10.05.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Legado em arquitetura: quando mãe e filha dividem o dom e o amor pela profissão

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.05.2019
Neste Dia das Mães, a herança criativa e profissional mostra os ganhos e desafios no exercício da arquitetura e design de interiores. Conheça essa história!
minutos de leitura

A arquitetura é uma das maneiras de, literalmente, construir história. Marcando épocas, caracterizando civilizações e traduzindo as sociedades em forma.

E é por isso também que a arte de conceber e materializar espaços, criando projetos inovadores e ambientes únicos, tem tudo a ver com a maternidade.

O desafio de dar o melhor de si em algo que nasce para o mundo. E o que é a maternidade, se não isso, não é mesmo?

Arquitetura Familiar

Fato que não é raro no Brasil, a atuação familiar na Arquitetura & Interiores já revelou novos nomes em clãs famosos no segmento, tais como:

  • Oscar Niemeyer e Anna Maria;
  • João Batista Vilanova Artigas e Júlio;
  • Fernanda Marques e Isabella;
  • Gilberto Elkis e Caroline;
  • Ruy Ohtake e Rodrigo.

Por ocasião do Dia das Mães voltamos o olhar para as relações das famílias que dividem o dom e o amor pela profissão no segmento de Arquitetura e Interiores.

Nessa entrevista, Paula Magagnin e sua filha Fernanda Magagnin contam um pouco sobre como a influência materna pode permear a escolha profissional dos filhos e construir um belo legado em arquitetura.

Áreas complementares como inspiração

Moda & Design de Interiores

Paula Magagnin e Fernanda Magagnin - mãe e filha na arquiteturaPaula Betânia Magagnin Gomes, mãe de Fernanda, atua na região de Balneário Camboriú elaborando fachadas e interiores, principalmente em projetos comerciais de grande porte na região.

A atuação artística de Paula, que começou na atividade de criação e modelagem para o segmento têxtil, promoveu o contato precoce da filha com as possibilidades criativas da moda, fato que foi fundamental para a escolha profissional de Fernanda.

Influência da relação parental na escolha profissional dos filhos

Paula Magagnin e Fernanda Magagnin - mãe e filha na arquitetura
Paula Magagnin e Fernanda Magagnin dividem o amor pela arquitetura

Moda & Arquitetura

A história da arte mostra que Moda & Arquitetura estão intimamente ligadas como representações de época e da sociedade. Uma inspira e influencia a outra.

E assim foi na herança criativa da Paula para a Fernanda, que inicialmente pensou em estudar Moda, mas optou por Arquitetura vislumbrando oportunidades de trabalho que unissem o universo de possibilidades de criação que ela conheceu em casa.

Paula Magagnin e Fernanda Magagnin - mãe e filha na arquiteturaFernanda Magagnin Gomes, Arquiteta e Urbanista, iniciou sua carreira há pouco tempo, mas já assina importantes projetos no segmento comercial varejista e corporativo, além de atuar em projetos residenciais.

Como o trabalho de mãe e filha se complementam na Arquitetura

A relação familiar oferece várias vantagens para a atuação conjunta em Arquitetura & Interiores. Uma delas é poder desenvolver projetos em parceria, por exemplo.

Há muita cumplicidade no trabalho que fazemos juntas, existe muita colaboração, sempre em busca do que é melhor para as duas e para o projeto”, diz Paula.

A mãe também comenta que outra vantagem dessa relação é poder contribuir para o ingresso da filha no mercado de trabalho, gerando oportunidades de apresentação do seu estilo de criação e conhecimentos técnicos.

Para Fernanda, a vantagem de ter a expertise da mãe como referência para criar seu próprio portfólio é muito motivadora.

Desafios para a vida profissional e pessoal na Arquitetura Familiar

No entanto, a relação mãe e filha no ambiente profissional também traz alguns desafios.

Segundo Paula, um deles é diferenciar a atuação das duas profissionais frente aos clientes e no mercado, separando o que é concepção e execução de uma ou de outra. “As coisas meio que se misturam”, comenta Paula.

Já para Fernanda, a maior dificuldade em atuar no mesmo segmento da mãe, em profissões complementares, é que os assuntos na família tendem sempre a ser relacionados ao tema trabalho, pois o olhar delas está sempre voltado para o aspecto visual do seu entorno, no dia a dia.

A herança profissional possibilita a troca de experiências e conhecimento entre gerações. E esse cenário, sem dúvida, é muito rico para o desenvolvimento profissional de mãe e filha, trazendo novos insights para a vida profissional de ambas e novas perspectivas para a relação familiar entre delas.

Dividir o dom e o gosto pela profissão, nesses casos, é um verdadeiro presente.

Para saber mais sobre Arquitetura e Interiores, continue no nosso blog. Aproveite para ler um artigo que aborda Marcenaria e Arquitetura, e entenda como funciona um projeto com essa combinação.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Legado em arquitetura: quando mãe e filha di...

Legado em arquitetura: quando mãe e filha dividem o dom e o amor pela profissão

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies