Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Liberty London sai do comum na decoração de Natal, construindo um enorme bonsai flutuante no centro da loja

23/12/2019

Com o tema “The Tree of Liberty”, a Liberty usa um bonsai gigante para celebrar o Natal, a história e tradição da loja de departamentos em Londres.

Invés do famoso pinheiro de natal, que já vemos muito por aí durante o final de ano, por que não sair do comum e escolher um bonsai? Essa foi a ideia da Liberty, famosa loja de departamento em Londres localizada na rua Great Marlborough Street, oeste da capital britânica. A loja reúne artigos para homens, mulheres, crianças, maquiagens, cosméticos, perfumes, joias, acessórios em geral, além de móveis e decoração. É uma grande concorrente da Harrods e da Selfridges.

A criação do projeto se deu através da agência de retail design Studio XAG, que também tem sede em Londres e atende várias marcas no setor do varejo como Christian Louboutin, Carolina Herrera e Addidas. O foco do estúdio é a criação de cenografia e visual merchandising para novos lançamentos e vitrines criativas.

Vista de um dos primeiros andares do edifício do bonsai de Natal flutuando no interior do pátio interno da Liberty London (Foto: Ludovica Giuriolo)

Vista de um dos primeiros andares do edifício do bonsai de Natal flutuando no interior do pátio interno da Liberty London (Foto: Ludovica Giuriolo)

Bonsai flutuante (Foto divulgação: Liberty London)

Bonsai flutuante (Foto divulgação: Liberty London)

O tema do briefing era claro: a fantástico história da árvore da Liberty, baseada em um poema de Gabrielle Djanogly, que conta a história da visão de uma coruja sobre uma árvore mágica. Com isso, a Studio XAG a trouxe para realidade, com um enorme bonsai colorido flutuando no pátio interno da loja. Produzido por artesãos, o bonsai foi revestido de veludo e, devido seu tamanho, foi preciso dividi-lo em 3 partes para produção. O bonsai possui 8 metros de altura e foi usado aproximadamente 400kg e 230 metros de veludo. Foi planejado e produzido com 1 ano de antecedência e demorou 8 dias para ser instalado.

O bonsai preeenche o pátio interno da loja como se estivesse flutuando e pode ser visto por todos os andares do edifício. Animais exôticos, frutas, presentes e decorações também foram pendurados pelos troncos do bonsai.

Além do pátio com o bonsai como elemento principal, as vitrines também foram decoradas com o mesmo tema, sendo visíveis do lado de fora da rua.

Outros detalhes relacionados ao conceito fazem parte da decoração e do visual merchandising da loja de departamentos (Foto: Ludovica Giuriolo)

Outros detalhes relacionados ao conceito fazem parte da decoração e do visual merchandising da loja de departamentos (Foto: Ludovica Giuriolo)

O resultado disso foi o esperado pela Liberty: várias pessoas maravilhadas com essa obra de arte e sentindo-se inspiradas pela magia do Natal. O post sobre o bonsai de Natal teve mais de 17 mil likes no Instagram e vários comentários mensionando que é a árvore de Natal mais criativa jamais vista.

No final do ano em Londres e Paris, as lojas de departamento e marcas competem umas com as outras por suas decorações natalinas. (Confira aqui as decorações que tomaram as ruas no ano passado). Mas comparando com todas elas nos últimos anos, a Liberty foi a única que saiu da zona de conforto, replicando a magia do Natal de uma forma mais criativa e inusitada. Queremos saber a sua opinião sobre criar conceitos diferentes nessa época do ano. Você é a favor de sair do comum? Ou prefere manter-se à tradição do pinheirinho de Natal e do papai noel com suas renas? Conta pra gente!

Imagem de destaque: foto divulgação libertylondon.com

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *