Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Design

Jardim vertical — Uma nova forma de ver as flores crescendo à janela

03/10/2012

Que tal deixar a sua casa mais verde, cheia de vida e com um pouco de energia das flores?  Não há mais desculpas para quem mora em apartamento e não tem muito espaço de sobra: já existem novas formas de cultivar flores e folhagens em casa. Já sabemos que a vida com a presença das(…)

Que tal deixar a sua casa mais verde, cheia de vida e com um pouco de energia das flores?  Não há mais desculpas para quem mora em apartamento e não tem muito espaço de sobra: já existem novas formas de cultivar flores e folhagens em casa.

Já sabemos que a vida com a presença das plantas é mais leve e que elas fazem bem para o humor e para a renovação do ar, mas se sua casa não tem m local adequado, um exemplo para cultivá-las nas janelas são as WindowFarms, um novo conceito na hora de agrupar e regar as plantas.

O projeto consiste em uma bomba de água ligada a um timer de energia para regar o vaso de cima, que acaba aproveitando a gravidade para regar os que estão embaixo. Isso ajuda, em muito, quem vive uma vida agitada e gosta das plantas, mas não sabe exatamente como regá-las ou tem pouco tempo para as tarefas domésticas.

 

Quem gosta de cultivas temperos, também pode aproveitar. Os vasos são ideais para o cultivo de cebolinha, cheiro verde, manjericão, hortelã, alfavaca, ou seja, todas essas plantinhas que podem ser mantidas em pequenos vasos. Assim, na hora de cozinhar, você recorre à própria horta  e evita o consumo de agrotóxicos.

Com uma tesoura, como na foto abaixo, você pode podar os galhos que vão envelhecendo. Afinal, muitas plantas são sensíveis e têm a vida curta. Mas, com paciência e delicadeza, é possível aprender o jeitinho. A quantidade de luz e água, também, é questão de cuidar da planta para saber. O fato de ter cuidado com o que você cultiva em casa já é uma forma de relaxar e obter um momento de descontração da rotina.

Um sistema de hidratação passa por todos os vasos, como mostra o esquema abaixo. Assim, todas as plantas são regadas regularmente, de acordo com o acionamento da bomba por meio de seu relógio. É uma forma prática e segura de começar a cultivar plantas, flores, temperos, morangos, tomates, ou o que você preferir, dentro de casa, enfeitando as janelas, sorrindo com elas ao Sol.

 

Com informações de WindowFarms

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *