Menu
Projetos e Obras
Busca

Vista principal para quem entra no showroom La Chambre (Foto: Nicolas Matéus / Cortesia Mickaël Gouret)

Conteúdo Correspondentes Internacionais

La Chambre: uma loja de colchões criativa, inovadora e com personalidade

09/02/2022

Projetada pelo designer francês Mickaël Gouret, a loja da La Chambre em Paris transporta os clientes ao mundo dos sonhos. Confira mais!

O designer Mickaël Gouret, idealizador do projeto, nos mostra que uma loja de colchões não precisa (e não deve!) ser monótona, reformando e transformando a La Chambre em Paris.

Localizada no Boulevard Saint-Germain, a alguns passos do famoso Café de Flore, a La Chambre vende camas de alta qualidade, respeitando o ambiente e também o bolso do consumidor, a um preço justo. 

O designer, observando que as camas e os lençóis ofereciam ao espaço um look&feel minimalista do degradê bege ao branco, decidiu adicionar largos toques de cor azul para contrastar e criar um conceito de céu e sonhos, completamente em linha com a categoria do produto a venda. 

Caixa da loja também fica inserido dentro de um nicho feito em arco azul (Foto: Nicolas Matéus / Cortesia Mickaël Gouret)

O primeiro objetivo do projeto era a funcionalidade: abrindo a ampla vitrine para dar visibilidade ao showroom, acentuando a leitura horizontal do espaço, simplificando a leitura do consumidor e organizando melhor o visual merchandising. 

Nichos em formato de arcos azuis são os principais elementos do conceito do projeto. Foram criados revestindo ambas laterais do espaço, organizando o visual merchandising da loja e criando um dinamismo para o ambiente que pode chegar a ser monótono somente com a exposição de camas. 

O conceito de sonho e céu se intensifica com as luminárias em formato redondos, como se fossem nuvens (Foto: Nicolas Matéus / Cortesia Mickaël Gouret)

Para iluminar e chegar ainda mais perto do conceito “céu e sonhos”, lâmpadas em formado redondos foram colocadas dentro de nichos no teto, como se fossem nuvens, e também dentro da cada arco criando um ponto focal.

O caixa da loja também fica dentro de um arco azul, ganhando uma bancada do mesmo tom. O uso de espelho no final da loja nos traz a sensação de amplitude e que os nichos azuis se repetem infinitamente, ampliando o espaço limitado da loja. 

É interessante também observar que o arquiteto usa o mesmo revestimento do piso para revestir os racks expositores na base dos nichos azuis, concebendo uma continuidade e o aproveitamento de materiais. 

Os racks expositores dentro dos nichos azuis da loja ganham o mesmo revestimento que o piso (Foto: Nicolas Matéus / Cortesia Mickaël Gouret)

Mickaël Gouret opta por revestir a escadaria que faz acesso ao segundo andar inteiramente de vermelho (paredes e escada) quebrando o design sereno da loja de colchões na gama bege, branca e azul.

Já o segundo andar da loja é mais técnico e possui uma exposição mais simplificada dos produtos. A loja La Chambre nos dá uma visão mais criativa para uma simples loja de colchões.

Independente da categoria e do produto e do tamanho do espaço, é possível inovar e trazer criatividade para os espaços comerciais. Assim, o designer Mickaël Gouret consegue trazer um pouco da essência dos “sonhos” para a experiência de compra de colchões. 

Escadaria vermelha que dá acesso ao segundo andar da loja (Foto: Nicolas Matéus / Cortesia Mickaël Gouret)

 Foto de destaque: Vista principal para quem entra no showroom La Chambre (Foto: Nicolas Matéus / Cortesia Mickaël Gouret)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *