25.09.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Acervo do Jornal Arquiteto é disponibilizado pelo IAB São Paulo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
25.09.2020
A publicação que traduziu a efervescência da arquitetura na década de 1970 foi toda digitalizada e está disponível para pesquisa, além de outros materiais.
minutos de leitura

Os anos de 1970 foram pulsantes em muitos sentidos. No campo da arquitetura, foi um marco no que diz respeito a visão estratégica de entidades que se organizaram na defesa e divulgação da profissão de arquiteto para além de projetos de habitações de luxo. A principal ferramenta para esse feito foi o Jornal Arquiteto, que tinha como lema firmar a defesa profissional do arquiteto e debater sobre política urbana e urbanismo.  “Foi um feito brilhante para a época”, diz o jornalista Vicente Wissenbach, fundador e editor do jornal que agora está acessível a todos no site do IAB-SP.

O Jornal Arquiteto foi uma importante publicação, editado de 1972 a 1980, com 74 edições abordando diferentes aspectos, temáticas, práticas e atividades dos profissionais. Chegou a rodar até 15 mil exemplares.

A disponibilização do acervo faz parte das ações de valorização, disseminação e difusão do acervo institucional e documental do Instituto de Arquitetos do Brasil-Departamento de São Paulo (IAB-SP) para auxiliar pesquisadores, estudantes, professores e interessados no campo da cultura arquitetônica e urbanística. Também foram disponibilizadas todas as edições dos Boletins do IAB, a documentação completa do Edifício IAB e as documentações, cartazes, catálogos e editais de todas as edições das Bienais Internacionais de Arquitetura de São Paulo (realizadas desde 1973), das Premiações IAB-SP (realizadas desde 1967) e dos Congressos Brasileiros de Arquitetura.

Outra boa notícia é o processo de digitalização das 450 edições da revista Projeto. 

CONTEXTO DA ÉPOCA

“A base do jornal era a divulgação da profissão do arquiteto, que era uma figura emergente, as construtoras não eram obrigadas a contratar”, conta Wissenbach, editor especializado em arquitetura e design, curador e crítico de arquitetura, fundador ainda das revistas Projeto, Design & Interiores e Finestra/Brasil. No contexto daquele momento, o arquiteto era visto como projetista de casas de luxo e poucas edificações tinham a assinatura de arquitetos.

O Jornal do Arquiteto foi uma iniciativa do IAB-SP, em 1972 presidido pelo Paulo Mendes da Rocha, e do Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo (SASP), entidades parceiras em tempos de regime militar que, mesmo com o cerceamento dos direitos, conseguiram se estruturar. O IAB também apoiou a criação da Associação Brasileira de Escolas de Arquitetura (ABEA). As três entidades trabalharam juntas na criação da “política do tripé”: o IAB era responsável pela cultura profissional, a ABEA pela formação, e o SASP pelo cuidado com a profissão”, segundo a arquiteta e urbanista Taiana Car Vidotto, cuja pesquisa de mestrado e doutorado a fez mergulhar nas edições do jornal.

O jornal traduziu toda a efervescência dos anos de 1970: criação de escolas, debate sobre autoria de projetos, a primeira Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, congressos. Wissenbach lembra que foi com a realização do 9º Congresso Brasileiro de Arquitetos que o jornal ganhou representatividade e importância nacional. “Tínhamos uma edição diária do jornal, a redação era dentro do local onde acontecia o congresso”, conta em uma conversa on-line promovida pelo IAB-SP e publicada no canal do Youtube da entidade.

IMPORTANTES NOMES DA CENA ARQUITETÔNICA

A produção do Jornal Arquiteto sucedeu a de relevantes períodos como a revista Acrópole e Habitat, que no início da década de 1970 já haviam encerrado suas atividades. O jornal também precedeu a de outras importantes publicações como a revista Projeto. 

Ao longo dos anos, a equipe editorial a frente de sua produção contou com importantes nomes para a arquitetura e urbanismo nacionais como Fábio Penteado, Vicente Wissenbach, Sérgio Teperman, Ana Maria Dente, Christina de Castro Mello, Helene Afanasieff, Maria Helena Flynn, Haron Cohen, Teru Tamaki, projeto gráfico de Vivaldo Tsukumo e ilustrações de Francisco Caruso, entre muitas outros colaboradores.

Vicente Wissenbach, jornalista e editor especializado em arquitetura e design, curador e crítico de arquitetura, fundador do Jornal Arquiteto e das revistas Projeto, Design & Interiores e Finestra/Brasil (Foto: Mariana Boro)
Vicente Wissenbach, jornalista e editor especializado em arquitetura e design, curador e crítico de arquitetura, fundador do Jornal Arquiteto e das revistas Projeto, Design & Interiores e Finestra/Brasil (Foto: Mariana Boro)

TRANSIÇÃO PARA A REVISTA PROJETO 

A criação da revista Projeto atendeu o crescente pedido dos profissionais pela publicação de projetos de arquitetura no Jornal Arquiteto, o que não era possível segundo conta Wissenbach. Por isso, no quarto ano do jornal foi lançado a revista Projeto em formato de encarte, que durou nove edições, para a publicação somente de projetos. Para a capa do primeiro número foi escolhida uma obra de arquitetura industrial justamente para mostrar as diferentes áreas de atuação do arquiteto. O encarte passou a ser uma revista e se tornou independente depois do encerramento do contrato com o IAB-SP.

#FICAADICA

O IAB-SP tem realizado uma série de lives que vale a pena assistir, com assuntos diversos. Um dos conteúdos é justamente a história do Jornal Arquiteto com participação de Wissenbach, da arquiteta Taiana Car Vidotto, participação especial da arquiteta, pesquisadora e historiadora Maria Helena Flynn, mediada por Mielnik. 

Acesse aqui.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Acervo do Jornal Arquiteto é disponibilizado...

Acervo do Jornal Arquiteto é disponibilizado pelo IAB São Paulo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simone Bobsin
Colunista
Colunista

Jornalista com atuação no segmento de arquitetura e design há mais de duas décadas....

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies