesse local também pode ter uma mesinha com álcool gel 70%, para a higienização das mãos antes de entrar em casa.

Como proceder quando há pessoas com casos suspeitos ou confirmados na residência?

O uso de máscaras para limpar a casa é essencial quando um morador estiver contaminado (Foto: Engin Akyurt)

O uso de máscaras para limpar a casa é essencial quando um morador estiver contaminado (Foto: Engin Akyurt)

Todos os cuidados que citamos ao longo do artigo precisam ser intensificados quando existirem casos suspeitos ou confirmados na residência. O ideal é que a pessoa contaminada permaneça isolada em um único cômodo e, se possível, tenha um banheiro para o seu uso exclusivo.

As refeições também devem ser feitas no mesmo cômodo e os talheres utilizados precisam ser descartáveis, sendo jogados no lixo logo após o uso. Sobre a limpeza do espaço em que ela está isolada, bem como o banheiro, a recomendação é que a própria pessoa contaminada faça as devidas higienizações, caso esteja apta para isso.

Geralmente isso é possível, tendo em vista que as pessoas que estão isoladas em casa são as que têm sintomas gripais leves. Casos mais graves, em que não há a possibilidade de executar atividades, costumam demandar internação hospitalar.

No caso do infectado estar indisposto para limpar a casa, apenas um morador da residência deve ser eleito como cuidador. Essa pessoa deve fazer a limpeza do cômodo em que o isolado está, mantendo a distância mínima de 2 m e sempre utilizando luvas e máscara de proteção.

Entendeu como limpar a casa em tempos de pandemia? Siga tudo o que ensinamos à risca e garanta a sua saúde e a da sua família.

Continue a se informar sobre o novo normal que vamos viver nos próximos tempos. Leia nosso artigo que fala sobre o Indoor Style, a tendência de roupa para ficar em casa.

Foto de destaque: Em tempos de pandemia, limpar a casa demanda cuidados especiais (Foto: Freepik)

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *