24.12.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Afeto na decoração de eventos e casas por Lica Paludo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
24.12.2020
Amor, natureza, família e diversidade permeiam trabalho de Lica Paludo. Confira sua trajetória e suas dicas para preparar uma casa com alma neste fim de ano!
minutos de leitura

Apreciar as coisas simples da vida. Embora pareça clichê, a procura pelo belo ao redor faz com que enxerguemos a felicidade nos detalhes. E esse espírito transforma tanto o lado pessoal quanto o profissional. Ao valorizar a beleza do comum, Lica Paludo conseguiu trazer aquilo que faltava no já tão popular mercado brasileiro de produção de eventos.

Com um extenso portfólio de trabalhos bem-sucedidos, Lica diz que a sua escola foi a vida. E é com essa inspiração no simples, no cotidiano e no natural que ela transforma eventos país afora. Acompanhe o nosso artigo de hoje para saber mais sobre essa grande profissional e, claro, dicas exclusivas ao Archtrends para decorar a casa neste final de ano!

Lica Paludo: história

O estilo de vida viajante fez Lica Paludo ter uma visão de mundo ampla (Foto: Lica Paludo)

Casada com o engenheiro Beto Schaefer e mãe de Antônio, Lica Paludo nasceu em Seara (SC), mas se mudou para Florianópolis aos 13 anos com a família. A empresária, produtora e cenógrafa de eventos sempre gostou do universo da arte, cultura, entretenimento e turismo — por isso, viveu pelo mundo e aprendeu com ele a expressar a sua vocação.

As viagens, aliás, foram as responsáveis por transformar a carreira de Lica. Esse contato com novas culturas e sabores fez com que ela mergulhasse no mundo da produção de eventos.

Lica já viveu em Los Angeles, Paris, Nova York e Sidney, além de passar temporadas no Caribe e no sul da França. Durante esses períodos, ela pôde vivenciar diversas experiências que a inspiraram e a proporcionaram uma extensa bagagem cultural. Decidiu, então, voltar a Florianópolis e trazer um pouco daquilo que aprendeu durante todo o seu percurso internacional.

Há 20 anos, Lica montou a sua produtora — a Lica Paludo Produções — e hoje atende ao país inteiro. 

Compartilhar conhecimento ajuda a crescer. E Lica sabe disso. Em setembro de 2015, ela lançou o seu primeiro workshop, também em Florianópolis. Os workshops têm como objetivo compartilhar os seus anos de experiência no mercado de produção de eventos corporativos, casamentos e celebrações com profissionais e aspirantes.

Inspirações

O amor e a natureza são fontes de inspiração para Lica Paludo (Foto: Lica Paludo)

A vida de viajante fez a produtora ter a mente aberta a pessoas, lugares e estilos diferentes. Essa visão sem preconceitos a permitiu ver beleza em tudo: desde a praia mais remota até os detalhes do cotidiano. Sempre que ela viaja, traz consigo um pouco da cultura do local visitado e tem ideias para diferentes eventos.

Lica diz que sempre amou "a oportunidade de entrar na casa das pessoas e identificar o quanto as moradas refletem ou não as almas de seus moradores". Por isso, ela procura colocar em prática o sonho de seu cliente. Cada evento se torna único, pois foi pensado para emocionar aquele indivíduo.

Mas o grande motor de Lica é o amor pela família. "Não consigo criar nada com o coração vazio", diz a produtora.

Sendo cenógrafa e produtora de eventos, qual a diferença entre as duas profissões? Segundo Lica, decorar é "colocar o perfume" no evento, enquanto cenografar é criar a alma, dar uma identidade e contar uma história, com sentido e emoção. 

Principais trabalhos

Limites geográficos não impedem o trabalho de Lica Paludo, que produz eventos pelo Brasil inteiro (Foto: Lica Paludo)

Durante os 20 anos de carreira da produtora, ela teve a oportunidade de fazer a produção e cenografia de diversos eventos memoráveis. Ela também produziu e decorou muitas festas e cerimônias de casamento. Uma das mais importantes foi a do seu próprio, na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, em Florianópolis.

Lica também já foi parceira da Portobello. Além de executar a produção de catálogos, ela produziu inúmeros eventos e celebrações especiais da empresa.

Cabana dos Sonhos

A Cabana dos Sonhos reflete o lifestyle de Florianópolis (Foto: Lica Paludo)

Mais do que uma residência, a Cabana dos Sonhos é uma experiência única nas margens da Lagoa da Conceição, também em Florianópolis. Construída por seu marido, o engenheiro Norberto Schaefer, e decorada por Lica Paludo, o imóvel é composto por elementos que inspiram a decoradora — a natureza é o principal deles.

A cabana é o refúgio particular da produtora: Lica a comprou há mais de 25 anos e viveu nela por quase 10 antes de casar. 

Segundo a produtora, o local reflete o lifestyle chic simples da capital catarinense que, apesar da sofisticação nos detalhes e do conforto, homenageia os prazeres simples e verdadeiros da vida. As aberturas generosas, a área externa e o deck fazem da Cabana dos Sonhos o local perfeito para pequenos eventos e celebrações à beira da Lagoa.

O luxo aqui não está em objetos caríssimos, mas na experiência única, preparada especialmente para o cliente. Não se trata da ostentação, mas do prazer e da simplicidade.

Casas com Alma

Louças, cestos, velas e arranjos são alguns dos produtos vendidos pela Casas com Alma (Foto: Casas com Alma)

Idealizado em 2018, o projeto de home decor e lifestyle Casas com Alma é fruto da experiência de Lica Paludo como cenógrafa e produtora de eventos. Inspirada por todos os elementos naturais ao redor da Cabana dos Sonhos — pitangueiras, amendoeiras, bromélias e pássaros —, ela criou a sua linha de produtos para casa. 

A recepção, mais uma vez, foi muito calorosa, o que aumentou o sonho de tornar o Casas com Alma um negócio estruturado, com potencial para novas e infinitas vertentes. O novo "filho" de Lica ganhou vida em meio à comemoração do Dia das Mães de 2019.

Mas o Casas com Alma tomou corpo com a chegada da sócia Miriam Almeida, em 2020. Empresária do Vale do Itajaí (SC), ela atua no segmento imobiliário há mais de 40 anos e é sócia de uma das construtoras de maior sucesso em Balneário Camboriú e Itajaí.

Pode parecer curioso que, justamente no ano de 2020, tão negativo para empresas e profissionais no geral, que o Casas com Alma ganhasse mais força no mercado. Mas foi essa volta da valorização do lar — da transformação dele em um ambiente de trabalho, conforto e lazer — que fez com que a existência da marca se tornasse uma necessidade.

Lica Paludo usa a natureza como inspiração para criar louças (Foto: Lica Paludo)

Arranjos de flores, louças pintadas à mão, terrários, cerâmicas, velas, guirlandas de folhas e ramos naturais, cachepôs e cestos são algumas das peças encontradas na loja.

Casas com Alma combina uma Flagship no Brava Mall, em Itajaí, e-commerce, experiências e workshops, com forte presença nas redes sociais (@casascomalma_).

Dicas para um home decor mais charmoso

Agora, chegou a vez de conferir algumas dicas de Lica Paludo para preparar uma casa com alma neste fim de ano. Uma exclusividade aos leitores do Archtrends!

Natureza

Folhas, flores e galhos deixam a decoração mais rústica e, ao mesmo tempo, elegante (Foto: Lica Paludo)

Se você tiver um jardim em casa, aproveite flores ou plantas naturais e secas para a sua decoração. 

Pinus, eucalipto, cedro, pinha, galhos, folhas e sementes são alguns dos elementos que a natureza nos proporciona.

Eles podem ser usados em vasos, arranjos e detalhes nas mesas — é só usar a criatividade. O importante é que tudo seja natural.

Composição de cores

Além de combinar, verdes e tons de branco são ótimas opções de cores para as festas de fim de ano (Foto: Lica Paludo)

O Natal pede cores como vermelho e verde e o Réveillon tons de branco e dourado. Composições que harmonizam com facilidade — você dificilmente errará combinando elas.

Sensorial

O cheiro de plantas e flores deixa qualquer espaço mais aconchegante. Aqui, a “sala de jantar” da Flagship Casas com Alma preparada para o Natal (Foto: Lica Paludo)

Lica sabe que a beleza da decoração vai além do visual. Portanto, também usa e abusa de velas aromáticas, flores cheirosas, texturas, músicas, um menu natalino, drinks, frutas vermelhas e detalhes charmosos para proporcionar sensação de aconchego e estimular os sentidos durante a ceia.

Presentes

Presentes que deixam a casa mais interessante são tendência em 2020 (Foto: Lica Paludo)

Em 2020, as pessoas começaram a dar mais valor ao próprio lar. Portanto, itens que deixem a casa ou o apartamento mais cheio de charme e conforto são tendência. Lica sugere louças, velas perfumadas, aromatizadores de ambiente, livros e almofadas como presentes.

Percebeu como o trabalho de Lica Paludo consegue transformar o simples em algo espetacular? A Cabana dos Sonhos, um dos projetos mais famosos da produtora, está disponível para aluguel direto com ela ou no Airbnb.

A plataforma de aluguéis teve que se transformar após uma queda brusca do turismo durante a pandemia. Então, veja como a empresa abriu um canal com atividades para fazer em casa e, de quebra, ajudar os anfitriões a manter uma renda extra.

Foto de destaque: Arranjos de flores estão sempre presentes nos trabalhos de Lica Paludo. Aqui, no decor de Natal da Flagship Casas com Alma (Foto: Lica Paludo)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Afeto na decoração de eventos e casas por L...

Afeto na decoração de eventos e casas por Lica Paludo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies