Menu
Projetos e Obras
Busca
Jardim vertical: conheça 10 vantagens da tendência

Conteúdo Tendências

Jardim vertical: conheça 10 vantagens da tendência

22/11/2019

Descubra 10 vantagens que o uso de um jardim vertical em projetos traz para as pessoas que convivem no ambiente!

Fazer um jardim vertical vai muito além de entregar um projeto estético maravilhoso. Este recurso natural favorece o espaço em diversos sentidos, incluindo o seu efeito na decoração. Além disso, é perfeito para quebrar a monotonia do cinza de grandes centros urbanos.

Ao encontro do que há de mais sustentável em arquitetura e decoração, os jardins verticais garantem atrativos para qualquer projeto. Seja da fachada de um empreendimento a um home office, esse recuso une o que há de melhor nas plantas e no décor.

Descubra, neste post, 10 vantagens excepcionais que um jardim vertical exerce sobre um projeto!

1. Um jardim vertical reaproveita espaços de maneira sustentável

Seja em uma reforma ou mesmo em uma nova decoração, os jardins verticais reaproveitam de maneira inteligente os espaços. Áreas do imóvel até então desvalorizadas ganham destaque com plantas e montagens, das simples às exuberantes.

Vale lembrar que, muitas vezes, o jardim pode ser planejado e montado de acordo com o que já existe no ambiente. Sem exigir mudanças no projeto original, mas apenas ser acrescido ao local para dar uma nova cara ao cômodo.

Conjunto de plantas com madeira e iluminação quebra o escuro do porcelanato preto

Conjunto de plantas com madeira e iluminação quebra o escuro do porcelanato preto (Projeto: Taliana Cabrera)

2. Ajuda a amenizar a temperatura do ambiente

Plantas ajudam a reduzir a temperatura dos ambientes porque atenuam o efeito dos raios solares. Também funcionam como um filtro e barreira contra o vento. Assim, reduzindo a poeira nos espaços e, principalmente, a sensação de rajadas de ar quente ou gelado.

Por esse motivo, um projeto que traz um jardim vertical em seu interior conduz a um clima muito agradável ao local. Em muitos casos, é possível reduzir bastante ou até mesmo eliminar o uso de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado. Ou seja, por tabela, as plantas ajudam também a diminuir a conta de energia.

3. Pode ser aplicado em qualquer espaço

O jardim vertical pode ser aplicado em praticamente qualquer espaço e até mesmo aqueles que não têm parede. Para estes tipos de lugares usam-se escadas, móveis e estruturas de madeira ou aço para criar o efeito vertical.

Também junto com essa vantagem vem o fato de os jardins verticais otimizarem o espaço. Portanto, seja o ambiente compacto ou grande, sempre terão várias formas de realizar a decoração com plantas.

4. Ajuda no isolamento acústico

As plantas absorvem parte das ondas sonoras, independente, de onde vierem. E, proporcionalmente, quanto mais um jardim desse tipo for carregado em espécies, mais ele terá a capacidade de diminuir barulhos externos.

Esse projeto de cafeteria ganhou mais valor com o jardim vertical em parede estratégica que recebe muita luz

Esse projeto de cafeteria ganhou mais valor com o jardim vertical em parede estratégica que recebe muita luz (Projeto: archibox arquitetura)

Claro que o isolamento acústico proporcionado por um jardim vertical não se compara ao efeito de paredes revestidas com lãs de vidro, espumas ou placas acústicas. Contudo, as plantas minimizam consideravelmente a propagação de sons ao redor do espaço.

Sendo assim, quando um jardim vertical é aplicado em locais de trabalho e em casas, influenciam também na concentração das pessoas. Já que amenizam barulhos, motivos que atrapalham a atenção.

5. Favorece a umidade do ar

Olhos ardendo, tosses, espirros e sede constante — estes são efeitos do ar seco. Saiba que dá para evitá-los instalando um jardim vertical no ambiente.

As plantas ajudam a aumentar a umidade do ar. Esses seres fazem isso ao devolver ao ambiente boa parte da água que recebem das regas e das chuvas. Com isso, locais fechados ganham ainda mais frescor, já que com o ar mais úmido a temperatura tende a baixar e a saúde das pessoas agradece.

6. Melhora a qualidade o ar

Espaço ganha clima mais vivo e visual relaxante com jardins verticais

Espaço ganha clima mais vivo e visual relaxante com jardins verticais (Projeto: Mirella Gerbasi)

Plantas realizam fotossíntese diariamente e, por esse motivo natural delas, a qualidade do ar nos espaços em que são empregadas melhora consideravelmente. Não à toa, você sente que o ar “é mais puro” quando vai a um parque ou uma área repleta de plantas.

Em projetos internos, essa vantagem favorece muito a qualidade de vida de moradores e usuários dos ambientes. Já em jardins verticais, que ficam em lugares a céu aberto, a ação das plantas se estende para as proximidades. Por isso, muitas empresas e setores públicos investem em paredões em meio às cidades.

7. Requer poucos cuidados

Um jardim vertical não é projetado para ser um local que deve ter um jardineiro ou mesmo moradores cuidando das plantas diariamente. Afinal de contas, tempo é algo cada vez mais escasso em uma vida cheia de compromissos.

Este tipo de projeto utiliza plantas resistentes, com destaque para o uso de jardins verticais em ambientes internos. Nesses espaços, reinam as espécies que suportam as condições típicas de lugares fechados ou com bastante incidência de luz solar.

Algumas das plantas adequadas para jardins verticais são:

  • babosa-de-pau;
  • hera-inglesa;
  • flor-de-maio;
  • samambaia;
  • singônio;
  • russélia;
  • antúrio;
  • jiboia.

Assim, regas e cuidados, como retirar folhas e cascas velhas de vasos, são pouco frequentes. Também pode-se pensar em projetos que tenham sistemas de regagem automatizada — nada melhor do que unir a naturalidade à tecnologia.

8. Dá mais vida ao espaço

Planta é vida. Além do fato de plantas serem seres vivos, as cores, aromas formatos e peculiaridades de cada espécie conferem enorme vitalidade ao ambiente.

Ademais, não faltam tipos de plantas para decorar um jardim vertical de acordo com a proposta do ambiente. Desde plantas para ficar na sombra àquelas para sol pleno e das discretas às coloridas existem espécies propícias para dar muita vida a cada espaço.

Jardins em sacadas são ótimos para conquistar um espaço de descanso em casa

Jardins em sacadas são ótimos para conquistar um espaço de descanso em casa (projeto: Luana Lima Valgas)

9. Ajuda na produtividade

Tanta vivacidade que as plantas carregam em si só poderia gerar uma sensação de bem-estar em quem divide o ambiente com as “companhias verdes”. Nesse sentido, para escritórios, ambientes de trabalho e home office aplicar um jardim vertical é mais do que estético, mas produtivo.

Jardins verticais são ainda um dos principais recursos do design biofílico, que integra a natureza aos espaços construídos, com o intuito de promover o bem-estar e a saúde. Ou seja, usar um jardim do tipo no projeto trará esses resultados também.

Um estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, trouxe à tona que, com plantas no ambiente, a produtividade das pessoas aumenta em até 15%. Ou seja, plantas são também “parcerias de RH” neste quesito.

10. Protege a parede

 Jardim vertical valoriza sala de reuniões e confere mais leveza ao espaço

Jardim vertical valoriza sala de reuniões e confere mais leveza ao espaço (Projeto: Revisite.me)

Um jardim vertical também protege paredes, principalmente, no caso de grandes fachadas. Aplicar um projeto desse tipo auxilia muito a preservar o espaço contra a ação do clima, sol e chuva.

Dessa maneira, esses tipos de jardins evitam que novas pinturas e acabamentos sejam feitos com periodicidade para preservar paredes.

Além disso, o jardim vertical é um recurso perfeito para esconder imperfeições nas paredes. Assim, garantindo destaque a um espaço que poderia ser cheio de defeitos aparentes.

Com tantas vantagens de aplicar um jardim vertical em projetos, fica difícil de não o incluir em propostas de arquitetura e decoração, seja da mais clássica à futurista. Estilos para desenvolver este recurso sustentável não faltam. Ou seja, basta escolher o espaço e colocar esse décor em prática.

Você também tem um projeto cheio de vantagens com jardins verticais? Divulgue gratuitamente no Archtrends! É só se cadastrar!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *