16.03.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
O novo La Ménagère em Florença (Imagem cortesia: Claudio Nardi)
O novo La Ménagère em Florença (Imagem cortesia: Claudio Nardi)

La Ménagerè vira um dos espaços mais apreciados de Florença

calendar-blank-line
16.03.2022
Redesign de La Ménagerè, projeto recém-inaugurado na cidade toscana, une bar, café, restaurante, loja e floricultura.
minutos de leitura

Com uma nova ideia de convívio imersivo e contemporâneo, reforçada pelo restyling com curadoria de Claudio Nardi Architects, La Ménagère reabre em Florença, e vira um dos espaços mais famosos e prestigiados da cidade toscana.

O novo La Ménagère é viajar, contar histórias, mundos variados e mutáveis, ricos ou ásperos, delicados ou infamantes, frescos e naturais. La Ménagère é cheiros, sabores, luz, sombras, materiais, cores e linguagens.

Sala de jantar privada de um projeto de restaurante
O novo La Ménagère em Florença (Imagem cortesia: Claudio Nardi)

Um destino certeiro no coração de Florença, apreciado pelo público local e pela comunidade internacional que escolhe a cidade para nutrir seu talento.

Após os sucessos indiscutíveis que caracterizaram a história de La Ménagère, a família Manfredi decidiu dar mais um passo em direção ao futuro, confiando um elegante restyling.

Após 12 longos meses de profundas mudanças, com ferramentas e sensibilidades igualmente renovadas e úteis para enfrentar os novos desafios do mercado, La Ménagère reabre suas portas.

Área da floricultura e da loja do projeto de um restaurante
Restyling La Ménagère em Florença (Imagem cortesia: Claudio Nardi)

O novo Ménagère é o resultado de uma longa reflexão “a quatro mãos” entre o talento de Claudio Nardi, arquiteto conhecido por sua versatilidade culta que vai da moda, design à arquitetura e a visão empreendedora de Massimo Manfredi. A ideia principal era criar uma multiplicidade de lugares interligados.

O novo projeto, realizado por Nardi e todo o studio Claudio Nardi Architects e com a preciosa colaboração de Matteo Crociani, enfrentou um profundo repensar de espaços, destinos e atmosferas através de delicados, mas característicos “gestos” arquitetônicos intensos, com citações da arquitetura contemporânea que se encaixam no espaço, moldando-o para torná-lo único.

Mesa compartilhada do bistrô de um projeto de um restaurante
O novo La Ménagère em Florença (Imagem cortesia: Claudio Nardi)

A intervenção é pautada pelo desejo de abandonar os métodos que compunham o espaço anterior – um certo abandono de qualquer fórmula que se tornou padrão nesse meio tempo.

Uma mistura romântica do estilo industrial, com peças de design e características vintage – a partir desse contexto nasceu a pesquisa e a valorização de materiais e mobiliários que seriam inseridos no projeto, criando uma exploração totalmente envolvente.

Salas privadas de um projeto de um restaurante
Restyling La Ménagère em Florença (Imagem cortesia: Claudio Nardi)

Os veludos, o papel de parede, mas também o ferro em bruto, a madeira, o cristal, os tapetes, as decorações geométricas, os móveis de todas as épocas (30/40/50/60/70) harmonicamente inseridos, criam um mundo diferente especialmente desenhado.

Bar do projeto de um restaurante
O novo La Ménagère em Florença (Imagem cortesia: Claudio Nardi)

O projeto é construído nos espaços que abrigaram a primeira loja de utilidades domésticas da cidade, inaugurada em 1896. Quando o restaurante abriu suas portas, na verdade, ninguém esperava encontrar ali dentro uma floricultura, uma variedade de cerâmicas ou um bar de coquetéis de alto nível.

Ano após ano, a realidade do La Ménagère vem se consolidando, colecionando apreciações e prêmios (incluindo o Aperitivo do Ano pelo guia Gambero Rosso). O restaurante fiorentino aproveitou a longa espera e o período fechado por conta da crise da Covid-19 para repensar, recomeçar e voltar à cidade renovado.

A troca do mobiliário passa do pós-industrial para um ambiente mais acolhedor, de um bistrô moderno chique. Mudanças importantes em relação à área de bar & cocktails – que hoje ocupa a ala direita do recinto e tem entrada própria – e a galeria central, que se torna um “plano de fundo” em perspectiva para a área do restaurante.

O novo La Ménagère em Florença (Imagem cortesia: Claudio Nardi)

A icônica mesa comum do bistrô, feita a partir de grandes tábuas de carvalho, torna-se um cenário natural para viver o dia, entre um encontro com amigos ou para uma xícara de chá.

O denominador comum da intervenção de Nardi é a procura de novos espaços ligados ao convívio, desde a nova loggia exterior, às salas íntimas em mezanino, ideais para trabalhar, ler ou encontrar-se.

Uma importante mudança de ritmo passa também pela parte gastronômica, gerida com visão e continuidade por Angelo Cavaliere. Do restaurante, à cafetaria, do bistrô ao cocktail bar, o espaço apresenta-se hoje com uma proposta em paralelo à cidade, pela pesquisa, curiosidade e qualidade da oferta.

Na cozinha, o talentoso chef Nicholas Duonnolo assume novamente o comando com uma ideia geral de cozinha evolutiva, com uma cadeia de abastecimento muito curta, sem esquecer alguns pontos das culturas orientais ou sul-americanas.

Grandes novidades também dizem respeito ao bar, com a chegada de Luca Cinalli, uma das figuras italianas de referência no mundo dos cocktails.

O novo Ménagère continua, com espírito contemporâneo, mas com uma nova identidade envolvente, vale a pena conferir! Gostaram do post? Compartilhe com a gente a sua opinião!

Para conferir o projeto do antigo La Ménagère acesse: Florença Antigo versus Novo: contrastes que encantam

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

La Ménagerè vira um dos espaços mais aprec...

La Ménagerè vira um dos espaços mais apreciados de Florença

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies