27.05.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Jader Almeida e a busca incessante por inovação na movelaria

 minutos de leitura
calendar-blank-line
27.05.2020
Um dos grandes nomes do design de móveis brasileiro, Jader Almeida fez diversas cocriações incríveis com a Portobello. Conheça!
minutos de leitura

O que acontece quando se une um material inteligente e um profissional inigualável? A Portobello tem a resposta: as coleções de Jader Almeida. Com a expertise de quem lida com mobiliário desde a adolescência, o arquiteto e designer promove a inovação de quem não se deixa acomodar para os móveis em porcelanato.

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Clique no play e aproveite!

Ao criar móveis simples, de alta durabilidade e com conceito, ele também desenvolve objetos neutros, que funcionam como coadjuvantes no ambiente. No entanto, é difícil passar incólume por um de seus trabalhos. Conheça mais o trabalho de Jader Almeida em parceria com a Portobello.

Vida e carreira de Jader Almeida

Apesar de jovem, Jader Almeida trabalha com fabricação de móveis desde a adolescência (Foto: Alexandre Maydana)
Apesar de jovem, Jader Almeida trabalha com fabricação de móveis desde a adolescência (Foto: Alexandre Maydana)

O ofício de designer não deveria estar restrito à criação. Foi por esse motivo que o crítico de arquitetura Fernando Serapião definiu Jader Almeida como um artista renascentista, alguém que se renova e vai além das limitações invisíveis.

Ligando razão e emoção, indústria e criação, leveza e crueza, os móveis do artista trazem a sensibilidade de quem desenha o objeto pensando nos mínimos detalhes, incluindo sua concepção, pois a conhece intimamente.

O arquiteto e designer catarinense Jader Almeida nasceu na cidade de Videira, em 1981. Começou sua carreira em 1997, aos 16 anos, trabalhando em uma fábrica de Chapecó. Foi nesse local que ele aprendeu todo o processo produtivo de um móvel e começou a se destacar.

Oscar Niemeyer e seus contemporâneos foram primordiais para a carreira de Jader. Mas foi com o marceneiro Joaquim Tenreiro que ele se encontrou verdadeiramente com a arquitetura, quase que como em uma epifania. Também aos 16, conheceu algumas de suas peças racionais em uma galeria. "Era como se o mundo inteiro tivesse sido um filme em preto e branco. Depois disso, tornou-se a cores", revelou.

Já em 1999, participou do desenvolvimento de uma coleção que chamou a atenção da diretora da LinBrasil, Gisèle Schwartdburd, e começou a atuar na empresa em 2001. Além de trabalhar com linhas assinadas por conceituados arquitetos e designers, a companhia é a única licenciada a fabricar os móveis de Sergio Rodrigues.

Em 2004, aos 23 anos, Jader Almeida começou a desenvolver produtos exclusivos para indústrias. Sua parceria com a marca SOLLOS dura até hoje — ele é diretor criativo. Em 2013, passou a integrar a equipe de designers da marca alemã ClassiCon. Ele também atua em projetos de arquitetura, desenvolvidos em seu escritório, que fica em Florianópolis.

Em dezembro de 2015, inaugurou um espaço exclusivo em Miami, nos Estados Unidos.

Em 2019, Jader Almeida foi escolhido o Designer do Ano na terceira edição do Prêmio Casa Vogue Design. Mas desde 2008 seu portfólio de prêmios é muito variado: são mais de 30 conquistas, 15 delas apenas entre 2016 e 2017. Entre os mais importantes estão o IF Design Award e o IDEA Design Award.

Trabalhos de Jader Almeida com a Portobello

Simplicidade, beleza e sofisticação marcam a coleção Ícaro (Foto: Officina Portobello)
Simplicidade, beleza e sofisticação marcam a coleção Ícaro (Foto: Officina Portobello)

O trabalho de Jader Almeida chama a atenção ao aliar o mais avançado sistema de fabricação de móveis em série com o requinte insubstituível do acabamento manual. A beleza de cada peça aparece em camadas: a harmonia da paleta de cores, a combinação de materiais, as linhas que rementem ao conforto e a engenharia de alto nível nos acabamentos.

No Archtrends Summit 2020, ele falou sobre como manter sua identidade no trabalho: "Uma coisa importante para seguir um caminho é ter uma essência, uma verdade. As cores, os sabores são poucos, mas a mistura cria infinitas possibilidades. Assim como as formas são universais, mas a partir delas criam-se inúmeras interpretações. Eu faço aquilo que gosto, senão nem vou apresentar".

No Archtrends Summit 2020, Jader Almeida explica sobre diversos aspectos do seu trabalho com a Portobello

Linha Sonatta

Uso de bancada da linha Sonatta em banheiro (Foto: Portobello S.A.)
Uso de bancada da linha Sonatta em banheiro (Foto: Portobello S.A.)

O trabalho de Jader Almeida preza pela interatividade. É por isso que as bancadas da linha Sonatta transformam o usuário em protagonista.

Seus diferentes modelos — são 124 bancadas e sete acessórios de diversas cores — possibilitam que você as deixe como preferir.

A matriz de porcelanato pode receber apoios e acessórios em madeira, metal ou vidro, para que você possa customizá-la e atualizá-la quando e como quiser. Seu design é inspirado no de uma calha que capta água.

Ícaro

A bancada Ícaro tem design de asas estilizadas (Foto: Portobello S.A.)
A bancada Ícaro tem design de asas estilizadas (Foto: Portobello S.A.)

Desenvolvida por Jader, a cuba ou bancada para banheiro Ícaro tem uma estrutura que garante o escoamento perfeito da água:

  • caixa coletora com queda de água central;
  • sistema exclusivo de fixação das peças;
  • pétala móvel para manutenção.

Mas o que se destaca é o conceito por trás do seu design. Cada bancada dispõe de dois planos dispostos em um ângulo tal que remetem a um par de asas desenhadas geometricamente — simples, úteis e sintéticas que simulam um material natural, o mármore —, como as de Ícaro, personagem da mitologia grega.

Algo que surpreende e encanta nas bancadas Ícaro é a extrema simplicidade: são apenas dois planos que vão reter a água. No entanto, ela conta com todos os valores prezados por Jader: geometria simples, durabilidade, novidade e estética atemporal.

São quatro versões em porcelanato que reproduz mármore. A peça garantiu a Jader e à Portobello o 32º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira.

Codice

Bancada da linha Codice em banheiro de casal com porcelanato Bianco di Elba (Projeto: Portobello S.A.)
Bancada da linha Codice em banheiro de casal com porcelanato Bianco di Elba (Projeto: Portobello S.A.)

Criatividade, interação e personalização. As cubas, bancadas e bandejas da linha Codice são formadas por módulos independentes que podem ser combinados ao gosto do cliente.

Por isso, a coleção é um pouco mais completa e complexa que outras linhas criadas por Jader, pois é possível compor um banheiro com várias de suas peças.

Outra vantagem é que as peças são componíveis: você pode misturar com outras linhas. Dá para, por exemplo, estender a bancada sobre itens mais baixos e aproveitar a área para armazenar produtos de beleza e higiene, ou ainda instalar nichos abaixo dela.

Café Officina Portobello

Idealizado por Jader Almeida, o Café Officina Portobello destaca-se pela mesa central ao redor de uma árvore (Foto: Officina Portobello)
Idealizado por Jader Almeida, o Café Officina Portobello destaca-se pela mesa central ao redor de uma árvore (Foto: Officina Portobello)

Café Officina foi o ambiente projetado por Jader Almeida para a Casacor Ribeirão Preto 2019. Ele optou por um espaço neutro, com madeira e natureza ao redor, para oferecer um descanso visual a quem visitava a feira. A paleta, aliás, partiu de apenas dois padrões de porcelanato, que foi o material mais usado no café.

Jader desenvolveu um ambiente "instagramável" com o uso de materiais naturais para combinar com o porcelanato (Foto: Archtrends)
Jader desenvolveu um ambiente "instagramável" com o uso de materiais naturais para combinar com o porcelanato (Foto: Archtrends)

Mas o fator mais marcante foi a grande mesa central, que circundava uma árvore. Alta e suspensa, com apenas duas banquetas, foi pensada para fazer com que os clientes bebessem seus cafés em pé, durante uma conversa. Uma forma criativa e elegante de reinventar uma cafeteria.

Mesa-conceito

A mesa-conceito de 6 m de Jader Almeida chamou a atenção na edição 2020 da Expo Revestir (Foto: Archtrends)
A mesa-conceito de 6 m de Jader Almeida chamou a atenção na edição 2020 da Expo Revestir (Foto: Archtrends)

Entre os últimos dias 10 e 13 de março, São Paulo foi palco da 18ª edição da Expo Revestir 2020. A Portobello não poderia ficar de fora: com uma área de 1030 m² distribuída em três estandes — Portobello, Officina Portobello e Pointer —, a empresa apresentou a coleção Unlimited.

A linha é toda baseada em lastras multiuso; um novo conceito em porcelanato. Os revestimentos não são mais placas, mas superfícies contínuas que unem técnica, arte e design e podem estar em qualquer local de uma casa.

E se uma coleção traz beleza e funcionalidade, claramente a longa parceria com Jader Almeida não ficaria de fora. A Expo Revestir, aliás, foi o momento de trazer novidades: ele elaborou um espaço-conceito em um dos estandes da Portobello, que trazia uma mesa de lastras com mais de 6 m de comprimento.

Segundo Jader, a intenção era "trazer uma pausa, e essa pausa é proporcionada pela limpeza do espaço, pelas linhas calmas e por esse cuidado com todos os elementos, do mínimo detalhe até esse grande balanço, que é a bancada".

Jader Almeida explica o objetivo da mesa-conceito

Criações de Jader Almeida no prêt-à-porter

Sonatta Lavabo, cocriação de Jader com a Portobello, faz parte do portfólio prêt-à-porter (Foto: Archtrends)
Sonatta Lavabo, cocriação de Jader com a Portobello, faz parte do portfólio prêt-à-porter (Foto: Archtrends)

O prêt-à-porter é um conceito surgido na segunda metade do século XX. Significa, basicamente, "pronto para vestir", e é o nome da produção de roupas em escala industrial que temos hoje. Diferentemente das peças-conceito que vemos em desfiles de moda, essas vestimentas são feitas para uso imediato e encontradas em diversos tamanhos.

A Portobello adaptou esse conceito e criou a prêt-à-porter, um portfólio selecionado que tem como objetivo levar as peças da Officina para o Brasil inteiro. Mais do que isso, os produtos não necessitam de ajustes de medidas e contam com manual para instalação in loco, incluindo vídeos detalhados, para eliminar qualquer dúvida.

Enquanto a Officina Portobello conta com peças que precisam de equipe especializada, já que atendem a projetos de variadas complexidades e grandes dimensões, o prêt-à-porter simplifica esse processo. No entanto, um conceito não veio para substituir o outro, apenas para complementá-lo.

As criações de Jader, obviamente, não poderiam ficar de fora do portfólio. Com peças de design que não se encontram em outra coleção, elas podem ser instaladas e renovadas com facilidade.

Entrevista de Jader Almeida para a série Bastidores Criativos, da Officina Portobello

Prê-à-porter e Officina têm em comum a alta qualidade, produção com rigor industrial, design autoral e exclusivo, acabamento e sistema de fixação de alto nível, além da garantia Portobello.

Criatividade e inovação são fatores-chave para a Portobello. Por isso mesmo, a presença de artistas plásticos, arquitetos e designers como Jader Almeida estão sempre presentes em seu portfólio. Conheça agora a filosofia deste profissional admirável no DOCs Unlimited da Portobello.

--

Foto de destaque: A linha Sonatta, cocriação de Jader Almeida com a Portobello, traz diversos acessórios para que o usuário possa deixar sua bancada única (Foto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Jader Almeida e a busca incessante por inova�...

Jader Almeida e a busca incessante por inovação na movelaria

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies