14.05.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Kruja, a cidade palco das lutas contra o Império Otomano

calendar-blank-line
14.05.2021
Em visita a Albânia tivemos o prazer de conhecer de perto Kruja e entender o porquê da grande importância dessa cidade para o país. Confira!
minutos de leitura

A aproximadamente 30 km da atual capital da Albânia, Tirana, está localizada Kruja, essa incrível cidade histórica que nos conta muito sobre o berço da nacionalidade do país.

Kruja
O castelo de Kruja na Albânia (Imagem: Luiza Vegini)

A importância de Kruja é atribuída ao herói nacional George Castriot Skanderbeg, que fez da cidade uma verdadeira fortaleza de resistência contra o Império Otomano durante uma luta que durou mais de 25 anos. Naquela época, ele liderou um dos períodos mais fortes e importantes da história da Albânia e tivemos o prazer de conhecer de perto o seu castelo, que hoje é um renomado museu. Por meio das suas exposições, podemos entender detalhadamente toda essa história.

Kruja
Monumento de Skanderbeg dentro do castelo, atual museu (Imagem: Luiza Vegini)

Localizado no ponto mais alto da cidade, em meio a uma paisagem montanhosa, o castelo foi estrategicamente inserido em um ponto de destaque que permitia a visualização de grande parte do litoral da Albânia, que percorre o mar Adriático, facilitando o controle da chegada das tropas inimigas.

Kruja
Vista panorâmica do castelo (Imagem: Luiza Vegini)

Hoje é uma das principais atrações da cidade, mas para chegar até ele, passamos por diversos restaurantes tradicionais e pelo famoso mercado de artesanato local. O tradicional mercado de Kruja, conhecido também como o antigo bazar, oferece uma variada gama de produtos artesanais feitos à mão. Já ali nos deparamos com uma verdadeira imersão na antiguidade do país em meio aos famosos tapetes, porcelanas e adereços de cozinha em madeira esculpida.

Kruja
O mercado de artesanato tradicional da cidade (Imagem: Luiza Vegini)

Ainda hoje muitas senhoras da cidade continuam a tradição de processamento de lã e podem ser vistas no tear entre as várias lojas do mercado. Ao longo dos séculos, a cidade de Kruja desenvolveu um artesanato local rico e variado, que muitas vezes era uma tradição familiar transmitida de pai para filho. Outras lojas eram dedicadas ao processamento de couro, gravações em madeira, processamento de metal, sapateiros, joalheiros, carpinteiros, entre outros.

Kruja
O mercado de artesanato tradicional da cidade (Imagem: Luiza Vegini)

O castelo datado do século V-VI d.C., foi liderado por Scanderbeg a partir de 28 de novembro de 1443, quando começou a resistência albanesa contra os Otomanos. De fato, no século XV, sob a liderança de Scanderbeg, Kruja atraiu a atenção de toda a Europa com a sua resistência, colocando-se como uma barreira defensiva e impedindo o acesso dos Otomanos ao resto do velho continente, defendendo assim, o Cristianismo do Islamismo durante mais de 25 anos do poder otomano e não permitindo a sua expansão por toda a Europa.

cidade palco das lutas contra o Império Otomano
O castelo de Kruja na Albânia (Imagem: Luiza Vegini)

O castelo é uma verdadeira viagem pela história da cidade de Kruja ao longo dos séculos, mas em particular é uma homenagem à história de Scanderbeg e sua grande resistência contra os otomanos, motivo de orgulho para todos os albaneses.

cidade palco das lutas contra o Império Otomano
Objetos expostos no museu utilizados por Scanderbeg (Imagem: Luiza Vegini)

Entre as várias salas que compõem o atual museu existem afrescos, pinturas, mosaicos, documentos históricos e muitos objetos de grande valor, que testemunham os feitos heróicos do país.

cidade palco das lutas contra o Império Otomano
O castelo de Kruja (Imagem: Luiza Vegini)

Os amantes da natureza costumam ficar fascinados com a série de cavernas espalhadas pela montanha, incluindo a caverna de Scanderbeg e a maravilhosa vista panorâmica para o mar.

Kruja
As famosas montanhas de Kruja (Imagem: Luiza Vegini)

Uma pequena curiosidade sobre a cidade de Kruja é o fato de que até poucos anos atrás não existiam hotéis, isso porque a antiga tradição albanesa queria que os hóspedes fossem hospedados em casas de cidadãos locais.

cidade palco das lutas contra o Império Otomano
O castelo de Kruja (Imagem: Luiza Vegini)

Uma cidade que atrai turistas do mundo inteiro e com diferentes interesses. Mas, acima de tudo, que homenageia e nos conta até os dias atuais a história desse grande líder que foi Scanderbeg. Gostaram do post? Compartilhe com a gente!

LEIA TAMBÉM: Albânia: o país que possui mais de 100 mil bunkers

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Kruja, a cidade palco das lutas contra o Imp�...

Kruja, a cidade palco das lutas contra o Império Otomano

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies