26.07.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
O jardim de inverno é uma excelente maneira de transformar os espaços internos, deixando-os sofisticados e aconchegantes (Projeto: Portobello S.A.)

Jardim de inverno: dicas e inspirações para ficar em contato com a natureza

 minutos de leitura
calendar-blank-line
26.07.2022
Veja como ter um belo jardim de inverno em casa e muitas inspirações para transformar seus ambientes com essa técnica!
minutos de leitura

Apesar do nome que remete aos dias frios, o jardim de inverno é um ambiente que dá um toque natural e sustentável para a casa durante o ano todo.

Ele é uma solução moderna para deixar a natureza mais próxima, especialmente em casas nas quais não é possível cultivar as plantas no quintal. O resultado é um ambiente mais fresco, aconchegante e diferenciado.

Quer incluir o jardim de inverno na sua casa ou projeto? Confira as dicas que separamos!

Como montar um jardim de inverno?

Criar um jardim de inverno exige alguns cuidados básicos, assegurando que o resultado será agradável e harmônico. Veja as dicas abaixo.

Escolha as plantas adequadas

Como se trata de um ambiente fechado, em que não haverá contato direto com o sol de forma constante, é preciso ter cuidado redobrado com a escolha das plantas para o jardim, a fim de garantir que elas resistam e se mantenham bonitas ao longo do tempo.

Existem várias que podem se adaptar a essa proposta. Algumas delas são: Cróton, Orquídeas, Palmeira-leque, Samambaia, Suculenta, Árvore da Felicidade e Azaleia.

O mais interessante é fazer uma composição com diferentes opções. Ao escolher as que são complementares umas às outras, é possível criar um jardim personalizado e decorado.

Também é muito importante verificar se essas espécies conseguem se desenvolver em vasos ou se é necessário montar um pequeno canteiro de terra para que suas raízes se espalhem.

E se as plantas também precisarem de um pequeno contato com sol periodicamente, um teto de vidro com luz natural pode resolver esse problema e deixar o ambiente ainda mais diferenciado por meio da iluminação. Outra ideia é criar ambientes integrados com portas ou grandes janelas de vidro.

Detalhes como um piso que interpreta madeira são capazes de tornar o jardim de inverno mais rico visualmente
(Projeto: Renata Manso e Amanda Lima)

Incorpore elementos sustentáveis

Uma excelente estratégia para deixar o jardim de inverno ainda mais natural é o uso de materiais sustentáveis para acompanhar as plantas. Além de dar um toque conceitual à proposta, é possível criar um ambiente único.

Algumas possibilidades são:

  • Uso de tijolinhos ecológicos à mostra nas paredes;
  • Vasos de plantas construídos com materiais reciclados;
  • Teto solar para absorção de energia e iluminação no período da noite;
  • Construção e utilização de uma composteira doméstica;
  • Banquinhos e pequenos móveis feitos com pallets.

Misture terra, pedra e revestimentos

Lembre-se de que nem todos os materiais do jardim de inverno precisam ser naturais, afinal, este é um ambiente que está dentro de casa e é criado justamente para se adaptar à parte interna e facilitar os cuidados no dia a dia.

Quando se trata do piso, o adequado é misturar três elementos: terra, pedras e revestimentos.

Em relação à terra, o ideal é que ela seja colocada em pequenas quantidades, apenas no local em que as plantas serão posicionadas e para garantir o clima natural e característico de um jardim.

Já o lugar das pedras deve ser pensado de maneira estratégica, pois elas servem como uma espécie de objeto de decoração. Podem ser usados itens pequenos por cima da terra dos vasos, fazendo desenhos sobre a superfície ou até mesmo em grandes proporções nos cantos das paredes do jardim.

Enquanto isso, os revestimentos devem ser utilizados para cobrir a maior parte do chão e das paredes, garantindo que as características de um ambiente interno sejam preservadas, além de facilitar a limpeza e conservação do jardim. O porcelanato que reproduz pedra, por exemplo, é uma excelente opção.

Instale fontes e minicascatas

Para dar um pouco de movimento e ainda mais vida ao jardim, é interessante instalar uma fonte ou minicascata no espaço. É importante que o modelo, o material e a cor do item escolhido estejam relacionados ao estilo de decoração e composição do restante do ambiente, garantindo uma boa conexão entre todos os elementos.

Há duas opções nesse cenário. A primeira delas é a instalação de uma grande fonte no meio do jardim ou em um dos cantos das paredes. Nesse caso, é necessário reservar também um espaço para um pequeno lago, onde podem ser criadas espécies de peixes menores, dando um clima ainda mais natural ao projeto.

A segunda opção é espalhar minifontes por todo o ambiente, escolhendo uma figura que tenha relação com o estilo da arquitetura e do restante da decoração do jardim.

Qualquer espaço da casa pode ser transformado em um jardim de inverno (Projeto: Daniele Franco / Foto: Felipe Araújo)

Use técnicas de paisagismo e feng shui

É muito importante ir além dos conhecimentos básicos para criar um jardim de inverno realmente bem-estruturado. Além das técnicas de decoração e arquitetura, o projeto também pode contar com conhecimentos relacionados ao paisagismo e ao feng shui, por exemplo, em sua composição.

Assim, além de ter uma proposta mais conceitual, a personalização será percebida por qualquer um que visitar o espaço, por menor que seja o seu conhecimento em arquitetura ou decoração.

Uma das várias técnicas de paisagismo que podem ser incorporadas é a elaboração de elementos verticais no jardim, fazendo uma composição complementar ao que se encontra no chão. Por exemplo: uma cerca viva ou um painel com vasinhos pendurados ao lado de outros itens de decoração podem ser o “toque final” que faltava.

Já em relação ao feng shui, tudo se trata da sensação que esse ambiente passa para o restante da casa. Por isso, é importante que alguns dos elementos também estejam presentes em outros cômodos.

Um cacto ou uma suculenta, por exemplo, podem ser colocados do lado de fora do jardim, no cômodo ao lado, para que toda essa energia não fique presa por trás dos vidros.

Outra possibilidade é usar itens de decoração feitos com cerâmica ou metais, que potencializam a sensação de paz dentro do jardim.

Um exemplo de jardim de inverno minimalista com a técnica kokedama
(Projeto: Juliana Guarize e Tássina Hoffmann / Foto: Felipe Araújo)

Inspirações de jardim de inverno: descubra como transformar sua casa

Versátil, o jardim de inverno pode ser incorporado em qualquer cantinho da sua casa. Há ideias capazes de dar vida nova a um corredor, hall, banheiros, lavabos, quartos e muito mais.

Apesar das dicas que demos, ainda está difícil visualizar o seu jardim de inverno? Então confira as inspirações que separamos!

Banheiro

O banheiro é um dos locais mais usados para o jardim de inverno. A integração do ambiente com a natureza traz uma sensação de relaxamento e SPA.

O jardim de inverno no banheiro cria um clima de SPA super relaxante
(Projeto: Thayana Coelho / Portobello Shop Gabriel)

Em banheiros maiores, o jardim de inverno pode ser mais amplo. Nos pequenos, há alternativas diferenciadas, como integrar um corredor externo ou criar o jardim em locais inusitados, como embaixo da pia.

Os banheiros maiores podem contar com um jardim de inverno mais amplo e diferenciado
(Projeto: Portobello Shop Barra - Casa Shopping)

Na área da escada

Qualquer cantinho pode ser transformado em um belo jardim de inverno. A área próxima à escada, e até embaixo dela, é excelente para isso. Afinal, na maioria das vezes, acaba sendo um espaço sem uso.

O jardim de inverno próximo à escada otimiza um espaço que ficaria sem uso (Projeto: Sidney Quintela)

Você pode usar vasos de plantas, pedrinhas e spots de chão para transformar essa área. O ideal é que próximo haja alguma fonte de luz, como janela ou claraboia.

Corredores externos integrados

Os corredores externos podem ficar mais atrativos com alguns detalhes paisagísticos. A ideia do jardim de inverno funciona melhor no caso de corredores integrados, por exemplo com portas ou janelas de vidro amplas.

Não é preciso muito para conseguir um toque especial. Vasos de plantas e uma boa iluminação já ajudam a trazer a sensação de natureza mais próxima. 

Os corredores externos podem ser transformados em lindos jardins e integrados aos ambientes por portas de vidro (Projeto: Portobello S.A.)

Aproveitando os espaços

Qualquer espaço livre em casa pode ser transformado com o projeto certo de paisagismo (Projeto: Giordano Rogoski)

Qualquer "cantinho" em casa pode ser aproveitado para a instalação do jardim de inverno, inclusive uma área livre que ficaria sem uso.

Por exemplo, o encontro entre corredores ou um vão livre. Basta adicionar uma parede verde, algumas pedrinhas e uma boa iluminação.

Se houver mais espaço, é válido pensar em móveis e objetos que ajudem a tornar essa uma área de relaxamento em casa.

Cozinha e sala de jantar integradas

Os espaços integrados combinam muito bem com o jardim de inverno. Ele, inclusive, pode ser o diferencial da cozinha e da sala de jantar, tornando esses espaços mais vivos.

A cozinha e a sala de jantar integradas podem ganhar mais vida com a presença do jardim de inverno
(Projeto: Delmondes Arqui & Decor)

Se você tem uma área externa integrada, vale a pena investir em belas portas de vidro e um projeto paisagístico para esse espaço. O resultado é um ambiente equilibrado e sofisticado, muito mais convidativo.

Salas

A sala de estar é o ambiente mais sociável da casa e também tem muito a ganhar com um belo jardim de inverno.

O jardim de inverno na sala é uma maneira de tornar esse espaço ainda mais aconchegante (Projeto: Granatti Junior)

O espaço contemplativo torna a área mais agradável e aconchegante, ao mesmo tempo que convida ao descanso e relaxamento.

Ambientes comerciais

Não são apenas as residências que podem ficar mais charmosas com um jardim de inverno. Os espaços comerciais ganham mais vida com a presença das plantas. Inclusive, esse pode ser um diferencial importante da sua decoração.

Ambientes comerciais podem ganhar diferenciação e aconchego com o uso do jardim de inverno (Projeto: Entrequadra)

Especialmente no caso de marcas que têm uma relação mais íntima com a sustentabilidade, a natureza e o bem-estar, o jardim de inverno pode ser um ótimo recurso.

Como mostram os exemplos acima, o jardim de inverno é um excelente elemento para transformar os espaços internos de casa, deixando-os mais convidativos e aconchegantes. 

Há várias técnicas e ideias para fazer isso. O mais importante é tentar integrar e incorporar a natureza à sua decoração.

Quer incorporar mais plantas na decoração da sua casa? Aproveite e confira nosso conteúdo com dicas para fazer um jardim vertical na varanda.

Imagem principal: O jardim de inverno é uma excelente maneira de transformar os espaços internos, deixando-os sofisticados e aconchegantes (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Jardim de inverno: dicas e inspirações para...

Jardim de inverno: dicas e inspirações para ficar em contato com a natureza

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Olá, Neydson!

      Ficamos felizes que tenha gostado. Agradecemos seu comentário!

      Continue nos acompanhando.

      Abraços
      Archtrends Portobello

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies